Autor Tópico: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?  (Lida 67131 vezes)

Offline cleiton anderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Online: 22 de Maio de 2007, 11:51 »
Ola amigos!

Sou iniciante em Linux e estou fazedo faculdade de sistemas de informaçao, e começamos a aprender a programar em C e C++.
Queria saber como faço pra fazer os programinhas dentro do linux. Eu uso o Ubuntu 7.04. Instalei o Anjuta e o KDEveloper...so que sao bem diferentes do DevC++ e ate do Turbo C.
Alguem pode me ajudar? existe algo semelhante ao Dev ou Turbo, ou o Anjuta e o Kde..ja dao conta do recado?
Depois de compilado os codigos, como faço para visualizar o programinha???
ah, me ajudem por favor...to gostando muito de Linux, e nao queria ter que ir pro xp pra aprender programar...
Valeu!!
Abraço pra todos !
Paz!

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2007, 13:35 »
Opa blza cara, o anjuta e o kdevelop são otimas IDE's, em relação a programar em C ou C++ em linux, é muito simples, supondo que voce ja tenha o build-essential instalado ( se nao tiver instala com o apt-get "sudo apt-get install build-essential" ), é só compilar usando o gcc, a sintaxe basica do gcc é
Código: [Selecionar]
gcc programa.c -o programa

depois para executar
Código: [Selecionar]
./programa

pronto seu programa ja vai funcionar, no linux não existe a conio que é muito usado no windows, mas existe o ncurses que é muito mais poderoso, no mais é isso, bom estudos e t+++

Offline cleiton anderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2007, 13:52 »
Valeu Diego!!! vou por em pratica a sua resposta!!!
Por isso que estou gostando do linux...tem muita gente boa pra ajudar!!!
valeu mesmo!!
fica na Paz!!

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2007, 17:30 »
Sim cara, todos estão aqui para contribuir, ajudar no que for possivel, só mais uma dica, o gcc vc usa pra compilar programas em C, programas em C++ voce usa o g++, a sintaxe é a mesma

Código: [Selecionar]
g++ programa.cpp -o programa

se vc precisar criar um arquivo .o para linkar nos seu projetos vc usa a flag -c assim

Código: [Selecionar]
g++ -c teste.cpp     
*** no gcc é igual a sintaxe do uso do gcc e g++ é a mesma ok

depois tu linka assim

Código: [Selecionar]
g++ programa.cpp -o programa teste.o

qualquer dúvida é só tu postar que todos nos aqui vamos estar disposto a ajudar t++

Offline luizvd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2007, 09:54 »
Ainda sobre as IDEs, tente o Geany (tem nos repositórios, só não lembro se precisa habilitar o universe e o multiverse).

Foi a que achei mais parecida com o DevC++ do Windows.

O Anjuta na hora de compilar cria os arquivos make, makefile, etc... não entendo muito disso (até agora uso o C++ mais para trabalhos de faculdade).

Com o Geany, basta dar F9 para compilar e F5 para executar. Sem muita configuração.

[ ]'s
Luiz

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 10:23 »
Procure tambem o CodeBlocks http://www.codeblocks.org/
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2007, 00:01 »
estou usando kdevelop e para mim ate agora foi o melhor, ja usei o geany e tbm é muito bom, porem o geany não cria projetos, portanto não cria os make_files nem nada é só um editor mesmo, um editor bom porem pesado é o eclipse com o plugin CDT, o anjuta usei uns dois dias e não gostei, como uso o KDE como desktop manager, uso o kdevelop, agora vai de tua preferencia ir provando um a um e escolher um para ficar em definito, bons estudos e t++

Offline AsA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2007, 08:23 »
estou tentando instalar o Qt open source da Trolltech e também o anjuta, mas ainda não consegui nenhum dos dois. O Qt estava dando erro na hora da instalação, quando dou o comando "make install", no final ele acusa que alguns parâmetros da GUI estão errados e não finaliza corretamente a instalação.

Quanto ao anjuta, vi pelo ./configure que faltava algumas dependências, como o glib 2.0 e o gdk2+, instalei o glib 2.13.2 mas, quando rodo o ./configure de novo ele ainda pede o glib. Quanto ao gdk2+, baixei do linux.softpedia.com (baixei ambos deste site) a versão mais nova, agora o gdk também pede um monte de dependências. Tem como instalar uma versão do gdk pelo gerenciador ou algo deste tipo? e até mesmo o anjuta? O Qt mandei instalar pelo synaptic, deu tudo certo, mas não apareceu nenhum atalho, ícone ou algo deste tipo, alguém sabe como resolvo isto?

valeu!

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2007, 12:27 »
Em relação ao Qt, ele não cria icone nem nada, se voce instalou ele para usar o designer, voce vai ter que chamar o designer pelo terminal com o comando

Código: [Selecionar]
designer &

em relação ao ajunta, se voce prente usar o anjuta para programar em Qt, eu sinceramente nao aconselho, é totalmente possivel mas o kdevelop tem uma sintaxe highlight bem melhor relativo a Qt, e ja tem gerenciadores de projetos tbm, o anjuta pode ser instalado pelo apt-get, com sudo apt-get install anjuta, mas uma vez te aconselho se voce prentende programar em Qt, usa o kdevelop e o kde, voce vai ter um melhor desempenho no sistema porque o Qt ja é a biblioteca padrão do kde, é isso ai t++

Offline AsA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2007, 13:45 »
e agora? eu uso o gnome, uso o ubuntu feisty 7.04. O anjuta não é para o gnome?

