Autor Tópico: Sugestões gerais sobre o sistema em si  (Lida 3510 vezes)

Offline tenchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog pessoal
Sugestões gerais sobre o sistema em si
« Online: 15 de Maio de 2007, 23:39 »
Boa noite, meu nome é Leandro.
Sou novo no fórum, mas acho que isso não vai ser necessariamente um problema.

É o seguinte: tenho aqui algumas críticas e sugestões acerca do Ubuntu.
É um texto longo, portanto tenham paciência ;-)

Uma é com relação à instalação do mesmo, que pode ser encontrada num outro tópico meu: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=19938.msg107940

Outra é na pós-instalação. Funciona assim:
Tenho o Feisty instalado aqui na minha máquina. Funciona que é uma beleza. Tenho vários programas instalados, todos via apt.
Acontece que instalei o mesmo Feisty numa máquina do meu colega (a mesma do post citado),e percebi a dificuldade de instalar programas no ubuntu com o sistema estando offline (ele usa discada, e para instalar o driver do modem, é necessário várias dependencias. Ou seja, impossível).
Gostaria de dizer que esta minha crítica ao sistema de checagem de dependência vem dos meus anos de slackware. Há muita crítica pelo slackware não ter um sistema de checagem de dependências, mas o fato é que o mesmo não necessita de uma (mas o swaret e o slapt são muito bons nisso). A facilidade de se instalar um programa no slackware é muito grande e fácil.
Tá legal, voltando ao Ubuntu. O que eu fiz? segui esta dica:  https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2006-March/005624.html para criar um CD-repositório com os programas baixados. O processo de criação funcionou bem aqui na minha máquina, {
embora eu tenha o achado um tanto quanto complicado, pois um método automático de criação de cds com programas seria muito bom.
}
Mas quando fui testar o cd na máquina deste meu colega, tive muito trabalho, pois o assistente para adicionar repositórios em cd não funcionava da forma padrão (acho que o apt-cdrom). Primeiro, ele não detectava o ponto de montagem do cdrom. Resultado: tive que fazer tudo manualmente.
# apt-cdrom add -d /cdrom -m

Nisso, ocorria um problema bem estranho. Eu colocava o cd no drive, ele montava sozinho normalmente, mas não no seu ponto de montagem certo. "Como assim?". O nome do volume (CD) é Repositório. Pois bem, na primeira vez que eu coloquei o cd no drive, ele foi montado em /media/Reporitório. criei então o link /cdrom apontando para este diretório.  Então ejetei o CD, coloquei-o de novo, e ele foi montado num novo diretório /media/Repositório-1. Novamente tive que criar o link, apontando para este novo diretório. E assim foi, até que consegui chegar a ver um /media/Repositório-9. E eu sempre criando o link para que o apt conseguisse enxergar o repositório para instalar os programas.
Tá, numa destas aventuras, decidi dar um apt-get update, e até aí tudo beleuza. Mas na hora de instalar os programas, o sistema checava todas as depêndencias dos pacotes que eu pedia pra instalar, e parecia que instalava. Mas quando eu ia ver, não havia instalado.
Quando eu dava um aptitude search pacote, ele retornava dizendo que o pacote não estava instalado (marcado com um p). O pior é que isso acontecia com alguns pacotes e com outros não. Fiquei frustrados, pois não consegui ver no ubuntu esta facilidade de instalação de programas. Ela até existe, mas desde que vc tenha uma boa conexão com a internet, o que não acontece com boa parte dos usuários brasileiros. Assim, ficam presos ao Windows. Não sei se entenderam o paralelo.

Depois das críticas, lá vão as sugestões:
- Um jeito fácil de instalar um programa estando offiline. Seria algo como: quando vc tem um diretório cheio de pacotes deb, ao mandar instalar um deles, o sistema cheque as dependencias não somente da internet, mas também no diretório corrente. Isso facilitaria muito. E não seria necessária a árdua tarefa de adicionar um repositório manualmente (que eu não achei no adept, do kubuntu). Ou então um utilitário que exportasse os pacotes atuais para um CD-Repositório. Seria fabuloso (se não me engano o kurumin faz isso).
- Um instalador mais leve, como descrito no primeiro link que coloquei acima.

Realmente me desculpem por qualquer bobagem que eu tenha falado, seja com relação aos recursos do sistema (sou novo no mundo debian), seja com relação ao meu modo de escrever, que às vezes é um tanto rude ou confuso ;-)

Muito obrigado.
--

"Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria"

Legião Urbana

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Sugestões gerais sobre o sistema em si
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2007, 00:53 »
   Boa noite Leandro, bem vindo! Talvez ache algo que vá de encontro à tua necessidade dando uma conferida nesse tópico. Apesar de já ter instalado esse programa uma vez, acabei nunca usando, então infelizmente não posso te passar impressões sobre o mesmo. Espero que te seja de ajuda, acho que ele quebra um galhão no que diz respeito à instalação de programas sem conexão com a internet! Grande abraço, Gláuber.