Autor Tópico: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP  (Lida 11407 vezes)

Offline felippehddecastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Online: 21 de Maio de 2007, 15:57 »
Eu sou estudante de redes de computadores e de montagem e manutenção, também de computadores.
Sempre uso o meu PC em dual boot: GNU/Linux Ubuntu 7.04 Feisty Fawn e Windows XP Professional Service Pack 2 Cracked.
Uso o Ubuntu desde mais ou menos outubro/novembro de 2006.
Antes de prosseguir, gostaria de dizer que cada um tem a sua opinião, não precisa concordar ou discordar comigo, pois isso não vai tornar o sistema melhor ou pior, mais fácil ou mais difícil...Cada um usa o que melhor atende a suas necessidades. Chega de enrolar, você está aqui para ler o meu depoimento, como é grande muitos vão descartar de cara, mas vamos lá, há quem leia:

NO MEU CASO:
Pentium D, 80 GB HD, 1 GB RAM, Linux e Windows em rede doméstica por meio de roteador, ligado a um cable modem da Vírtua.

Som e vídeo:
 
Ubuntu: durante a instalação detecta tudo, menos a placa de vídeo, aí tenho que ir ao Guia Dapper e ler como proceder, não tem como gravar de cor e mesmo assim é difícil para os leigos, qualquer coisinha errada e perde a interface gráfica e o som detectado é mais alto, mas não tem uma boa qualidade quanto do win xp com o controle SoundMax.

Win XP: durante a instalação detecta tudo, menos o som e a placa de vídeo, porém é muito mais fácil de instalar tanto o som quanto a placa de vídeo, isso até os leigos fazem com cd de instalação. 

Rede:

Ubuntu: cable modem e roteador são fáceis, pois foram detectados, mas muitos usuários apanham na discada e na ADSL.

Win XP: cable modem, discada e rotreador também são fáceis, ADSL geralmente um CD de instalação resolve.

Vírus:

Ubuntu: Existem vírus para Linux, porém é muito raro pegar, nunca ouví ninguém falar que pegou vírus no Linux, mas não custa nada instalar um antivírus para previnir.

Win XP: Precisa falar? Ter um antivírus nem sempre adianta, a situação é crítica, principalmente para os leigos. Vírus no windows cai igual água em cachoeira.

Firewall:

Ubuntu: Muito bom (IPTables), mas não é fácil mexer nas suas configurações. Para um leigo, pode esquecer de tentar mexer nele.

Win XP: Mais ou menos( O que vem no windows). É fácil ativar e fazer uma configuração basiquinha, porém é ruim se comparado ao IPTables.

Instalar programas:

Ubuntu: Pelo Synaptic até minha avó. Agora, sem Synaptic é osso e tem poucos programas para Linux, se comparado ao Windows e o Wine é horrível, fica travando, credo.

Win XP: Fácil, porém mais chance de pegar vírus ou trojan. Na minha opinião essa é talvez a melhor parte do windows: gifantesca quantidade de softwares, tem software pra tudo.

Linha de comando:

Ubuntu: Uma maravilha, adoro fuçar o terminal, os comandos são fáceis de guardar.

Win XP: Péssimo, odeio o Prompt do DOS, é horrível, feioso, comandos chatos e que geralmente não de tão a saída que você estava esperando, cheia de detalhes, como no Linux.

Instalação do sistema:

Ubuntu:  Rápido e fácil.

Win XP: Chata e demorada.

preço:

Ubuntu: grátis e até te mandam cd, é a única distribuição que faz isso.

Win XP: cerca de R$ 200,00.

celular:

Ubuntu: desistí de mexer no celular pelo Ubuntu, testei o Gnokii, Gammu, Wammu, são horríveis e não transferem arquivos, apenas pode-se mandar mensagem e ver a lista de contatos.

Win XP: Nesse aspecto é uma maravilha, o programa faz tudo o que você quer e mais um pouco.

Música:

Ubuntu: Não toca MP3 por padrão. Até um leigo descobrir, já desinstalou o sistema.

Win XP: Não toca OGG por padrão.

Travamentos:

Ubuntu: ocorre com menos frequência, mas porém coisas estranhas acontecem, uma vez a música de introdução não parou de tocar e travou a tela, eu tinha acabado de ligar o PC.

