Autor Tópico: Mudança nas regras  (Lida 38544 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Mudança nas regras
« Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2007, 23:24 »
Eu gostaria que vocês compreendessem que algumas especificações nas regras solicitadas criariam um conteúdo muito grande, quase uma constituição. Se pouca gente lê, imagina se o conteúdo fica maior. Por exemplo, dizer que não pode falar de esporte de forma a criar rixa, poderia dar margem a a ter outro assunto que criasse problema entre os usuários e não fosse previsto.

Eu, particularmente, sou totalmente contrário a discussão filosóficas sobre pirataria neste fórum, mesmo que fique apenas em idéias e sem links para conteúdo pirata. Acredito que este posicionamento deve ser feito em blogs ou páginas pessoais, não em um fórum de software livre.

Mesmo com a grande quantidade de usuários, vejo que este fórum tem uma imensa maioria de pessoas que se dão bem, e estão dispostas a ajudar. Os atritos são mínimos, e devemos preservar.

PS: Existe uma nova lei a ser votada no Senado brasileiro que prevê crime para material que cause dano computacional.

Acho que os moderadores deveriam decidir de uma vez por todas se isto aqui é um fórum principalmente para suporte ou apenas para suporte. Afinal, se existe aqui o Café Ubuntu, definido como um "espaço para descontração", por quê diabo não poderia haver conversas filosóficas sobre pirataria ou qualquer assunto: jogar conversa fora pode, mas conversa filosófica sobre pirataria não pode? Aliás, qualquer pessoa com boa vontade entenderia que discutir a pirataria como crime não chega a ser exatamente uma "conversa filosófica" sobre o assunto. O assunto de fato é tão polêmico que muitas condutas que são pirataria nos Estados Unidos não são definidas como tal fora daquele país. Temas como estes interessam diretamente ao software livre, pois, muitas vezes, já se pretendeu atacar os sistemas e programas de código aberto sob o pretexto de combater a pirataria e com as normas anti-pirataria.

Então acho que "a priori" qualquer tema deveria ser objeto de discussão, evitados ou punidos eventuais abusos. Como os moderadores não concordam, há uma boa lista de temas sobre os quais não se pode discutir de qualquer maneira, mesma a educada! Tudo bem, mesmo contrariado, eu aceito, pois havia um ou dois argumentos razoáveis em favor da censura.

Agora, no caminho em que o fórum foi colocado por esta nova mudança de regras, acho que se está matando qualquer possibilidade de conversa interessante. E duvido que este fórum sobreviva com o mesmo sucesso se não houver conversas interessantes. Duvido que ele sobreviva tão bem como hoje apenas como fórum de suporte.

Aliás, sinto que, de uns tempos para cá, discussões interessantes sobre qualquer tema têm sido cada vez mais raras. Foi por excesso de censura que já vi muito fórum bom morrer na Internet: pelo visto o Ubuntu está indo pelo mesmo caminho. Lamento.


« Última modificação: 01 de Junho de 2007, 23:15 por Piras »

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2007, 10:30 »
Eu gostaria que vocês compreendessem que algumas especificações nas regras solicitadas criariam um conteúdo muito grande, quase uma constituição. Se pouca gente lê, imagina se o conteúdo fica maior. Por exemplo, dizer que não pode falar de esporte de forma a criar rixa, poderia dar margem a a ter outro assunto que criasse problema entre os usuários e não fosse previsto.

Eu, particularmente, sou totalmente contrário a discussão filosóficas sobre pirataria neste fórum, mesmo que fique apenas em idéias e sem links para conteúdo pirata. Acredito que este posicionamento deve ser feito em blogs ou páginas pessoais, não em um fórum de software livre.

Mesmo com a grande quantidade de usuários, vejo que este fórum tem uma imensa maioria de pessoas que se dão bem, e estão dispostas a ajudar. Os atritos são mínimos, e devemos preservar.

PS: Existe uma nova lei a ser votada no Senado brasileiro que prevê crime para material que cause dano computacional.

Acho que os moderadores deveriam decidir de uma vez por todas se isto aqui é um fórum principalmente para suporte ou apenas para suporte. Afinal, se existe aqui o Café Ubuntu, definido como um "espaço para descontração", por quê diabo não poderia haver conversas filosóficas sobre pirataria ou qualquer assunto: jogar conversa fora pode, mas conversa filosófica sobre pirataria não pode? Aliás, qualquer pessoa com boa vontade entenderia que discutir a pirataria como crime não chega a ser exatamente uma "conversa filosófica" sobre o assunto. O assunto de fato é tão polêmico que muitas condutas que são pirataria nos Estados Unidos não são definidas como tal fora daquele país. Temas como estes interessam diretamente ao software livre, pois, muitas vezes, já se pretendeu atacar os sistemas e programas de código aberto sob o pretexto de combater a pirataria e com as normas anti-pirataria.

Então acho que "a priori" qualquer tema deveria ser objeto de discussão, evitados ou punidos eventuais abusos. Como os moderadores não concordam, há uma boa lista de temas sobre os quais não se pode discutir de qualquer maneira, mesma a educada! Tudo bem, mesmo contrariado, eu aceito, pois havia um ou dois argumentos razoáveis em favor da censura.

Agora, no caminho em que o fórum foi colocado por esta nova mudança de regras, acho que se está matando qualquer possibilidade de conversa interessante. E duvido que este fórum sobreviva com o mesmo sucesso se não houver conversas interessantes. Duvido que ele sobreviva apenas tão bem como hoje apenas como fórum de suporte.

Aliás, sinto que, de uns tempos para cá, discussões interessantes sobre qualquer tema têm sido cada vez mais raras. Foi por excesso de censura que já vi muito fórum bom morrer na Internet: pelo visto o Ubuntu está indo pelo mesmo caminho. Lamento.

Era exatemente isso que eu queria falar mas nao achava as palavras. Voces estao criando muitas regras para simplismente ajudar quem tem duvida. Quando falamos sobre pirataria, nao estamos incentivando ninguem. Eu nao concordo em colocar links com softwares piratas no forum, isso eh abuso, mas nao tem maldade em apenas conversar sobre.

Tudo que o Piras falou eh verdade. Estao dificultando que a comunidade Ubuntu se relacione de uma forma mais aberta, nao precisamos ter muita formalidade. Afinal, quem esta ganhando algum dinheiro ajudando o proximo aqui? Isso vai acabar afastando pessoas que como eu, ajudam quase que diariamente pessoas que tem duvida sobre o SO.
« Última modificação: 01 de Junho de 2007, 10:32 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2007, 20:09 »
Só para acrescentar, algumas conversas tenderão a cair no assunto da pirataria porque muitos dos novos usuários vêm do Windows, onde faziam grande uso de softwares piratas. Aqui, a esmagadora maioria é contra a pirataria e indica diversos softwares livres para substituir os que usavam no Windows.

O fórum Café com Ubuntu foi criado justamente para receber as discussões mais acaloradas e temas polêmicos. É lá onde devem ser colocados os tópicos perguntando quem é a favor ou contra o aborto, por exemplo. Se começarem a censurar aquele espaço, ele não fará mais sentido de existir.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2007, 01:40 »
Citar
É lá onde devem ser colocados os tópicos perguntando quem é a favor ou contra o aborto, por exemplo.

Pedro,

o "café com ubuntu" não é um espaço para discussões desse tipo e as regras do fórum, mesmo antes das mudanças são claras quanto a isso. Este é um fórum de informática, em especial software livre. E 99% das discussões e tópicos criados neste espaço (mesmo os de humor), seguem esse padrão pré-estabelecido.

Entrei no fórum recentemente (5 meses), mas pelo que li, havia sim um espaço como você reivindica, com liberdade total de temática, que se chamava "bodega". Só que as discussões da bodega, em muitos casos, enveredavam para o desentedimento,  agressão verbal e ofensa pessoal.

Em virtude disso, para manter a harmonia do fórum, e para preservar o perfil para o qual foi criado (um ambiente de suporte e discussão sobre ubuntu e software livre) foi estipulada essa restrição, que com o tempo se mostrou bastante acertada.

Se algum membro tem interesse em alguma discussão que não faça parte deste universo, basta procurar as centenas de fóruns em português espalhados pela internet com diversos tipos de temática e inclusive de tema livre.

Eu, particularmente, acho que foi um passo importante a transformação de "bodega"  em "café com ubuntu". E concordo também que a medida em que o moderadores percebam que há necessidade em aumentar restrições para para manter a harmonia e filosofia para o qual este fórum foi criado, que o façam. E inclusive  acho louvável esta mobilização para tornar este regulamento cada vez mais claro. A meu ver a equipe faz um ótimo trabalho aqui.

gabriel       

         

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Mudança nas regras
« Resposta #19 Online: 03 de Junho de 2007, 11:27 »
O fato é que ninguém gosta de regras e restrições, nem nós mesmos da administração/moderação gostamos. Mas o fato é que para uma vida em sociedade as regras são inevitáveis.

As mudanças propostas nas regras são apenas para aperfeiçoar as regras já existentes e fechar as brechas que haviam nela. Sem isso, alguns agitadores se aproveitam das brechas e agem de má fé no fórum.

Acredito que nossos usuários são pessoas civilizadas e dispostas a ajudar o próximo e não há dúvida de que as mudanças nas regras não vão impedir o trabalho de vcs. A mudanças vão apenas tolir os "não-civilizados", os demais não tem porque se preocupar.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #20 Online: 03 de Junho de 2007, 11:55 »
Gabriel, entendo o que você colocou. Só usei o exemplo do aborto, porque todos nós sabemos que esse é um tema que sempre gera discussões acaloradas. Poderia ter usado religião como exemplo também. Logicamente, como aqui é um fórum de informática, o assunto geral deve ser relacionado à informática.

