Autor Tópico: Upgrade de Kernel com nVidia (fácil e rápido)  (Lida 4655 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Upgrade de Kernel com nVidia (fácil e rápido)
« Online: 28 de Maio de 2007, 02:22 »
Hoje o Ubuntu fez upgrade do Kernel e, como eu tenho o driver da nVidia instalado, o primeiro boot no novo Kernel não sobe o X.

A solução, no entanto, é mais fácil do que nunca. Basta usar o Envy assim que o novo Kernel for instalado e antes de reiniciar o sistema.

Pegue-o aqui (http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.9.4-0ubuntu6_all.deb). Depois, basta instala-lo com o gDebi (duplo clique no pacote).

Agora reinicie pelo novo Kernel e quando, pela quebra do X, vc. for jogado para o modo texto (responda não para a reconfiguração do X), faça login e digite "envy -t" e escolha a opção 1, que é instalar o driver da nVidia. Responda sim quando ele pedir para configurar e X e sim quando ele perguntar se vc. quer subir o X.

Pronto. Seu driver nVidia estará instalado e funcionando no novo Kernel.

Finalmente, mantenha o Envy instalado e refaça os passos acima a cada upgrade do Kernel.

[].
« Última modificação: 28 de Maio de 2007, 02:25 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Upgrade de Kernel com nVidia (fácil e rápido)
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2007, 10:12 »
Opa, valeu aí. Instalei a nova versão do kernel, deu boot por ela e estava preparado para que o X não iniciasse (lendo a dica aqui)... mas a interface gráfica funcionou aqui sem precisar instalar de novo o driver da nvidia.  :D

Instalei o driver da nvidia através do envy (isso quando instalei o ubuntu aqui, a 1 mês atrás). Tudo, inclusive o beryl aparentemente está funcionando normal.

Também tem outra dica que achei em outro site que lida diferente com o erro. Ele instala o linux-restricted-modules-2.6.20-16-generic, mas prestei atenção no gerenciador de atualizações e vi que ele baixou e instalou esse pacote. Vai ver na atualização dele não baixou o pacote. Link: http://www.webtuga.com/2007/05/28/update-do-kernel-do-ubuntu-704-e-problemas-com-o-x11.php

Alguém sabe o que tem de novo esse kernel?

Valeu pessoal!!!

ginho

  • Visitante
Re: Upgrade de Kernel com nVidia (fácil e rápido)
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2007, 10:27 »
Eu acredito que a dica do amigo pinduvoz refere-se apenas a quem tem o driver instalado através do Envy,
no meu caso que tenho o nvidia-glx-new, este foi atualizado pelo sistema e não houve problemas com o X.
Ao ser proposta a instalação do nvidia notei que não havia junto a atualização do kernel, procedi a instalação mesmo assim e ao reiniciar o PC não houve problemas. Após isso abri o Synaptic e procurei pelos pacotes do kernel novo, marquei e instalei. Tudo correu perfeito. Estou usando Kernel 2.6.20.16 e nvidia 9755. O interessante que a versão do nvidia não mudou.

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Upgrade de Kernel com nVidia (fácil e rápido)
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2007, 16:16 »
Caros usuáriso do forum,

A dica do  pinduvoz é excelente para aqueles que optaram instalar os drivers da nvidia sem ser pelos repositórios do Ubuntu 7.04.
Mas mesmo aqueles que fizeram a atualização antes de sua dica e quebraram o x, podem recuperá-lo reineiciando o sistema pelo kernel anterior (que não está com o x quebrado), baixando e instalando o envy da forma que você indicou. Em seguida, volta a iniciar o sistema pelo kernel atualizado (que está com o x quebrado), quando cair no modo texto fazer mais uma vez o que você indicou:  digitar login, senha, envi -t, escolher opção 1 e seguir as recomendações apresentadas. Ao final o x subirá normalmente.

[ ]s,


Franco


Disposto a aprender, disposto a compartilhar