Se existe um encoder de wma para Linux, por favor, diga qual é. Eu, pelo menos, nunca soube que existisse. Até agora pensei que só fosse possível via Wine.
A comparação que fiz entre wma e mp3 foi ripando diretamente dos cds, não convertendo de um formato para outro. O que eu notei foi que mesmo usando o mesmo bitrate , 128, para wma e mp3, o mp3 ficou melhor. A vantagem do wma é para bitrates baixos. Um wma em 64 fica até aceitável, dependendo da música, claro, pois tem umas que ficam horríveis, já um mp3 com 64 fica bem inferior. Mas o que eu notei no wma é que a música fica distorcida qualquer que seja o bitrate. Na maioria das músicas até passa, mas em algumas a distorção fica irritante. Mas é claro que foi um teste na base do ouvidômetro, isso depende do ouvido de cada um. Tem gente que jura que um wma de 96 é superior a um mp3 de 192.
Para quem usa um player de mp3 com pouca memória, o que eu aconselharia é usar bitrate variável. É a melhor forma de usar menos espaço, mas mantendo a qualidade. Também existem formatos mais avançados, como o ogg vorbis e o aac, mas não é qualquer player que suporta.