gusbrito, penso que talvez tu não saiba exatamente o que é o Ubuntu, talvez tu tenha visto que este é um fórum de ajuda que fala sobre programas de computador e resolveu criar um perfil e lançar tua dúvida aqui e ver se alguém te ajudava a encontrar a solução... Se quer aproveitar a oportunidade pra conhecer mais o sistema
dá uma conferida nesse link.
Até onde sei não é possível trocar o idioma padrão do Windows e do MS-Office. Se for mesmo o caso, tua única opção seria adquirir outra cópia do programa no teu idioma, pagando uma nova licença. Uma forma de evitar os custos da licença seria apelar pra pirataria de software, mas isso é crime previsto em lei, então se optar por isso é importante que esteja consciente das conseqüências negativas, que incluem desde um software de má qualidade ou incompleto, até complicações judiciais.
Mas existem opções ao Office da Microsoft. Aqui no Ubuntu, vem instalado por pádrão o
OpenOffice.org, também chamado por aqui de BrOffice.org. É uma suite office muito completa, possui editor de textos, planilhas, programa para apresentações, base de dados, gráficos vetoriais, entre outros. É um programa totalmente livre, tem o código aberto e não custa nenhum centavo. E há uma versão para Windows. Talvez eu esteja chovendo no molhado e tu já conheça o programa, não sei se já usou alguma vez. Se não, talvez seja a oportunidade de dar uma conferida...
O pessoal deu uma zoada com tua pergunta, normal hehe... Ubuntu é
Software Livre, que possui uma filosofia diametralmente oposta a proposta do software proprietário, como o da Microsoft. Então acho que a reação indignada da galera nesse caso é natural.
Mas a dica tá dada, se quiser buscar alternativas e conhecer estes programas é só seguir os links!