Autor Tópico: Brasil deverá expedir mais de seis milhões de certificados digitais  (Lida 2752 vezes)

arlei

  • Visitante
Especialistas em Segurança de Informações virtuais são unânimes em afirmar que, a julgar pelas mais recentes iniciativas de bancos, autarquias e associações, serão expedidos mais de 6 milhões de certificados digitais (CDs) a usuários no Brasil durante esse ano, todos seguindo o padrão da ICP-Brasil. Essa expectativa vai garantir à indústria de soluções tecnológicas a economia de escala necessária para baratear hardwares e software, tornando ainda mais acessível essa ferramenta a todos os internautas brasileiros.

A Certificação Digital - e seus derivados como a Assinatura Eletrônica do Internauta, o e-CPF e o e-CNPJ - é uma ferramenta tecnológica que triplica os níveis de segurança de informações virtuais e viabiliza o crescimento do e-commerce e do Home Banking no País.

O diretor de Tecnologia da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Carlos Eduardo Correa da Fonseca, diz que a entidade envolveu-se em campanhas de massificação do uso da CD desde 2004, justamente por julgá-las o meio mais eficaz para diminuir a incidência de fraudes eletrônicas que atrapalham o crescimento de comércio, transferências de pagamentos e documentos pela Internet.

"O padrão ICP-Brasil presente nas certificações é o ponto mais alto da segurança em Internet, pois identifica quem emitiu a mensagem, assim a CD é suficiente para dar validade jurídica a qualquer documento transacionado no mundo virtual", completa. A Febraban e outras instituições, como o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e autarquias, perseguem esse objetivo desde janeiro de 2005 quando da assinatura do protocolo que criou o padrão nacional.

Para Maurício Coelho, diretor de Infra-estrutura de Chaves Públicas do ITI a massificação do uso de certificação digital no País é irreversível. Ele projeta que, nos próximos três anos, serão emitidos cinco milhões de certificados apenas no programa Conectividade Social, operado pela Caixa.

"Para pessoas jurídicas, a massificação está bem encaminhada e o maior desafio agora está em relação aos cidadãos, para os quais devemos oferecer benefícios atraentes, como em Previdência e Assistência Social", observa Coelho. Ele cita como um exemplo de levar a iniciativa para o consumidor final, o projeto piloto do INSS do Rio de Janeiro, onde foram expedidos cinco mil certificados ICP-Brasil para uso interno. A intenção é estender o projeto para as demais unidades do País e seus beneficiários.

Fonte: Módulo Security News

Bem, eu a 2 anos ja uso certificação digital do tipo A1 para acessar os serviços de internet banking do meu banco, tanto que infelizmente tenho que manter ainda o windows em meu note, porque essa "derma" só funciona com a dupla windows + IE, mais que por questões obvias prefiro assim.
Meu banco agora esta me contatando para alterar o tipo de certificação, pois estão implementando o tipo A3 com e-CPF, que é usado a partir de um smart card ou token USB, mais que pelo que vi também só funciona com o janelas da vida.
Solicitei informações ao suporte tanto do banco como da Certisign sobre como utilizar a partir de um desktop Linux, então por enquanto estou aqui aguardando retorno, mais conforme ja antecipei acima acho que não vai rolar.

T+
Arlei



Offline rboliver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Brasil deverá expedir mais de seis milhões de certificados digitais
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2007, 11:26 »
Arlei,

Talvez nem tudo esteja perdido, esse tutorial parece interessante e fala exatamente deste assunto:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2466

Um [ ]

Rubens

arlei

  • Visitante
Re: Brasil deverá expedir mais de seis milhões de certificados digitais
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2007, 15:34 »
Que beleza amigo,

com essa sua dica acho que conseguirei me livrar de vez do windows, pelo menos lá em casa.

Valeu!!

T+
Arlei

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Brasil deverá expedir mais de seis milhões de certificados digitais
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 21:12 »
Eu vi uma matéria num jornal, recentemente, e gostei desse sistema. O problema é o preço... R$300,00!!!

Pra mim não dá.


arlei

  • Visitante
Re: Brasil deverá expedir mais de seis milhões de certificados digitais
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2007, 08:39 »
Eu vi uma matéria num jornal, recentemente, e gostei desse sistema. O problema é o preço... R$300,00!!!
Pra mim não dá.

Pois é Kamei,

até pelo que meu banco tinha informado o valor passa disso, porém eu não tive nenhum custo, ou seja, meu banco (BB) que me ofereceu o serviço gratuitamente.
Na realidade a anos já usava o processo de certificação do BB pelo tipo A1, aquele renovado anualmente e que vc apenas baixa do site do banco o certificado e instala na maquina que vc acessa, então o banco me contatou e ofereceu este novo sistema com e-CPF (A3) gratuito, e lógico, topei.

T+
Arlei