Autor Tópico: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)  (Lida 6919 vezes)

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Online: 19 de Maio de 2007, 20:18 »
Bom, eu depois de muito lutar contra as opções que eu tinha de Linux, resolvi instalar o Ubuntu pq foi o que gostei mais, mas foi uma escolha apertada. O fato é: adorei a opção do Fedora de poder usar GNOME, KDE ou XFCE mudando isso num simples log-off/log-on.

Nao existe uma forma de "fundir" Ubuntu e KUbuntu no mesmo sistema? ou seja, instalar um ambiente KDE no UBuntu, ou coisa assim? seroa muito util, acho que muita gente migraria pro Ubuntu com isso :D

meu irmao por exemplo, queria um Linux "com a cara do Windows"... por isso, meu Ubuntu nao o convenceu a tentar o Linux... e o KDE tenho certeza que ele se adaptaria melhor... e eu prefiro GNome, enfim... hehe :/


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2007, 20:26 »
Depois do ubuntu instalado abra o terminal e execute:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install kubuntu-desktop
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2007, 20:29 »
AHhh isso é ótimo :P

Mas pra variar, sem minha net funcionando em ksa, vo ter que esperar... se eu tivesse o CD do Kubuntu ou algo assim, daria pra instalar por ele? ou por um arquivo .deb?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Piras

  • Visitante
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2007, 20:31 »
Você pode instalar no seu sistema tantos ambientes gráficos ou gerenciadores de janelas quanto os que couberem no seu disco rígido, sobrando algum disco, é claro, para seu diretório pessoal.

Para instalar o KDE e o Xfce no seu Ubuntu, basta digitar, respectivamente:

sudo apt-get install kubuntu-desktop

sudo apt-get install xubuntu-desktop

Durante a instalação do KDE será indagado a você qual é o configurador de login de sua preferência: o KDM ou GDM. Trata-se de uma escolha muito pessoal, já que ambos funcionam muito bem. Desde então todos os ambientes gráficos instalados no seu sistema estarão no seu sistema e a escolha poderá ser feita via o configurador de login.

Sim, você pode instalar o kubuntu-desktop via CD se este for convertido em um dos seus repositórios ou mirrors. O acréscimo pode ser feito via Synaptic.

Outra fórmula interessante é adquirir um DVD que contenha Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Edubuntu, todos juntos. Há um tópico sobre este DVD aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=20069.0

« Última modificação: 19 de Maio de 2007, 20:38 por Piras »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2007, 20:37 »
Sei que com o APTonCD é possível instalar sem a net, mas nunca usei.

São muitos pacotes a baixar, acho que e 235 Mb de informação a baixar para instalar o kubuntu. Como não uso não posso te falar como instalar sem a internet, mas tem muita gente aqui que pode te ajudar, de qualquer forma pesquisa sobre o APTonCD
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2007, 20:42 »
Hm, campos, voud ar uma olhada pela net e pelo forum e ver o que consigo achar (enquanto meu tempo durar aki hehehe).

Piras, pelo que vc explicou, o login ficaria igualzinho o do Fedora... muito prático assim, adorei saber que podemos fazer isso no UBuntu :D... entao suponhamos que vc instale o KDE no Ubuntu, e o GNOME no Kubuntu.... eles se tornam exatamente o mesmo SO?

EIta nao entendi muito essas de instalar pelo kubuntu-desktop CD, acho q é melhor esperar quando eu puder ter net de novo.... um comandinho simples e pronto neh? hehe :)



MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline POTIGUAR_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2007, 21:34 »
aproveitando aqui o topico...

eu consegui instalar o kde no ubuntu pelo comando q vi em muitos lugares (inclusive aqui) que é o

apt-get install kubuntu-desktop

blzinha! agora uma duvida... qndo o meu ubuntu começa a carregar fica a tela do "kubuntu".. e na hora do login fica o ubuntu... mais eu queria q carrega-se a tela do "ubuntu" e entra no login do "ubuntu" normal... so qndo for usar a interface KDE ir la em sessoes e alterar... alguem sabe como?
eu achei q ficou "despadronizado" (eu sou xato p/ certas coisas..)... ai queria q continua-se do mesmo jeito...

t+

OBS - (não liguem caso isso p/ resolver seja uma besteira.. comesei a usar o linux umas 2 semanas... e por sinal to gostando p/ caramba....)

