Autor Tópico: Melhor de Três na PC Master Edição 103  (Lida 16420 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Online: 02 de Dezembro de 2005, 07:28 »
A revista Linux PC Master deste mes (12-2005) vem com uma reportagem com o nome de "Melhor de Três" . Foram testadas as 3 melhores distros da atualidade,segundo ela, atribuindo notas para as funções Desktop e Servidor de cada uma.

O resultado foi o seguinte:
   Suse 10.0
Desktop: nota 9,5
Servidor: nota 8,0
Modo de instalação: Gráfico e automático
   Mandriva 2006
Desktop: nota 8,0
Servidor: nota 6,0
Modo de instalação: Gráfico e automático
   Ubuntu 5.10
Desktop: nota 7,0
Servidor: nota 5,0
Modo de instalação: Texto e manual

Achei o resultado polemico e seria interessante que quem tivesse lido este "Review", postasse aqui sua opinião.
O primeiro comentário a fazer é sobre o ítem "Suporte nativo ao português" onde a revista coloca um SIM para o Mandriva e Suse e um NÃO para o Ubuntu. Será?
Outros ítens que acho que influenciaram na pontuação foram: Modo de instalação e facilidade de integração com os gerenciadores de janelas KDE e Gnome.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2005, 08:49 »
Quanto ao suporte nativo a português a revista está correta, o ubuntu não traz suporte nativo ao português"completo" no CD de instalação você deve baixá-los da net, já as outras por terem mais CD´s de instalação trazem a Internacionalização no CD.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2005, 09:43 »
Vou comprar a revista e ler o artigo. Mas do que eu já usei do SUSE 10 e do Ubuntu posso dizer que eles não estão mentindo nas notas.

Quem já passou pelo instalador do SUSE sabe que ele é Show de bola. Sua detecção de Hardware é fantástica também. Ele detectou e já instalou a minha banda larga logo no processo de instalação do sistema.  A parte visual do SUSE 10 também é muito mais bonita que o Ubuntu (estou falando de uma instalação padrão), sem falar na qualidade de imagem que no SUSE também é melhor. O problema é que o SUSE 10 é muito pesado, só fica bom em Máquinas mais "parrudas". No meu sistema até que rodou muito bem, porque tenho muita memória e placa de vídeo off-board. De servidor eu não entendo. O que para mim é muito ruim no SUSE é o suporte aos codecs de Video, que não consegui instalar apesar de ter seguido 3 tutoriais diferentes. E o Fórum do SUSE que é uma droga. O pessoal não te ajuda.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2005, 09:46 »
Não lí a revista, mas no review fala algo sobre reconhecimento de hardware?
Egg

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2005, 11:45 »
O artigo não fala nada de reconhecimento de Hardware.  É bem simples na verdade e não diz quais os critérios usados para essa avaliação.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2005, 12:07 »
Já instalei os 3 em meu micro, quanto ao reconhecimento de hardware,todos foram bons, mas o melhor foi o mandriva que instalou o meu zip drive numa boa. No ubuntu instalei, mas usando alguns comandos e modificando o fstab. Todos reconheceram a minha multifuncional da HP sem necessitar nenhum comando adicional. Na revista é feito uma observação sobre o Suse 10.0. Alguns pacotes, como suporte a MP3, drives da Nvidia e alguns plugins e programas fechados só são encontrados na versão paga.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

temp.

  • Visitante
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2005, 12:40 »
Não sabia disso, cade o ideal do linux aí? Versão paga? Nunca vou usar SuSe.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2005, 13:09 »
Citação de: "temp."
Não sabia disso, cade o ideal do linux aí? Versão paga? Nunca vou usar SuSe.


Como já dizia Richard Stallman "free here means free as in free speech, not free as in free beer".

Software livre não quer dizer software de graça. Alguém tem que pagar a conta.