Win XP: ocorre com um pouco mais de frequência, pois o gerenciamento de processos não é tão eficaz quanto no Linux.

Personalização:

Ubuntu: achei o ubuntu mais fácil de se personalizar, os painéis, menus...

Win XP: Também é fácil.

Jogos:

Eu não jogo, porém levarei em conta meu irmão que ama CM, Brasfoot, FIFA...

Ubuntu: Desistiu, não presta para jogos do tipo. Os instalou pelo Wine e ficaram horríveis, péssimos.

Win XP: Maravilha.

concluindo:

Eu gosto, pra falar a verdadee, o mesmo tanto dos 2. Há quem chama o windows de ruindows, mas chega no Linux e não sabe fazer nada e há quem fala que o Linux é ruim e dífícil, mas nunca mexeu, ou já usou algum ruinzão, tipo o Kurumin ou o Muriqui.
Eu uso os 2, o que não dá pra fazer em um eu faço no outro e o Ubuntu e o Win XP conseguem me satisfazer nas necessidades básicas, pelos editores de texto, players de música, programas educacionais para mim( ethereal...) e mexer na Internet no geral.

Acho que tanto um quanto outro, precisam melhorar e muito. Aguardo melhorias na próxima versão do Ubuntu e que o Win Vista seja tão bom quanto a Microsoft diz e que eu ache um pirata para copiar, porque não rola pagar R$ 400,00 por um sistema operacional, é muito.

FLW galera.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2007, 16:17 »
Opinião é fogo né.... Eu gosto do Muriqui, não tenho problemas com reconhecimento de hardware (a excessão da placa de vídeo que ficou fácil de configurar), não uso anti-virus, meu Ubuntu não trava, e me satisfaço com os jogos para o Linux (www.ubuntugames.org).

O Windows não reconhece quase nada de hardware (reconhecer e configurar), necessitando do CD de drives para isto (se não tiver tem que procurar na internet), tenho que usar anti-vírus, firewall (não o padrão, que vem nele, que é horrível), trava muito, é mais lento, quanto mais uso mais lento fica ainda, e também jogo no windows (GP4, Need Most Wanted).

Com tudo isso ai prefiro o Ubuntu, entro no windows muito raramente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 16:45 »
Realmente opinião é fogo...
Mas muita coisa ainda pode ser reconsiderada se o sistema testado fosse o Feisty (questão dos mp3s por exemplo) :D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2007, 18:18 »
opiniao e q nem o rabo, cada um tem o seu !
Eu prefiro 1000 vezes usar linux do q windows ...
windows alem de ser bem mais pesado, um monte de programa sao demo, sahreware, etc .. Logico q tem diversos programas livres.
No linux, tudo e gratuito, vc esta praticamente livre de virus q acabam com seu sistema e te trazem inumeros sapms. A nao ser q vc esteja visando jogar, dai tera de ser windows mesmo. Mas em relacao a sistema operacional, eu prefiro linux e de preferencia UBUNTU !

Mas isso e so a minha opiniao, meu ponto de vista .

abracos
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline Slip_A2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2007, 21:06 »
Uai, aqui a minha placa de vídeo foi facilmente reconhecida (nVidia FX 5200 128MB) nos drivers restritos.

Realmente o windows tem mais programas, mas a maioria é shareware ao contrário do linux, se você parasse pra ver quais são os programas grátis que você usa você ia ver que você ia perder grande parte dos programas mais importantes.

Ubuntu te dá o CD de graça pra você usar, equanto o Win te cobra 189 reais só pela licença.

Pra jogos no linux tem o Cedega, eu não cheguei a testar mas parece ser bom.

