Autor Tópico: Particionamento com dois HD's  (Lida 1565 vezes)

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Particionamento com dois HD's
« Online: 15 de Maio de 2007, 17:15 »
Olá

Embora tenha muitos tópicos sobre particionamento, não achei material sobre o meu caso específico. Funciona assim:

Tenho uma máquina com dois HD's, um de 40GB e outro de 80GB. Ambos estão instalados no mesmo IDE, sendo o de 40GB master e o de 80GB slave. Então temos:

HDA1 - Swap
HDA2 - ReiserFS
HDB1 - ReiserFS

Bom, a minha dúvida é a seguinte, como fazer o sistema montar automaticamente este HDB1 (80GB) ao iniciar o sistema? Permitindo que desta forma seja feito um tipo de depósito de dados. Aqui em casa eu tenho dois HD's e aparece até o ícone do sistema de arquivos na área de trabalho.

Não sei se consegui explicar bem, mas qualquer coisa eu dou mais detalhes. A princípio era isso.

Obrigado galera!

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline phroid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Sigmund Freud
    • Ver perfil
Re: Particionamento com dois HD's
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2007, 00:05 »
Penso que adicionando o camando:
Código: [Selecionar]
mount /dev/hdb1 /(Pasta Destino)
ao arquivo /etc/init.d/bootmisc.sh

deve funcionar, eu usava slack, e por ele fazia algo do tipo...tenta e posta o resultado.

abraço,
Artur Gontijo
"Somos capazes de nos defendermos de grandes ataques, mas nao de um simples elogio." - Sigmund Freud

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: Particionamento com dois HD's
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 13:59 »
Opa

Beleza, instalei o 7.04 e na hora do particionamento optei por manual. Apareceu as três partições que eu tinha criado; No HDA a Swap e o restante dos 40GB como EXT3, e no HDB os 80GB em EXT3. Depois foi só selecionar o ponto de montagem do HDB para /media/hdb1 que o sistema automaticamente colocou um ícone na área de trabalho e faz o gerenciamento da montagem automática do volume.

Obrigado
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org