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2007, 21:38 »
Citar
meu irmao por exemplo, queria um Linux "com a cara do Windows".


Diga a seu irmão que se ele quer algo parecido com o windows xp, porque não ficar no windows xp ?

Para vir para o linux não basta querer e sim gostar dele do jeito que ele é, ai você será um bom usuário.

Minha namorada aprendeu a gostar do ubuntu do jeito que ele é sem frescura nenhuma de parecer com o windows. Só quis usar uns efeitinhos do beryl pra deixar bonitinho hehehehe

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2007, 22:09 »
Citar
meu irmao por exemplo, queria um Linux "com a cara do Windows".


Diga a seu irmão que se ele quer algo parecido com o windows xp, porque não ficar no windows xp ?

Para vir para o linux não basta querer e sim gostar dele do jeito que ele é, ai você será um bom usuário.

Minha namorada aprendeu a gostar do ubuntu do jeito que ele é sem frescura nenhuma de parecer com o windows. Só quis usar uns efeitinhos do beryl pra deixar bonitinho hehehehe

Caaaaaaaaaaalma solanoalves!!!!!!!!

Se para o cara vir para o Linux e ser um usuário no início ele puder ter um tempo para adaptar que assim seja.

Afinal então o porque de ter o KDE?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2007, 22:34 »
Pessoal, cai na real...
Se gosta do Gnome usa Ubuntu, se gosta do KDE usa Kubuntu, do contrário vai virar bagunça...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2007, 23:20 »
Vamos ser um pouco mais objetivos.

POTIGUAR_, quando você executou o "sudo apt-get install kubuntu-desktop", na verdade você fez uma atualização para o Kubuntu, ou seja, você fez com que todas as funcionalidades seguissem o padrão do kubuntu (aplicações KDE como preferenciais; isso inclui a tela de inicialização e gerenciador de login). Como voltar? Basta usar um "sudo apt-get install ubuntu-desktop" que o KDE vai continuar instalado, mas ele vai sobrescrever os aplicativos preferenciais como sendo os do GNOME.

Particularmente eu prefiro o KDE, pelas minhas razões, tem um tópico sobre isso e lá eu especifiquei. Sobre a facilidade e o que seria "mais Linux", o KDE é parecido com o Windows e o GNOME e XFCE são parecidos com o MacOS. Interface Linux pra mim mesmo é FluxBox, WindowMaker, Enlightment, AfterStep, etc, pois elas não são clones de nenhuma outra.

Kubuntu, Ubuntu, Xubuntu, Edubuntu, *buntu... São exatamente o mesmo tipo de Linux (mesmo SO baseado no Debian), a única diferença é a interface padrão e as aplicações de integração (óbvio, para serem compatíveis com a interface padrão utilizada). Quando alguém falar que usa o Kubutnu ou Xubuntu por exemplo, é o mesmo que Ubuntu com interface KDE ou XFCE... Apenas um modo mais simples de falar...

Mais alguma dúvida é só falar.

 ;D t+

Offline POTIGUAR_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2007, 23:35 »
Vamos ser um pouco mais objetivos.

POTIGUAR_, quando você executou o "sudo apt-get install kubuntu-desktop", na verdade você fez uma atualização para o Kubuntu, ou seja, você fez com que todas as funcionalidades seguissem o padrão do kubuntu (aplicações KDE como preferenciais; isso inclui a tela de inicialização e gerenciador de login). Como voltar? Basta usar um "sudo apt-get install ubuntu-desktop" que o KDE vai continuar instalado, mas ele vai sobrescrever os aplicativos preferenciais como sendo os do GNOME.