Artigo: http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/1946

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2005, 13:44 »
na verdade eu acho o SuSe e o Mandriva melhores que o Ubuntu.
escolhi o Ubuntu pq o "suporte" dele é mto melhor aqui no brasil, uma vez que meu inglês é básico.
este fórum, os "guides", são os fatores que me levaram à escolha do Ubuntu...
Além de conseguir instlaar o meu modem USB. (se não fosse isso, estaria no conectiva até hj :D)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2005, 13:59 »
Se fosse eu a dar nota, os critérios seriam outros e as notas, é claro, seriam diferentes.
Considero muito importante o forum de suporte e , neste caso, o ubuntu se sairia vitorioso. É claro que funcionalidade, estabilidade, instalação, etc. , tambem contariam pontos.
O fato de vir com 5 Cds que, aparentemente é um trunfo para uma distro, para outros não é vantagem nenhuma.
Como o linux praticamente a cada mês tem uma versão nova, rapidamente estes Cds ficam obsoletos. Vejam o Suse que na sua recente versão 10.0 veio com o Openoffice versão de teste, o firefox 1.06, thunderbird 1.06,etc... Com alguns meses, praticamente tudo que vem nestes Cds já estão ultrapassados. Já está saindo a versão 10.1, fazer de novo download de 5 Cds ou 1 DVD. Para mim é desvantagem e não vantagem. É claro que vender 5 Cds de vez é mais lucrativo doque vender 1 CD de cada vez.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2005, 15:03 »
Tem distros mesquinhas que se acham superiores por terem mais CDs ou pelo número da versão ser superior... Ridículo. O Ubuntu consegue num CD fazer frente ao SuSe que tem 5 CDs. Pode ter certeza que, se o Ubuntu quisesse, poderia ter 10 CDs, afinal besteira pra incluir não falta.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2005, 15:42 »
no entanto, a maior vantagem de distros com muitos cds eh exatamente esta: eles ja vem com tudo. isso eh muito bom tanto para usuários preguiçosos quanto para pessoas que nao tenham acesso à internet pelo linux (seja por nao ter mesmo, seja por nao conseguir fazer a droga do modem funcionar). eu percebi isso a tempos atrás, qdo chegaram meus cds do hoary, eu tinha instalado o kalango no hd e tentei trocar pelo ubuntu, mas nao foi uma coisa muito agradavel. sem conexao à internet, o ubuntu fica incompleto, vc nao consegue ouvir musica, ver a maioria dos videos e até mesmo os jogos sao ruins. isso me fez desistir do ubuntu na época, e esperar até semana passada, qdo eu botei net banda larga. agora sim o ubuntu eh uma maravilha, eu "terminei" ele, uma vez que a instalação básica era bem incompleta, e eh isso o q mais conta nessas avaliações...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2005, 17:55 »
Eu ainda ñ uso o ubuntu pra valer por isso, ñ consigo instalar o bendito modem. Vou ter q esperar até o próximo ano para botar a banda larga. E qdo eu consegui os 3 de 14 cd's do debian sarge, alguns vieram corrompidos. Daí haja paciência!!! Para me conectar eu tenho de usar o kurumim 5, mas a tempo estou curioso sobre o Suse, ele é .deb???

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2005, 18:08 »
Citação de: "fabiodsp"
Eu ainda ñ uso o ubuntu pra valer por isso, ñ consigo instalar o bendito modem. Vou ter q esperar até o próximo ano para botar a banda larga. E qdo eu consegui os 3 de 14 cd's do debian sarge, alguns vieram corrompidos. Daí haja paciência!!! Para me conectar eu tenho de usar o kurumim 5, mas a tempo estou curioso sobre o Suse, ele é .deb???


O SUSE é rpm.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Melhor de Três na PC Master Edição 103
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2005, 20:31 »
Citação de: "fabiodsp"
Eu ainda ñ uso o ubuntu pra valer por isso, ñ consigo instalar o bendito modem. Vou ter q esperar até o próximo ano para botar a banda larga. E qdo eu consegui os 3 de 14 cd's do debian sarge, alguns vieram corrompidos. Daí haja paciência!!! Para me conectar eu tenho de usar o kurumim 5, mas a tempo estou curioso sobre o Suse, ele é .deb???


Assim, depende muito da forma como você ta baixando, e outra, pode não ser muito aconselhável, mais existe o Debian Net install, que é um .ISO de uns 110mb que vem com o sistema básico, daí você baixa todo o resto via internet, para você pode não ser viável, mais pra quem ta falando de ciclo de versões ae, esse tipo é uma boa, afinal você instala o sistema básico, e se tiver algo mais novo é só dar um dist-upgrade e já está com algo mais recente sem ficar baixando vários CDs e DVDs
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem