Resolvi colocar o procedimento de como permitir que um usuário faça o
login sem precisar de senha na tela de ínicio do Gnome (isso não é relevante para o KDE, pois parece que o KDM já possibilita isso). Essa dica é útil para várias situações, por exemplo:
- Se você é como eu e tem um familiar que detesta ter que digitar senhas toda hora que quiser usar o computador (é o caso do meu pai);
- Se você tem um(a) filho(a) ou irmã(o) menor que teria dificuldade de digitar a senha toda vez sem errar (se você aliar essa dica à disposição da tela de login em lista, basta ele clicar no próprio nome para entrar);
- Se você compartilha o computador com pessoas para as quais você quer dar acesso a sua sessão sem ter que dar sua senha de super-usuário (root).
Esse procedimento é poderoso pois você mantém a senha do usuário (ao contrário de alguns que eu encontrei que
removem completamente a senha). Desta forma, você pode ser um usuário com privilégios administrativos e outras pessoas podem utilizar sua sessão sem necessariamente saberem sua senha do root. O procedimento também é seguro se você não está em uma rede local que permite acesso remoto. Sem mais delongas, vamos a ele (que é muito simples, por sinal):
1) Vamos fazer uma cópia de segurança do arquivo que iremos alterar:
sudo cp /etc/pam.d/gdm /etc/pam.d/gdm_BACKUP
2) Vamos editar o arquivo
/etc/pam.d/gdm:
sudo gedit /etc/pam.d/gdm
O conteúdo vai ser parecido com isso:
#%PAM-1.0
auth requisite pam_nologin.so
auth required pam_env.so
@include common-auth
@include common-account
session required pam_limits.so
@include common-session
@include common-password
Vamos adicionar as linhas
### A linha abaixo permite o login de usuário listados sem a necessidade de senha
auth sufficient pam_listfile.so item=user sense=allow file=/etc/X11/gdm/nopassusers.dat onerr=fail
depois de
auth required pam_env.so. Vai ficar assim:
#%PAM-1.0
auth requisite pam_nologin.so
auth required pam_env.so
### A linha abaixo permite o login de usuário listados sem a necessidade de senha
auth sufficient pam_listfile.so item=user sense=allow file=/etc/X11/gdm/nopassusers.dat onerr=fail
@include common-auth
@include common-account
session required pam_limits.so
@include common-session
@include common-password
Salve e feche o arquivo.
3) Vamos criar o arquivo com a lista de usuários que poderão fazer o
login sem senha:
Se você notou, no código que incluímos no arquivo
/etc/pam.d/gdm incluia uma referência ao arquivo
/etc/X11/gdm/nopassusers.dat. Esse arquivo não existe, então vamos ter que criá-lo, e de quebra adicionaremos o nome dos usuários que poderão fazer o
login sem senha.
Vá para a pasta
/etc/X11/gdm/:
cd /etc/X11/gdm/
Crie o arquivo e abra para edição com
sudo gedit nopassusers.dat
Agora é só escrever os nomes, pulando uma linha após cada um:
fulano
sicrano
beltrano
Lembrando que os nomes deverão ser os nomes que você usa para
login, que são em letra
minúscula.
Salve e feche o arquivo.
Pronto! Espero que seja tão útil pra vocês quanto foi pra mim.
Fonte (traduzida e adaptada): http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-12777.html