Autor Tópico: Problema a compilar o Latex  (Lida 10472 vezes)

Offline ana182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Problema a compilar o Latex
« Online: 23 de Outubro de 2008, 15:57 »
Olá,
Estou com um problema ao compilar o meu ficheiro de latex.
O meu ficheiro principal tem um ficheiro acessório para o glossário. Até aqui não há problema. O problema surge quando tento introduzir hiper-referências. Se coloco o comando \usepackage[pdftex]{hyperref} no preâmbulo, ele retorna-me erro ao compilar. Por outro lado, se usar este comando e retirar os comandos referentes ao meu glossário, o código compila sem problemas. No entanto, quando compilo com estes dois comandos, parece haver conflito. O erro que me dá é:

/usr/share/texmf-texlive/tex/latex/glossary/glossary.sty:100:TeX capacity exceeded, sorry [pool size=47500]. \newif\ifglsacronym

Já editei o meu ficheiro /etc/texmf/texmf.cnf e coloquei a variável pool_size=nnnnnn ou pool_size=xxxxxx, mas parece não surtir efeito algum.
Alguém pode-me ajudar?
Uso o Ubuntu 8.04 com os pacotes Tex-Live e o uso o Kile como editor de texto.

Obrigada,

Ana Luísa

Darcamo

  • Visitante
Re: Problema a compilar o Latex
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2008, 01:21 »
O único problema de latex realmente são os erros altamente estranhos que podem ocorrer.
Pode até mesmo nem ser culpa do glossary e do hyperref.

Tente criar um outro documento minimalista apenas com o glossary e o hyperref. Se compilar sem erros vá acrescentando o resto do conteúdo.


Darcamo

  • Visitante
Re: Problema a compilar o Latex
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2008, 01:40 »
Acabei de ver esse link
http://theoval.sys.uea.ac.uk/~nlct/latex/packages/glossary/manual.html
logo após postar.

Note um exemplo que ele dá
Código: [Selecionar]
\glossary{name={$\mathcal{U}$},
          description={The universal set},
          sort=U}

O comando aceita 3 argumentos, mas o "sort" pode ser omitido como em
Código: [Selecionar]
\glossary{name={singular matrix},
          description={A matrix with zero determinant}}

Só que no site diz que é importante fornecer o sort quando hyperlinks são utilizados (justamente o hyperref) pois senão "name" será usado para o hyperlink. Caso "name" contenha comandos, como no primeiro exemplo, problemas podem ocorrer.
Citar
Note that you should always use the sort key if the name key contains commands, this is particularly important if you are using hyperlinks, as the target is constructed from the name key if the sort key is omitted.
Dessa forma, caso não esteja fornecendo o sort quando usa o glossary esse pode ser o motivo.

Offline ana182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Problema a compilar o Latex [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2008, 12:33 »
Olá!
Obrigada pela sugestão. Mas não resolveu o meu problema. No entanto, já o resolvi de uma forma bastante estranha. O nome do meu ficheiro .tex ( e consequentenemente do meu ficheiro .pdf) tinham o mesmo nome da pasta onde estavam inseridos. Simplesmente mudei o nome e deixei de ter o erro! Estranho, não é? Depois de n horas a matutar no assunto lembrei-me de gerar um sample com um nome diferente: esse sample não dava erro, mas o meu ficheiro principal dava. Comentando os \includes do meu ficheiro principal, a certa altura gerei um ficheiro de código idêntico ao do meu sample. Surpresa das surpresas: o sample compilava sem erros e o ficheiro principal com os erros do costume. Comecei a pensar que a única diferença entre ambos era o nome do ficheiro e a minha suspeita verificou-se. Muito marado este bug do latex. Mas obrigada pela tua sugestão do "sort"; não sabia disso e ficará como prevenção.
***
Ana Luísa