Diego, estou querendo um bom IDE para desenvolver softwares em C++ que substitua o VS 2005 + Qt. Eu preciso de uma IDE que dê um bom suporte para GUI`s. Pelo visto você progama, me dê uma dica, pois, tem tantos softwares e cada um fala uma coisa. Sua opinião pessoal?

Valeu!

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2007, 14:01 »
sinceramente só conheço o anjuta, mas acho muito porreiro. e quanto a não perceberem, isso porque não perderam nem 2 minutos com ele! tecla F9 compila, F11, cria o executavel, F3 executa!

isto falando só em C, não sei se será bom ou não para C++. o que é certo é que por vezes encontra-se alguns bugs, o que tambem acontece noutros (bugs só de cores das palavras). não sei muito bem trabalhar é no debbuging do programa, se alguem me explicasse eu agradecia imenso, para alem de que se houver um programa que faça melhor o debbuging, eu agradecia tambem!

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2007, 14:02 »
e agora? eu uso o gnome, uso o ubuntu feisty 7.04. O anjuta não é para o gnome?

Diego, estou querendo um bom IDE para desenvolver softwares em C++ que substitua o VS 2005 + Qt. Eu preciso de uma IDE que dê um bom suporte para GUI`s. Pelo visto você progama, me dê uma dica, pois, tem tantos softwares e cada um fala uma coisa. Sua opinião pessoal?

Valeu!

Anjuta é para gnome, voce programa em C++ ne, pq Qt é em C++, então te aconselho o designer é bem simples de usar vc cria interfaces facilmente e ja tem o editor de codigos no proprio designer onde voce cria suas funções,

sinceramente só conheço o anjuta, mas acho muito porreiro. e quanto a não perceberem, isso porque não perderam nem 2 minutos com ele! tecla F9 compila, F11, cria o executavel, F3 executa!

isto falando só em C, não sei se será bom ou não para C++. o que é certo é que por vezes encontra-se alguns bugs, o que tambem acontece noutros (bugs só de cores das palavras). não sei muito bem trabalhar é no debbuging do programa, se alguem me explicasse eu agradecia imenso, para alem de que se houver um programa que faça melhor o debbuging, eu agradecia tambem!

te aconselho usar gdb, se usa assim

Código: [Selecionar]
gdb progama

onde programa é o executavel que tu compilou depois executa o run

Código: [Selecionar]
run

e ele executa seu programa debugando, se encontrar um erro ele te fala em qual função é, de uma pesquisa no google sobre gdb para aprender alguns comandos dele t++

AsA aqui vai um screen do designer

« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 14:15 por Diego_Rocha »

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2007, 14:48 »
sim, eu conheço o gdb, mas keria em ambiente grafico, do tipo ver a mudança de valores de variaveis, por exemplo. eu sei que o anjuta usa o gdb, mas não sei bem de que forma funciona o debug, se é em ambiente grafico ou não. o que eu queria era em abiente grafico

Offline Diego_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 372
  • Slackware current
    • Ver perfil
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2007, 14:57 »
sim, eu conheço o gdb, mas keria em ambiente grafico, do tipo ver a mudança de valores de variaveis, por exemplo. eu sei que o anjuta usa o gdb, mas não sei bem de que forma funciona o debug, se é em ambiente grafico ou não. o que eu queria era em abiente grafico

Se eu não me engano tem o xgdb, nunca usei por isso nem sei como ele funciona

Darcamo

  • Visitante
Re: IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2007, 15:05 »
Uso Gnome e mesmo assim uso kdevelop. Gosto mais dele e não tem problema usar no Gnome (eu instalo as bibliotecas necessárias do kde para usar o kile de qualquer maneira).

Tecnicamente você não precisa de uma IDE para programar, só precisa de um editor de texto e do compilador. Por isso tantas opções e tantas opiniões diferentes. Questão de gosto. Gosto de usar uma IDE porque não preciso me preocupar em criar makefiles e é mais fácil de debugar na IDE do que ficar usando os comandos gdb (não estou dizendo que o gdb é difícil de usar, ele é muito bom e você pode usá-lo diretamente se preferir).

O suporte para programar interface gráfica não é dado pela IDE, mas sim pelas bibliotecas que para a interface gráfica. O que a IDE pode fazer para você é algo como incluir os flags para o compilador e para o linker para usar a interface gráfica em questão. Mas isso normalmente é uma das primeiras coisas que você encontra na documentação da interface gráfica então esse "suporte" da IDE não é algo que faz tanta falta assim. O que é importance é que a IDE forneça um lugar para setar essas flags. Para programar com a GTKmm no kdevelop, por exemplo, basta criar um projeto simples do "hello world" e depois ir no menu
Project>Project Options>Configure Options
Você vai ver os campos para colocar o CPPFLAGS e o LDFLAGS
Basta colocar `pkg-config gtkmm-2.4 --cflag` no CPPFLAGS e
`pkg-config gtkmm-2.4 --libs` no LDFLAGS.
Com QT ou qualquer outra é a mesma coisa.