Autor Tópico: Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!  (Lida 15991 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Online: 01 de Dezembro de 2005, 02:47 »
É isso aí pessoal, até o tio Morimoto está dando a maior atenção ao nosso Ubuntu. Um Guia de instalação e configuração do nosso Ubuntu, todo em Português e com a qualidade dos Guias do Morimoto.

Achei Show de bola. Me explicou coisas do instalador que nem sabia que existiam. :)

Ele explica coisas do Gnome, KDE, Firestarter, Drivers da Nvidia, Wireless e ADSL; Drivers adicionais e VMware; Root, sudo e terminal; Pendrive e CD-ROM; Impressoras e etc. ...


Leitura obrigatória para os iniciantes no Ubuntu. Vai poupar muita dor de cabeça ( aos iniciantes) e perguntas aos moderadores do Fórum. :)

Link do Guia:

http://www.guiadohardware.net/guias/02/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline saulodebaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2005, 08:59 »
O bizu do firewall tá tri bom.
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2005, 09:11 »
Nao  sabia dessa opcao de boot "linux archive-copier/copy=false" na tela de boot.

O instalador do Ubuntu copia cerca de 300 MB de pacotes, que podem ser instalados posteriormente pelo apt-get, sem que você precisa ficar fornecendo o CD de instalação. Para desabilitar esta cópia, economizando espaço e tornando a instalação mais rápida
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2005, 09:15 »
Legal. Gostei. Parabens tambem ao Morimoto que mesmo tendo uma distro concorrente, preocupa-se em divulgar dicas do Ubuntu. Se bem que se alguem colocar um post deste tipo no seu forum eh logo bloqueado.
Galactus, em noticias quentes, vc eh mesmo campeao.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2005, 09:18 »
bem legal. eu gosto do texto do morimoto, mas eu acho que ele deveria tratar melhor a formatação dele, tipo usar uma largura menor, sem texto justificado, dividir a página em tópicos e em subpáginas, etc.

a extensão da página me assusta, ahuehauhh

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2005, 10:19 »
muito bom galera

nosso guru  tupiniquim nos brindando com mais um artigo muito bom

abraços

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2005, 20:38 »
essa eu realmente não esperava, pra mim o Morimoto detestava qualquer concorrência ao Kurumin :P

obrigado mais uma vez, galactus!
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2005, 12:51 »
Citação de: "LaSSarD"
essa eu realmente não esperava, pra mim o Morimoto detestava qualquer concorrência ao Kurumin :P

obrigado mais uma vez, galactus!


O Morimoto sabe que o Kurumin é uma distro bem iniciante (inclusive, eu comecei por ele), ele sabe que uma hora ou outra as pessoas vão mudar para uma distro mais "profissional".
Nada melhor que escrever um "Guia" de uma distribuição que vem crescendo absurdamente.

Nunca vi nada parecido com este crescimento do Ubuntu.
É até assustador!

A única coisa em que não gosto do ubuntu, é o fato de ele só ter 1CD, devia ter pelo menos 3, com mais aplicações, compiladores, biblicotecas -dev e tal...

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2005, 14:11 »
Não sei, acho que se tivessem muitos CDs ia até assustar o pessoal. Eu nunca testei o SuSe exatamente por isso: 5 CDs não é pra qualquer um >.<
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2005, 14:33 »
Como já disse no boteco, aquelas distros que vem com vários CDs, pra mim é desvantagem. Além do tempo e trabalho para queimar os cds, estes ficam logo obsoletos. Veja o caso do Suse há um pouco mais de um mes lançou a versão 10.0 com 5 cds, mas o openoffice não era o final, o firefox e o thunderbird já estão ultrapassados e assim por diante. Logo temos mais 5 cds na versão 10.1.
Realmente , como diz o Lassard, é de ficar assustado  com 5 cds para fazer download  não é para qualquer um.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline rafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2005, 14:52 »
Citação de: "biohazard"
Nao  sabia dessa opcao de boot "linux archive-copier/copy=false" na tela de boot.

O instalador do Ubuntu copia cerca de 300 MB de pacotes, que podem ser instalados posteriormente pelo apt-get, sem que você precisa ficar fornecendo o CD de instalação. Para desabilitar esta cópia, economizando espaço e tornando a instalação mais rápida


E para quem não utilizow essa opção na instalação? Tem como remover esses 300Mb de pacotes ociosos?? Pois estow com pouco espaço em disco e com 300Mb a mais jah me ajudaria bastanteee  :P Diz alguma coisa a respeito disso no livro? :?:

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2005, 14:54 »
Eu Prefiro espera 6 Meses por cada versao em 1 CD com softwares atualizados , do que ter que baxar 47124174 CDS a cada vez que eles decidem que vai sair uma nova versao !

 1 CD 1 CD 1 CD 1 CD 1 CD 1 CD 1 CD 1 CD  !


:D
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2005, 16:03 »
Sem contar que são 5x mais chances de md5sum com problema, 5x mais chances de problema durante a gravação do Cd´s, que foi oque aconteceu comigo, na primeira tentativa, 1 e 5 deram bons, e o 2,3 e 4, com problema, tentei repetir estes e desta vez o 4 passou, mas o 2 e 3 deram pau denovo.

Resumo da missa, 5 cd-r perdidos, 3 cd´s do SUSE em bom estado (oque não serve de nada, pois sem instalar os 5 o sistema não roda) e minha certeza de manter o dual boot Ubuntu e Kuruma, sem alterações.

E era isso,
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2005, 17:39 »
Citação de: "rafael"
E para quem não utilizow essa opção na instalação? Tem como remover esses 300Mb de pacotes ociosos?? Pois estow com pouco espaço em disco e com 300Mb a mais jah me ajudaria bastanteee  :P Diz alguma coisa a respeito disso no livro? :?:

Tenta sudo apt-get clean. Já libera um pouco...
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline maurogf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Guia do Ubuntu por Carlos E. Morimoto !!!
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2005, 17:44 »
Que isso pessoal, o negocio agora é um DVD.

CD é coisa do passado.
Valeu,
Mauro Fonseca