Eu sou estudante de redes de computadores e de montagem e manutenção, também de computadores.
Sempre uso o meu PC em dual boot: GNU/Linux Ubuntu 7.04 Feisty Fawn e Windows XP Professional Service Pack 2 Cracked.
Uso o Ubuntu desde mais ou menos outubro/novembro de 2006.
Antes de prosseguir, gostaria de dizer que cada um tem a sua opinião, não precisa concordar ou discordar comigo, pois isso não vai tornar o sistema melhor ou pior, mais fácil ou mais difícil...Cada um usa o que melhor atende a suas necessidades. Chega de enrolar, você está aqui para ler o meu depoimento, como é grande muitos vão descartar de cara, mas vamos lá, há quem leia:
NO MEU CASO:
Pentium D, 80 GB HD, 1 GB RAM, Linux e Windows em rede doméstica por meio de roteador, ligado a um cable modem da Vírtua.
Som e vídeo:
Ubuntu: durante a instalação detecta tudo, menos a placa de vídeo, aí tenho que ir ao Guia Dapper e ler como proceder, não tem como gravar de cor e mesmo assim é difícil para os leigos, qualquer coisinha errada e perde a interface gráfica e o som detectado é mais alto, mas não tem uma boa qualidade quanto do win xp com o controle SoundMax.
Win XP: durante a instalação detecta tudo, menos o som e a placa de vídeo, porém é muito mais fácil de instalar tanto o som quanto a placa de vídeo, isso até os leigos fazem com cd de instalação.
Rede:
Ubuntu: cable modem e roteador são fáceis, pois foram detectados, mas muitos usuários apanham na discada e na ADSL.
Win XP: cable modem, discada e rotreador também são fáceis, ADSL geralmente um CD de instalação resolve.
Vírus:
Ubuntu: Existem vírus para Linux, porém é muito raro pegar, nunca ouví ninguém falar que pegou vírus no Linux, mas não custa nada instalar um antivírus para previnir.
Win XP: Precisa falar? Ter um antivírus nem sempre adianta, a situação é crítica, principalmente para os leigos. Vírus no windows cai igual água em cachoeira.
Firewall: