Autor Tópico: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona! [RESOLVIDO O MEU PELO MENOS]  (Lida 6112 vezes)

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Pessoal, seguinte.

Estava eu trabalhando no computador quando o Ubuntu me avisa de novas atualizações. Eram duas a serem baixadas e realmente não me recordo exatamente o nome das mesmas. Fato é que elas foram baixadas, instaladas e fui solicitado a reiniciar o computador para concluir o processo.

Uma vez reiniciado não consegui mais acessar o ambiente gráfico. Vendo o relatório de erros percebi falha ao carregar o drive da placa de vídeo NVIDIA.

Tentei resolver editando o arquivo "xorg.conf", sem sucesso.

Foi então que eu vi que no menu de Boot havia surgido uma nova opção. Ele estava assim:

Citar
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic (recovery mode)
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-15-generic
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
Debian GNU/Linux, kernel memtest86+
Other operating systems:
Microsoft Ruindows XP Professional

Olhando meu backup do arquivo "menu.lst" observei que antes eu não tinha essa versão 2.6.20-16, apenas a 2.6.20-15.

E, de fato, o Ubuntu é iniciado normalmente com a antiga 2.6.20-15. Com exceção do fato de que eu tive que instalar o pacote linux-restricted-modules-2.6.20-15-generic para acessar o Gerenciador de Drivers Restritos. Acho que eu o tinha instalado antes, porque sempre acessava a configuração normalmente.

Sendo assim, alguém saberia explicar o que acontece? Recebi uma atualização do Kernel e minha configuração não está compatível com ela?
« Última modificação: 01 de Junho de 2007, 21:32 por SuperEly »

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2007, 21:33 »
Olá,
Aconteceu comigo também, fiz o seguinte:

Inicializei pelo kernel 2.6.20-15-generic (precione "ESC" antes do boot e selecione este kernel);
Fui em "Sistema" , "Administração", "Gerenciador de Drivers Restritos" e desmarquei o "NVidia".

Após, reinicializei o computador agora utilizando o kernel 2.6.20-16-generic.
Fui em "Sistema" , "Administração", "Gerenciador de Drivers Restritos" e HABILITEI novamente o "NVidia".

O sistema irá te pedir para baixar o pacote linux-restrict da versão 2.6.20-16-generic.

Fiz isso e deu certo. Acho que há algum problema com o gerenciador de driver restritos.

Um abraço,

João Zanella
O conhecimento amplia a vida.

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2007, 21:48 »
Beleza pessoal!!!
Em toda nova atualização de kernel, geralmente, há a necessidade de se instalar novamente o drive de vídeo, no seu caso o drive de vídeo da NVIDIA.O que você pode fazer é entrar em "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic (recovery mode)" e digita "sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg".Qnd você entrar vc seleciona a opção VESA e não a opção NVIDIA ou NV(que geralmmente estão habilitadas).Aí vc segue dando OK e no fim vc digita "sudo reboot".
Quando vc ligar novamente vc escolhe normalmente a opção "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic" e loga normalmente.Quando você logar você escolhe instalar o drive de vídeo direto do site da NVIDIA (o que eu fiz) ou vai em "Sistema" > "Administração"> "Gerenciador de Drivers Restritos" instala o pacote "linux-restrict da versão 2.6.20-16-generic" e seja feliz!!!!
Se você optar por instalar o drive de vídeo no "braço", como eu fiz, siga esse tutorial do amigo Wolwerine que não tem erro...http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18891.msg101983#msg101983
Qualquer dúvida poste de novo que o pessoal te ajuda!!!
Falowssss!!!

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2007, 00:09 »
Hummm... Foi justamente esse tutorial do Wolwerine que usei da primeira vez que instalei os drivers da nvidia.

Vou testar as dicas dos dois. Valeu pelas respostas!

Offline SamNetRio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Aproxime-se e me conheça melhor. :)
    • Ver perfil
    • SamNetRio
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2007, 12:16 »
Hoje o Ubuntu fez upgrade do Kernel e, como eu tenho o driver da nVidia instalado, o primeiro boot no novo Kernel não sobe o X.

A solução, no entanto, é mais fácil do que nunca. Basta usar o Envy assim que o novo Kernel for instalado e antes de reiniciar o sistema.

Pegue-o aqui (http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.9.4-0ubuntu6_all.deb). Depois, basta instala-lo com o gDebi (duplo clique no pacote).

Agora reinicie pelo novo Kernel e quando, pela quebra do X, vc. for jogado para o modo texto (responda não para a reconfiguração do X), faça login e digite "envy -t" e escolha a opção 1, que é instalar o driver da nVidia. Responda sim quando ele pedir para configurar e X e sim quando ele perguntar se vc. quer subir o X.

Pronto. Seu driver nVidia estará instalado e funcionando no novo Kernel.

Finalmente, mantenha o Envy instalado e refaça os passos acima a cada upgrade do Kernel.

