Autor Tópico: [medo] instalo o feisty 64?  (Lida 11550 vezes)

Offline wesley.emw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
[medo] instalo o feisty 64?
« Online: 21 de Maio de 2007, 08:31 »
Bom Dia a todos

é o seguinte:

em julho comprarei meu novo computador  ;D e este será um AMD64. Já estou pesquisando tudo sobre ele, para, quando comprar, deixá-lo 100% redondinho e 100% linux.

Mas me assustou deveras os tópicos (aqui e no fórum gringo) relatando os "problemas" de se instalar a versão 64 bits.
Pelo que entendi é o seguinte que acontece:
- Aplicações mais comerciais (java,flash) têm suporte fraco (ou não existe);
- "Eyecandy" ("customizações" e temas) geralmente não funcionam; (isso vi no fórum gringo)

gostaria de saber:

1- formas alternativas de lidar com isso (emular sistema de 32 bits ou usar o automatix para contornar esses gargalos...)
2- Para minha máquina, o "eyecandy" será fundamental, quero aproveitar agora que vou poder gastar memória (agora vou poder usar o beryl! ::) ). Gostaria de saber o quanto dessas desvantagens é FUD é o quanto não é, para me preparar melhor pro novo micro.

é isso

abraços
Supermaquina:
AMD K6 II 550 MHZ
192 MB Ram
HD 10 GB + 4 GB
Ubuntu 6.06 LTS

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2007, 09:09 »
Wesley,

Eu também tenho um AMD 64 e fiz o seguinte.

Ao intalar o Ubuntu deixei meu PC com 2 partições, uma instalei o 32 e na outra o 64 (para ir testando). Por que?

Eu não estou conseguindo instalar o Java no 64, pois o Flash já foi resolvido, é só vc procurar no Forum!

Quanto aos temas, por enquanto consegui instalar quase tudo e com o comando Sudo Tar -zxvf --force all nomedoprograma vc pode instalar um programa 32 no Ubuntu 64. Ah também não consegui instalar o Beryl no 64.

Minha Opinião, não notei maior performace do 64 com relação ao 32.

O 32 está rodando perfeitamente no AMD 64.

Talvez em um futuro próximo quando os programas já tiverem suporte nativo ao 64 o desempenho seja mais percebido.

Abs

Wildner

 


« Última modificação: 21 de Maio de 2007, 09:11 por wildner »

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 10:03 »
Eu também tenho um AMD 64 e no meu funciona tudo. Mesmo o "doce nos olhos" do kiba-dock e do beryl. Para este não tive problema algum, já vem no repositório e aí fácil - minha placa aceledora é nvidia. Toda customização que quero consegui fazer.

Quanto a flash e java, resolvi através do automatix. Ele instala o firefox 32bits.

Em resumo, não tenho problema com amd64 hoje.

Abraços,



Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2007, 10:16 »
Bom, ja visto em diversos topicos daqui da comunidade, seria melhor instalar a versao 32bits, pois esta funciona perfeitamente. A versao 64bits ainda tem muito problema de incompatibilidade, etc ..
Se eu fosse vc, [wesley], instalaria a versao 32bits mesmo para nao ter problemas. Com o passar do tempo aparecerao diversos topicos sobre solucao de problemas na versao 64bits e mais tarde, qdo tiver menos problemas e mais solucoes, vc instala a versao 64bits.

abracos
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2007, 10:39 »
Eu tbm tenho um processador AMD64, eu tinha instalado a versão 64Bit do Ubuntu 6.10. Mas tive muitas incompatibidades no SO, sem falar q o Ubuntu rodava muito estranho.
Eu uso a versão 32Bit Ubuntu 7.04.
Recomendo a versão 32bit, por enquanto.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2007, 10:44 »
Estou a utilizar a versão 64.
O principal problema é instalar o Firefox 32 e os plugins
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Emular_sistema_de_32_bits

Alguns softwares proprietários são compilados apenas em 32bits (Skype por exemplo).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline wesley.emw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2007, 11:32 »
Pessoal,

valeu pelas dicas. Vou fazer isso mesmo. Deixar duas partições, uma com o Feisty 32 bits e a outra com 64 bits. Pedi pelo ShipIt ambas  :D

Abraços
Supermaquina:
AMD K6 II 550 MHZ
192 MB Ram
HD 10 GB + 4 GB
Ubuntu 6.06 LTS

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2007, 12:50 »
Eu instalei o 64 e até agora ele não travou nenhuma vez tudo o que eu usava no 32 eu uso nele, é dificil instalar programas?   é a mesma coisa, quem é que não sofreu pra instalar o win32codecs e um player compativel pela primeira vez ?   ou o fhash antes funcionar a instalação automática quem usa o ubuntu antes do 5.10 sabe do que estou falando.    Mas isso tudo não é razão para desistir pessoal!!!   em pouco tempo tudo vai funcionar facilmente!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline romaier

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2007, 19:23 »
Comprei um Dell Optiplex 745 (Core2Duo), com 2 GB de memória.
Inicialmente, instalei o Feisty 32-bit, e em uma partição separada o 64-bit, apenas para teste.
Quando eu constatei que java , flash e os codecs de áudio funcionavam perfeitamente, e que o desempenho e a estabilidade do 64-bit eram vastamente superiores, instalei o 64 por cima do 32 (que já tinha partição /home separada), ele utilizou todas as configurações feitas no 32.
Quando você utiliza o 64, não quer mais o outro... a não ser que o usuário tenha aplicações muito específicas, que por acaso não funcionariam no 64; nesse caso, o melhor seria realmente fazer um "dual-boot" entre 64 e 32.
Apenas como complemento : o leitor/gravador de DVD do micro é serial-ata, e eu pensei que o Ubuntu poderia não reconhecê-lo. Que nada, tudo funciona que é um relógio... 



Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2007, 23:26 »
Eh ate uma boa ideia !
essa semana vou estar trocando de pc e terei q reinstalar o ubuntu :(
Dai vou fazer um dual boot para testar ambos. Se depois de alguns dias o 64bits ficar na boa, fico so com ele. Caso contrario 32bits continua ;)

abracos
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2007, 22:07 »
Ah eu tambem tenho um dual boot 32 64  por segurança!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2007, 14:04 »
romaier vc tem certeza que notou essa diferença toda do 32 para o 64?eu tinha um notebook Asus w7j core 2 duo 1.83 1.5GB hd 120GB e coloquei o feisty 32 e depois coloquei o 64e não notei diferença...agora estou com um tablet pC da HP tx1000z turion x2 1.8Ghz/2GB ddr2-667mhz/160GB e estou testando o gutsy 7.10 64bits mas acho que o desempenho para abrir as janelas, broffice e etc...deveria ser melhor pois hardware tem para isso.

obs.:  nes tablet ainda nao testei o 32bits
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2007, 14:12 »
Pessoal,

valeu pelas dicas. Vou fazer isso mesmo. Deixar duas partições, uma com o Feisty 32 bits e a outra com 64 bits. Pedi pelo ShipIt ambas  :D

Abraços

melhor: cria 3 partições, sendo uma delas a /home que servirá para ambas as versões.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2007, 18:13 »
Pelo que percebi em meus testes todos os problemas relatados (flash, java) foram resolvidos na versão 7.10 - todos os pacotes já estão nos repositórios, sem precisar de nenhuma lib32. Sem nenhuma gambiarra, utilizando o Firefox 64.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: [medo] instalo o feisty 64?
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2007, 18:32 »
quer dizer que na versão 7.10 já tem flash e java ambos 64 bits? como faço para instalar os dois?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...