Boa parte dos tópicos lá acabam descambando para um xingamento à MS. Pode até parecer natural por todos sermos usuários de software livre, mas não é criticando a MS que o SL irá evoluir, é trabalhando. É como os pseudo-comunistas que xingam o McDonalds, como se esta corporação fosse a responsável pelas desigualdades do mundo atual.

Discussão boa é discussão com argumentos inteligentes e embasados. Quando alguém começa a apelar para xingamentos e provocações, a discussão acaba se tornando uma guerra de trolls, o que não é bom em qualquer fórum.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Mudança nas regras
« Resposta #21 Online: 03 de Junho de 2007, 15:47 »
eu não li todas as respostas acerca deste tópico, só vi as primeiras. eu inicialmente, quando cheguei a este fórum, usava muitas abreviações, mas avisaram que não devia fazer isso uma vez que os utilizadores não iriam ajudar por ter que perder tempo a descodificar, visto o vocabulário de Portugal ser diferente do do Brasil.
realmente isso foi uma boa desculpa, mas eu ainda vou mais adiante: muitas vezes existe uma explicação que só há no site francês, ou italiano, "whatever", e acho muito eles não usarem abreviações, assim vou ao google e ele traduz-me aquilo tudo direito. por vezes existe um ou outro site, que tem abreviações, vou ao google, e fico na mer*a...

assim, e zelando pelos interesses de todos os usuários não portugueses, acho que nem as abreviações 'pq', ou 'vc' devem ser usadas!

PS: eu sugeria usaram também os acentos para ajudar o google a traduzir os textos. afinal todos nós usamos o ubuntu+firefox+[o dicionário do firefox], ou seja, é fácil de corrigir os erros....

Piras

  • Visitante
Re: Mudança nas regras
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2007, 08:32 »
O fato é que ninguém gosta de regras e restrições, nem nós mesmos da administração/moderação gostamos. Mas o fato é que para uma vida em sociedade as regras são inevitáveis.

As mudanças propostas nas regras são apenas para aperfeiçoar as regras já existentes e fechar as brechas que haviam nela. Sem isso, alguns agitadores se aproveitam das brechas e agem de má fé no fórum.

Acredito que nossos usuários são pessoas civilizadas e dispostas a ajudar o próximo e não há dúvida de que as mudanças nas regras não vão impedir o trabalho de vcs. A mudanças vão apenas tolir os "não-civilizados", os demais não tem porque se preocupar.

FaBMak

Eu não discuto a necessidade de regras, mas a qualidade delas. E contestei a qualidade da redação de duas das regras. Acho que estão mal redigidas, uma genérica demais, muito além do que exige a legislação brasileira anti-pirataria. Se a inspiração desta regra veio dos EUA, a fonte é ruim: ali, por pressão da indústria, o legislador é muito mais abrangente na interpretação do que é pirataria do que o nosso.


Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2007, 10:20 »
Deveria entao haver uma sessao para todo tipo de assunto(dentro e fora da informatica) com regras especificas que nao podem ser toleradas como troca de arquivos piratas por exemplo.

Eu acredito que somos praticamente amigos uns dos outros porque trocamos mensagens quase todos dia, conversamos. Porque amigos nao podem discutir sobre futebol? Talvez fuja um pouco do intuido do forum, mas seria mais um espaco de descontracao e tambem daria um espirito mais amigavel e liberal(freedom) ao forum para os novos membros.
Temos que fixar o bug #1.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2007, 15:30 »
Ja tivemos uma area do fórum para todo tipo de assunto. Não deu certo e foi retirada
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #25 Online: 05 de Junho de 2007, 17:36 »
Ja tivemos uma area do fórum para todo tipo de assunto. Não deu certo e foi retirada

Por que nao deu certo?
« Última modificação: 05 de Junho de 2007, 17:38 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #26 Online: 05 de Junho de 2007, 18:06 »
Brigas de usuarios, topocios sobre pirataria, sexo e etc...
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Mudança nas regras
« Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2007, 10:44 »
Esse tópico tá manobrado. A discussão inicial foi pro saco.

Pra variar, né.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Mudança nas regras
« Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2007, 21:36 »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Mudança nas regras
« Resposta #29 Online: 01 de Julho de 2007, 22:48 »
[qoute]
7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.
[/quote]

Apenas para constar e tornar a coisa sempre melhor:


7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais)......


A figura de linguagem é a onomatopéia, mas as palavras à esta figura de linguagem são onomatopaicas....


Vale sempre o esforço dos administradores.