Sejam Felizes ;D
Note DV2710us

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2007, 20:06 »
Aqui não deu problema algum com vídeo.
Eu uso uma nVidia gforce 2 mx400

Sobre esse tema - o X cair em toda atualização de kernel, em algumas placas de vídeo -, eu acho uma grande falha da equipe do ubuntu.

Se o lema aqui é fazer uma distro em que o usuário tenha que acessar o mínimo possível o terminal, esse tipo de situação deveria ser prevista e evitada.

O ubuntu dará um grande passo em sua popularização em desktops quando não for mais necessário (porém opcional é claro) o uso de terminal por um usuário leigo para resolver seus problemas.

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2007, 22:53 »
Só pra saber, tenho que fazer tudo isso pra ATI também?

 ::) ::) ::)
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2007, 18:50 »
Galera, desde de que atualizei meu kernel pro 20-16 não consigo fazer o X subir de maneira nenhuma.
Já tentei
dpkg-reconfigure xserver-xorg
já tentei pelo arquivo do site da nvidia via terminal
já tentei pelo envy
e até agora o unico resultado q obtive foi conseguir subir o X sem o driver da nvidia fazendo igual o cara falou ai Sistema > Administração > Drivers Restritos

Já baxei o module restrict
já fiz bastante  coisa e não consigo subir o X


se alguem puder me ajudar
:D


Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2007, 20:41 »
Eu tenho uma VGA nVidia GeForce 6200 TurboCache NX6200TC-TD256E, eu ñ precisei re instalar o driver 3D da VGA.
Atualizei e funcionou perfeitamente. Precisei só reiniciar.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2007, 21:31 »
Nossa, faz é tempo que estou tentando responder aqui mas o fórum nunca funcionava.

Eu consegui deixar tudo beleza!

Primeiro tentei a dica do joao.zanella, mas não funcionou.

Não tentei usar o Envy, porque da última vez que fiz isso o sistema apresentou erros sem precedentes!

Então segui a dica do RodrigoFSS, e reinstalei o driver na mão com o tutorial do Wolwerine. E dessa vez deu tudo certo!

Pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda!  ;)

Offline orlleite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona! [RESOLVIDO O MEU PELO ME
« Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2007, 23:46 »
Ae, o meu problema foi muito sinistro tá?!

Eu, como um newba ubuntuzeiro fiquei muito p*to, hahaha. Xinguei muito, tá?! Mas num vale lembrar esta parte aqui.

O lance foi assim, de manhã tinha acabado de ficar atualizado, Desliguei, e quando cheguei de noite, Liguei. e derrepente congelava no ubuntu, num era no carregando. Ai funcionava, depois parava,.. Eu sinceramente não sabia o que fazer, e digo mais, se num fosse eu ter percebido que no dual boot, (imagine se só tivesse o ubuntu?! tava ferrado, nunca que ia ver as outras opções), tinha 4 opções ai invés de 2 como de sempre. Pensei que eu que estava errado, depois reparei que a de baixo era 15 e não 16. Ai juntei as coisas, e to aqui postando usando o kernel 15. Ufa! Vou fazer a dica de vocês ai para poder ir para o 16 logo.

Acho que devia ser feito ao em relação a isto hein?! Tipo, drivers restritos deveriam ser conferidos antes de concluir a instalação de qualquer kernel novo.

Flws.

Offline TIOZZENGA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Minha placa de vídeo não é tão nova "GeForce4 MX4000" - não instalei o software da NVidia - Meu UBUNTU funciona perfeitamente sem essa instalação.

Agora eu pergunto....

Posso comentar a opção do kernel antigo pro Grub não ficar muito poluido?
Já que além do formidável Ubuntu, ainda tenho o BigLinux e o não desvencilhado WXP-Pró.

PS. Apesar de conhecer o GNU-Linux há tempos, somente agora estou tendo tempo para me aprofundar no sistema, então me considero leigo no assunto.

Offline rcarreiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona! [RESOLVIDO O MEU PELO ME
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2007, 20:47 »
Posso comentar a opção do kernel antigo pro Grub não ficar muito poluido?
Já que além do formidável Ubuntu, ainda tenho o BigLinux e o não desvencilhado WXP-Pró.

Com toda certeza.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

Offline lucianolnx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona!
« Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2007, 15:19 »
Blz, mas minha maquina nao entrar em nenhum kernel no modo grafico, como posso desabilitar os drivesr restritutos?

Offline orlleite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona! [RESOLVIDO O MEU PELO ME
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2007, 21:50 »
Alas cara, usa o buscador. Mas como somos ubuntus...

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Procure por nvidia, substitua por nv. Saia do programa com Control + X, e salve antes de fazer isto.

Reinicie...

Se instalou pelo automatix deveria ter prestado atenção, (isto serve para mim tbm), que você pode mandar restore. automatix-nvidia-restore. (se não me é engano).