Autor Tópico: Tem como eu colocar meta-dados nos arquivos/pastar e usar em busca?  (Lida 2694 vezes)

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Olá pessoal.
Existe alguma forma (provavelmente usando algum outro programa) de eu colocar meta-informacoes num arquivo ou pasta e usar isso em uma busca ou categorizacao depois? Seria como os labels do gmail só que no konqueror. Alguem sabe de uma forma?

Obrigado.
Gilliard

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: Tem como eu colocar meta-dados nos arquivos/pastar e usar em busca?
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2007, 21:48 »
O sistema de arquivos EXT3 suporta atributos estendidos. Então você pode associar valores a atributos de um determinado arquivo usando o comando setfattr e depois recuperá-los usando o comando getfattr. Pelo que eu sei não existe ainda uma integração com o ambiente gráfico, contudo isso não quer dizer estritamente que não exista, afinal de contas sempre tem alguém desenvolvendo alguma coisa nova. O sistema de arquivos EXT3 também suporta ACLs que podem ser manipuladas pelos comandos getfacl e setfacl. Os pacotes que você precisa para ter estas ferramentas disponíveis no seu sistema são attr e acl respectivamente, que podem ser instalados via apt-get.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Tem como eu colocar meta-dados nos arquivos/pastar e usar em busca?
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2007, 09:17 »
Obrigado pela resposta. É uma pena que isso nao seja usado na parte gráfica.
Alguém aí sabe se o Dolphin vai implementar algo desse tipo?
Gilliard