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2007, 23:21 »
E como eu disse mesmo !
Questao de gosto. eu nao optaria por pagar licenca e pagar por programas para windows
Se fosse comprar um office entao tava ferrado !

abracos.
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2007, 10:33 »
Resumindo minha opinião: Windows é bugado e para consertar so instalando de novo. Só é bom para jogos e hardware que não tem compatibilidade nenhuma com Linux e é difícil adminsitrar o sistema quando começa a dar pau (vamos boicotar!!!!!). Linux é ótimo para Office, Internet e outras atividades, mais estável e bonito. Tem grande variadade de programas, todos grátis, e é muito mais fácil de controlar (depois que você aprende) já que problemas são facilmente resolvidos pela linha de comando. Enfim, uso também Windows e Linux, mas Windows só para jogos, o resto faço tudo no Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline koolmen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2007, 07:12 »
Olá Malta.
Realmente, o Windows tem as suas vantagens em relação ao Linux, para quem não tem conhecimentos avançados de Linux (como eu). Eu tenho instalado no meu pc o Windows XP Home Edition e o Linux Ubuntu 7.04, conheço um pouco do Windows e não tanto o Linux. Mas, desde que experimentei o Ubuntu, fiquei "apaixonado" porque este linux tem uma facilidade de intuição que outras distros de linux não têm, tanto que agora, praticamente, só uso o Ubuntu. Claro que ainda sinto muitas dificuldades na adaptação ao sistema linux mas com o tempo estou em crer que chego lá (penso eu). Pena que o Windows não reconheça os ficheiros criados com o OpenOffice. Um abraço e fiquem bem. :-\

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2007, 07:59 »
Tenho 1 ano e pouco de Ubuntu contra mais ou menos 15 de Windows...só não larguei de vez o XP porque ainda não consigo resolver alguns probleminhas sem ele mas, falta pouco...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2007, 09:45 »
Olá Malta.
Realmente, o Windows tem as suas vantagens em relação ao Linux, para quem não tem conhecimentos avançados de Linux (como eu). Eu tenho instalado no meu pc o Windows XP Home Edition e o Linux Ubuntu 7.04, conheço um pouco do Windows e não tanto o Linux. Mas, desde que experimentei o Ubuntu, fiquei "apaixonado" porque este linux tem uma facilidade de intuição que outras distros de linux não têm, tanto que agora, praticamente, só uso o Ubuntu. Claro que ainda sinto muitas dificuldades na adaptação ao sistema linux mas com o tempo estou em crer que chego lá (penso eu). Pena que o Windows não reconheça os ficheiros criados com o OpenOffice. Um abraço e fiquem bem. :-\


Você tem o Office da Microsoft instalado no seu pc? Na hora de salvar seus arquivos, não esqueça de mandar salvar em formato Office da Microsoft caso queira usar esse mesmo arquivo no outro sistema.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2007, 11:26 »
Olá Malta.
Realmente, o Windows tem as suas vantagens em relação ao Linux, para quem não tem conhecimentos avançados de Linux (como eu). Eu tenho instalado no meu pc o Windows XP Home Edition e o Linux Ubuntu 7.04, conheço um pouco do Windows e não tanto o Linux. Mas, desde que experimentei o Ubuntu, fiquei "apaixonado" porque este linux tem uma facilidade de intuição que outras distros de linux não têm, tanto que agora, praticamente, só uso o Ubuntu. Claro que ainda sinto muitas dificuldades na adaptação ao sistema linux mas com o tempo estou em crer que chego lá (penso eu). Pena que o Windows não reconheça os ficheiros criados com o OpenOffice. Um abraço e fiquem bem. :-\


estou na torcida para q vc chegue la!
também tinha o mesmo problema q vc, falta de adaptacao, mas de tanto insistir em usar o ubuntu, acabei me acostumando e hj, aui estou somente de ubuntu desde o inicio de 2006 :P
Continuo na torcida nao so por vc, mas também por todos q so faltam se acostumar para migrarem de vez para o linux :D

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Minha experiência - Texto: Ubuntu x Win XP
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2007, 11:43 »
tudo o que eu fazia no windows aqui no trabalho eu faco no ubuntu
so tenho o ubuntu aqui agora, tirei o windows fora...
unico problema que tive com o ubuntu eh que nao encontrei drive para a impressora, GSX-190 Citizen... fora isso está tudo ok e mais um pouco :D
la em casa uso windows pois so uso para jogos mesmo... e como meu pc não é bom, creio que se for emular jogos com cedega/wine nao ficaram bons... pc podre mesmo... hehehe
no mais, qdo tive um pc descente em casa, vou instalar o ubuntu e emular os jogos mesmo :)
nao gostava de linux... depois que comecei a usar o ubuntu adorei linux :)