Autor Tópico: Compartilhar Internet com Ubuntu  (Lida 5322 vezes)

Mirai

  • Visitante
Compartilhar Internet com Ubuntu
« Online: 01 de Dezembro de 2005, 16:05 »
Bom, primeiramente sou novo no fórum e no ambiente Linux, comecei com o Ubuntu porque me disseram que para iniciantes ele é o mais simples, atualmente estou usando a versão 5.10, tudo pelo Live CD já que quero primeiro me ambientalizar e testar algumas coisas para ai sim realizar a instalação dele e migrar do Windows (não por completamtne senão não vou poder jogar mais Age Of Mythology XD uahua) mas enfim, estou com alguns problemas :

-  Uso banda larga ADSL Speedy e realizei a configuração dela no Linux da seguinte forma :

sudo pppoeconf

segui todas as instruções da tela e ativei minha conexão (pon dsl - provider) e a internet funcionou perfeitamente.

-  Tentei compartilhar a internet com o PC de meu irmão, que é o que eu faço com o Windows, tentei fazer basicamente a mesma coisa do que no Windows só que com comandos do Linux, aqui esta os procedimentos que eu fiz :

sudo modprobe iptable_nat
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
sudo su -
nano /proc/sys/net/ipv4/ip_forward


Editei o arquivo deletando o "0" e colando o "1" no lugar e salvei

Em seguida, configurei a Eth1 (a Eth0 é de onde vem minha internet e é DHCP) com IP fixo em 192.168.0.1 máscara de sub rede de 255.255.255.0 e sem nenhum gateway.

Na máquina de meu irmão configurei como IP 198.162.0.2, máscara de sub rede 255.255.255.0, gateway 192.168.0.1, DNS preferencial em 200.204.0.10 e DNS alternativo 200.204.0.138

Ou seja, a mesma coisa que eu faço no Windows, só que no windows obviamente não tem as linhas de comandos todas acima, e enfim..... nada ocorreu na máquina de meu irmão.

Alguém poderia me dar uma mão? Aonde eu errei? O que eu poderia fazer?

Lembre-se, não sei se vem ao caso, mas estou usando o Live CD, isto funcionando já estarei mega feliz e poderei ir para o Ubutun sem problemas, é que realmente eu preciso desta rede funcionando por isto estou testando antes no Live.

Valeu ae... e sim, eu pesquisei, aliás.... todos estes comandos ai a cima eu achei em um tópico daqui e no ubutunguide.org mas empaquei aqui, desculpem se alguém já postou a resposta, eu realmente não achei.

Mirai

  • Visitante
Compartilhar Internet com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2005, 13:30 »
Só completando.... eu tentei refazer este compartilhamento ontem... tentei da seguinte maneira, embora não tenha dado muito certo :

ifconfig eth1 192.168.0.1
iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.2 -o ppp0 -j MASQUERADE
iptables -t filter -P FORWARD ACCEPT
echo > 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forward


usando as mesmas configurações no PC com o Windows como no tópico anterior.

Basicamente é a mesma coisa do que eu fiz anteriormente, mas quem sabe né.... não funcionou hauuauah acho que meu irmão vai ter que ficar sem internet mesmo, porque estou cada vez mais querendo migrar ao Ubuntu. Sem alguém tiver algum link ou alguma outra idéia.

Ah... em um tópico daqui eu achei um script de compartilhar a internet, mas eu não usei porque eu estou fazendo tudo pelo Live CD.