Autor Tópico: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos-resolvido  (Lida 5370 vezes)

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Sendo um usuário iniciante, ficaria grato se alguém pudesse me dar uma explicação menos técnica e mais objetiva sobre o polêmico tema gnome/kde.
como exemplo, vamos considerar o " K3B e o K9COPY"; qual seria a diferença de instalação/visualização/funcionamento destes dois softs, nos dois ambientes citados;
se alguém tiver algum outro exemplo que possa esclarecer mais objetivamente sobre o assunto, ficaria agradecido.Até...
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 21:10 por Kenedy »

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 09:55 »
Bem esses programas que você citou usam a biblioteca Qt que é mais recomendada ser usada no ambiente KDE, pois ali eles rodariam mais leves. Se você rodar no Gnome, eles irão carregar as bibliotecas do KDE, que deixarão o sistema um pouco mais lento. Para gnome, é recomendável usar programas em GTK.

Resumindo: Gnome tem menus mais simples e limpos, KDE possui mais opções nos Menus e por isso se torna um pouco mais (sujo).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 12:45 »
e como vou saber qual os programas que estão em GTK...ou em KDE...

Offline Irio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
    • Estação Musical
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 13:05 »
e como vou saber qual os programas que estão em GTK...ou em KDE...

« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 13:18 por Irio »
(PROCESSOR) ADM Sempron(tm) Processor 2600+ 1.6GHz
(MOTHERBOARD) PCChips M861G v1.6a
(GRAPHICS) VIA K8M800 64MB
(MEMORY) SAMSUNG 1GB RAM DDR
(MEMORY) Elixir 256MB RAM DDR
(HD) SAMSUNG SP2514N 250GB PATA
(CD-RW) LG HL-DT-ST GCE-8527B
(DVD-RW) LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B
(OS) Ubuntu 7.04

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2007, 13:14 »
Normalmente os programas KDE tem K no nome, e os GTK tem G.
Gaim, Kopete, AmaroK, K3b, Gppp, e por aí vai.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2007, 14:02 »
Esse negócio de ficar mais lento é meio lenda hein... a menos que vocês tenham pouca RAM.

Imagina o seguinte:

-> Tela de login
-> Inicia o Gnome
-> Tempo para carregar a biblioteca GTK na memória
-> Abrir o Nautilus
-> Nautilus aberto!
Nesse ponto se você abrir qualquer aplicação da GTK ela já vai estar na memória e por isso a impressão de que é rápida, mas se você escolher um programa da QT...

-> Abrir AmaroK
-> Tempo para carregar a biblioteca QT na memória
-> AmaroK aberto!
sacou?

Agora com as duas libs carregadas não vai ter tanta diferença de performance, e se você começou com o KDE e abriu uma app do Gnome é só inverter os fatos.

Resumo dos fatos: use o que você achar mais confortável, bonito, útil.

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2007, 11:08 »
Rapaz, concordo plenamente com você. É a mesma visão que tenho sobre os dois desktops. Gosto dos dois, mas tem alguns programas do QT que acredito que levam vantagem sobre o GTK. Assim também acontece com o GTK sobre a QT. Por exemplo, programas QT que mais gosto:
K3B, koverartist, k9copy
Programas GTK que mais gosto:
Firefox, Evolution.
Quanto às interfaces, devido à minha crença que o ser humano tem fases, ou seja, tem humor diferenciado dependendo do dia, gosto das duas. Depende do meu humor e da minha vontade de utilizar um ou outro. Algumas coisas como os papéis de parede em SVG no KDE eu gosto bastante. Também gosto de poder utilizar os temas de mouse no Gnome sem ter que reiniciar o X. E assim por diante...


Esse negócio de ficar mais lento é meio lenda hein... a menos que vocês tenham pouca RAM.

Imagina o seguinte:

-> Tela de login
-> Inicia o Gnome
-> Tempo para carregar a biblioteca GTK na memória
-> Abrir o Nautilus
-> Nautilus aberto!
Nesse ponto se você abrir qualquer aplicação da GTK ela já vai estar na memória e por isso a impressão de que é rápida, mas se você escolher um programa da QT...

-> Abrir AmaroK
-> Tempo para carregar a biblioteca QT na memória
-> AmaroK aberto!
sacou?

Agora com as duas libs carregadas não vai ter tanta diferença de performance, e se você começou com o KDE e abriu uma app do Gnome é só inverter os fatos.

Resumo dos fatos: use o que você achar mais confortável, bonito, útil.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2007, 13:52 »
Sendo um usuário iniciante, ficaria grato se alguém pudesse me dar uma explicação menos técnica e mais objetiva sobre o polêmico tema gnome/kde.
como exemplo, vamos considerar o " K3B e o K9COPY"; qual seria a diferença de instalação/visualização/funcionamento destes dois softs, nos dois ambientes citados;
se alguém tiver algum outro exemplo que possa esclarecer mais objetivamente sobre o assunto, ficaria agradecido.Até...

Antes de tudo, eu recomendaria utilizar as duas interfaces, você pode ter as duas instaladas no mesmo sistema.

Utilize-as e decida-se pela que você melhor se adaptar, num primeiro momento esqueça siglas como GTK ou Qt, você não precisa se preocupar com isso para ter um desktop funcional, nem se preocupar sobre qual programa é do KDE ou qual é o do GNOME.

Informações mais detalhadas sobre as interfaces, e algumas imagens, você pode encontrar na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/KDE

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME

No mais, também concordo com o que o Cofor e o ricardorrm disseram, boa parte dessa história do sistema ficar mais lento é lenda, eu uso softwares das duas interfaces e não vejo grande diferença no desempenho, aliás, ouso dizer que em algumas aplicações nem há diferenças.

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2007, 18:20 »
Gosto é gosto é não se discute, e não vi diferença de desempenho entre as duas interfaces, mas já notei que para quem não gosta muito de ficar mexendo nas configurações, normalmente prefere o gnome. Já para os que gostam de personalizar cada minimo detalhe, como eu, preferem o KDE. Mas tem dia que uso o gnome, tem dia que uso o KDE, pois se tiver memoria, micro bom e HD com espaço sobrando, instale não só este dois como os outros como o fluxbox, xfce e tantas outros gerenciadores que todos eles tem seus encantos e adpetos!!! E assim, vc vai usando de acordo com o sue humor no dia...
Pelo menos você tem escolhas e opções, o que não podemos dizer do outro sistema proprietario.
Alias se tiver placa de video bom, não deixe de ver o beryl também!!!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2007, 18:23 »
mas já notei que para quem não gosta muito de ficar mexendo nas configurações, normalmente prefere o gnome. Já para os que gostam de personalizar cada minimo detalhe, como eu, preferem o KDE.

Concordo plenamente, e isso resume o perfil dos usuários. Por exemplo o leo2005 prefere o Kde, já eu prefiro o Gnome, pq eu tinha parado pra pensar que não gosto muito de ficar mexendo em configurações....  ;D

Pensa em qual é seu estilo....  ;) O Linus Torvalds gosta do Kde... Eu gosto do Gnome, vc pode gostar de todos... rsrs vai de cada um.
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: gostaria de uma comparação "gnome e kde" citando exemplos-resolvido
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2007, 12:02 »
Nada de Gnome ou KDE:  CDE RULES!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.