Particularmente eu prefiro o KDE, pelas minhas razões, tem um tópico sobre isso e lá eu especifiquei. Sobre a facilidade e o que seria "mais Linux", o KDE é parecido com o Windows e o GNOME e XFCE são parecidos com o MacOS. Interface Linux pra mim mesmo é FluxBox, WindowMaker, Enlightment, AfterStep, etc, pois elas não são clones de nenhuma outra.

Kubuntu, Ubuntu, Xubuntu, Edubuntu, *buntu... São exatamente o mesmo tipo de Linux (mesmo SO baseado no Debian), a única diferença é a interface padrão e as aplicações de integração (óbvio, para serem compatíveis com a interface padrão utilizada). Quando alguém falar que usa o Kubutnu ou Xubuntu por exemplo, é o mesmo que Ubuntu com interface KDE ou XFCE... Apenas um modo mais simples de falar...

Mais alguma dúvida é só falar.

 ;D t+


flw por responder... segunda irei fzer isso... (p/ voltar ao gnome)... eu acho o gnome mais "limpo" do q o KDE... mais.. gosto é gosto...!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2007, 23:37 »
Continuo achando que Ubuntu, Kubuntu e, Xubuntu são SOs diferentes.
Do contrário não existiriam da maneira como foram colocados...bastaria vc baixar o Ubuntu e mudar se quizesse...isso só existe porque é uma maneira de atrair novos usuários, no que eu concordo.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2007, 23:51 »
Citar
flw por responder... segunda irei fzer isso... (p/ voltar ao gnome)... eu acho o gnome mais "limpo" do q o KDE... mais.. gosto é gosto...!

POTIGUAR_, isso mesmo! Gosto é gosto :)

Citar
Continuo achando que Ubuntu, Kubuntu e, Xubuntu são SOs diferentes.
Do contrário não existiriam da maneira como foram colocados...bastaria vc baixar o Ubuntu e mudar se quizesse...isso só existe porque é uma maneira de atrair novos usuários, no que eu concordo.

pintinho, eles são distribuições diferentes. Para fazer uma distribuição é simples, se você instalar e configurar o ubuntu no seu PC com os aplicativos mais utilizados pelos usuários e começar distribuir, meus parabéns! Essa é a sua nova distribuição pessoal baseada no ubuntu, sem alterar uma única linha de código. A separação dos nomes é apenas uma forma de facilitar a identificação das interface para os usuários menos experientes.

Por exemplo, o Xubuntu vem com o XFCE e aplicativos para ele bem leves, pois geralmente usuários dessa interface estão muito preocupados com o peso dos aplicativos em seus PC's, não necessariamente porque tenham PC's ruins, apenas porque não gostam das perfumarias do GNOME e KDE que pesam mais o computador.

Sobre baixar e trocar a interface, isso era o que eu fazia antes de existir o projeto kubuntu. Quando ele apareceu eu comecei a usá-lo para facilitar a minha vida e instalar apenas o que eu queria (aplicativos em Qt), a única coisa ruim é que no início a integração do SO com a interface ainda não era muito boa, depois de instalar eu tinha que configurar tudo, mas me poupava trabalho de desinstalar o GNOME.

 ;) t+

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: KDE + GNOME no mesmo Ubuntu? (kubuntu + ubuntu)
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2007, 00:09 »
Tá certo,
O que eu quero dizer é o seguinte: para novos usuários é até bom que o Ubuntu dê a possibilidade de instalar o KDE e por aí vai mas, para usuários já com algum tempo de caminho é preciso definir.
Sabe porque eu digo isso? Tem gente que fica ainda sem saber se usa o Ubuntu, o Suse, o Kurumin, o etc.....
Entendeu?

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog