Eu sou estudante de redes de computadores e de montagem e manutenção, também de computadores.
Sempre uso o meu PC em dual boot: GNU/Linux Ubuntu 7.04 Feisty Fawn e Windows XP Professional Service Pack 2 Cracked.
Uso o Ubuntu desde mais ou menos outubro/novembro de 2006.
Antes de prosseguir, gostaria de dizer que cada um tem a sua opinião, não precisa concordar ou discordar comigo, pois isso não vai tornar o sistema melhor ou pior, mais fácil ou mais difícil...Cada um usa o que melhor atende a suas necessidades. Chega de enrolar, você está aqui para ler o meu depoimento, como é grande muitos vão descartar de cara, mas vamos lá, há quem leia:
NO MEU CASO:
Pentium D, 80 GB HD, 1 GB RAM, Linux e Windows em rede doméstica por meio de roteador, ligado a um cable modem da Vírtua.
Som e vídeo:
Ubuntu: durante a instalação detecta tudo, menos a placa de vídeo, aí tenho que ir ao Guia Dapper e ler como proceder, não tem como gravar de cor e mesmo assim é difícil para os leigos, qualquer coisinha errada e perde a interface gráfica e o som detectado é mais alto, mas não tem uma boa qualidade quanto do win xp com o controle SoundMax.
Win XP: durante a instalação detecta tudo, menos o som e a placa de vídeo, porém é muito mais fácil de instalar tanto o som quanto a placa de vídeo, isso até os leigos fazem com cd de instalação.
Rede:
Ubuntu: cable modem e roteador são fáceis, pois foram detectados, mas muitos usuários apanham na discada e na ADSL.
Win XP: cable modem, discada e rotreador também são fáceis, ADSL geralmente um CD de instalação resolve.
Vírus:
Ubuntu: Existem vírus para Linux, porém é muito raro pegar, nunca ouví ninguém falar que pegou vírus no Linux, mas não custa nada instalar um antivírus para previnir.
Win XP: Precisa falar? Ter um antivírus nem sempre adianta, a situação é crítica, principalmente para os leigos. Vírus no windows cai igual água em cachoeira.
Firewall:
Ubuntu: Muito bom (IPTables), mas não é fácil mexer nas suas configurações. Para um leigo, pode esquecer de tentar mexer nele.
Win XP: Mais ou menos( O que vem no windows). É fácil ativar e fazer uma configuração basiquinha, porém é ruim se comparado ao IPTables.
Instalar programas:
Ubuntu: Pelo Synaptic até minha avó. Agora, sem Synaptic é osso e tem poucos programas para Linux, se comparado ao Windows e o Wine é horrível, fica travando, credo.
Win XP: Fácil, porém mais chance de pegar vírus ou trojan. Na minha opinião essa é talvez a melhor parte do windows: gifantesca quantidade de softwares, tem software pra tudo.
Linha de comando:
Ubuntu: Uma maravilha, adoro fuçar o terminal, os comandos são fáceis de guardar.
Win XP: Péssimo, odeio o Prompt do DOS, é horrível, feioso, comandos chatos e que geralmente não de tão a saída que você estava esperando, cheia de detalhes, como no Linux.
Instalação do sistema:
Ubuntu: Rápido e fácil.
Win XP: Chata e demorada.
preço:
Ubuntu: grátis e até te mandam cd, é a única distribuição que faz isso.
Win XP: cerca de R$ 200,00.
celular:
Ubuntu: desistí de mexer no celular pelo Ubuntu, testei o Gnokii, Gammu, Wammu, são horríveis e não transferem arquivos, apenas pode-se mandar mensagem e ver a lista de contatos.
Win XP: Nesse aspecto é uma maravilha, o programa faz tudo o que você quer e mais um pouco.
Música:
Ubuntu: Não toca MP3 por padrão. Até um leigo descobrir, já desinstalou o sistema.
Win XP: Não toca OGG por padrão.
Travamentos:
Ubuntu: ocorre com menos frequência, mas porém coisas estranhas acontecem, uma vez a música de introdução não parou de tocar e travou a tela, eu tinha acabado de ligar o PC.
Win XP: ocorre com um pouco mais de frequência, pois o gerenciamento de processos não é tão eficaz quanto no Linux.
Personalização:
Ubuntu: achei o ubuntu mais fácil de se personalizar, os painéis, menus...
Win XP: Também é fácil.
Jogos:
Eu não jogo, porém levarei em conta meu irmão que ama CM, Brasfoot, FIFA...
Ubuntu: Desistiu, não presta para jogos do tipo. Os instalou pelo Wine e ficaram horríveis, péssimos.
Win XP: Maravilha.
concluindo:
Eu gosto, pra falar a verdadee, o mesmo tanto dos 2. Há quem chama o windows de ruindows, mas chega no Linux e não sabe fazer nada e há quem fala que o Linux é ruim e dífícil, mas nunca mexeu, ou já usou algum ruinzão, tipo o Kurumin ou o Muriqui.
Eu uso os 2, o que não dá pra fazer em um eu faço no outro e o Ubuntu e o Win XP conseguem me satisfazer nas necessidades básicas, pelos editores de texto, players de música, programas educacionais para mim( ethereal...) e mexer na Internet no geral.
Acho que tanto um quanto outro, precisam melhorar e muito. Aguardo melhorias na próxima versão do Ubuntu e que o Win Vista seja tão bom quanto a Microsoft diz e que eu ache um pirata para copiar, porque não rola pagar R$ 400,00 por um sistema operacional, é muito.
FLW galera.