Autor Tópico: Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?  (Lida 10613 vezes)

germanobax

  • Visitante
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Online: 02 de Dezembro de 2005, 08:18 »
Putz, estou com uma pulga atrás da orelha (na verdade um ninho delas)

Baixei o Eclipse pelo synaptic, do repositório padrão do Ubuntu. Mas era praticamente inutilizável de tão lento. Como eu li em algum lugar (não lembro onde, mas era algo com o Firefox), alguns pacotes fornecidos pelo desenvolvedor são mais rápidos que os .deb que o ubuntu traz em seus repositórios (não me perguntem por quê). Então baixei o Eclipse direto da página e o instalei. Ao executar, não deu outra: rodou lisinho.

Agora, acabei de abrir uma apresentação no OpenOffice, cheia de efeitos de transição (aqueles esquemas de texto e imagens "voando"). A apresentação ficou LENTA, mas digo LENTA, de dar raiva. Baixei o OpenOffice da página, instalei os RPM's (ARGH) e mais uma vez, tudo funcionou como deveria: velozmente.

Alguém sabe me explicar por que isso acontece? Desse jeito o apt-get não vai me servir pra muita coisa.

Valeu.

Offline Janus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
    • Jardim de Idéias
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2005, 13:17 »
Provavelmente isso acontece porque os pacotes do Ubuntu geralmente são compilados para a arquitetura 386 (visando uma maior compatibilidade), enquanto RPMs costumam ser compilados na arquitetura 486, 586... logo tendem a ser mais rápidos, mas com menor compatibilidade (isso se aplica, logicamente, à versão x86 da distribuição). :)

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2005, 18:53 »
O que você disse do OpenOffice é verdade, no Mandriva as apresentações ficavam perfeitas, como no MSOffice...
Agora, no Ubuntu, ficam "lentas de dar raiva" como disse o amigo aí de cima :D

Não sei pq.

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:38 »
Na verdade era para ser o contrário, porque pelo que se entende dos pacotes do Ubuntu, eles tenderiam a ser mais rápido, já que foram compilados especificamente para o Ubuntu, seria quase a mesma coisa dos Stages do Gentoo, que são 3 stages de sistema, 1 que você compila tudo, que tende a ficar mais rápido já que está compilando de acordo com a máquina, outro que seria um meio termo, e outro pré-compilado, que tende a ser menos rápido que o primeiro. ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:49 »
Aí que tá, todos os pacotes do Ubuntu são pré-compilados para 386 (com exceção do kernel, libc6 e mplayer). Aliás, acho isso burrice, não conheço ninguém que use X/K/Ubuntu com máquina inferior a 586.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

germanobax

  • Visitante
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2005, 05:21 »
O curioso, mas CURIOSO mesmo, é que o Eclipse é feito em Java. Não deveria ter queda de desempenho, pois ele simplesmente não é compilado (pelo menos, não até onde eu saiba).

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2005, 11:26 »
Ele é compilado mas de uma maneira diferente de programas em c (nao vou detalhar isso), mas o que importa é a maquina virtual java que gera o codigo de maquina, então é estranho mesmo o eclipse ter ficado mais lento.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:00 »
Baixei o Azureus pelo sf.net ao invés dos repositórios e realmente ficou mais rápido =/
Dizem que com o Firefox acontece a mesma coisa, chega a ficar 2x mais rápido :roll:
Desse jeito vou acabar desinstalando o Firefox pelo apt-get e instalando manualmente a versão da Mozilla!

----
Dito e feito: ficou milhões de vezes mais rápido! mais rápido que o Opera até (e olha que tô usando KDE)!
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Abrahao

  • Visitante
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:50 »
Essa discusão rende muito... Os ganhos quando se habilita as otimizações no compilador são claramente visíveis apenas em programas que façam uso intensivo de cpu, a maioria das tarefas de um usuário é muito mais limitada pelos gargalos de entrada e saída de dados (HD e rede basicamente). Por outro lado, com as otimizações habilitadas você perderia o alcance que o Debian sempre buscou de funcionar no maior número possível de plataformas, tudo bem que o Ubuntu não segue a mesma filosofia, mas o trabalho de refazer todo o repositório do Debian não é justificado. Sem considerar ainda que para obter o máximo de otimização possível seria necessário saber a cpu específica da plataforma final (athlon, sempron, pentium, amd64...) para habilitar as extensões de cada uma e que os níveis máximos de otimização podem levar a instabilidade dos softwares (informação dos desenvolvedores do GCC, que não garantem o código compilado com -O3).

Mas voltando a parte prática e deixando as divagações de lado, para quem quiser otimizar seu sistema, não precisa abandonar os repositórios do APT. Pode baixar uma ferramenta chamada apt-build. Ele cuida de baixar e compilar todas as dependências de maneira bem automatizada e transparente, vale a pena experimentar.

[]s Gabriel

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2005, 15:55 »
Citação de: "LaSSarD"
Dito e feito: ficou milhões de vezes mais rápido! mais rápido que o Opera até (e olha que tô usando KDE)!


Tá mais qual versão do Firefox? O Firefox 1.5 é várias vezes mais rápido que o Firefox 1.0.

De toda forma é realmente decepcionante o desempenho do Ubuntu em alguns programas, mas ao meu ver não podemos esquecer que a proposta do Ubuntu é um desktop Linux para TODOS os usuários e se começarmos a compilar o Ubuntu para i686 muitos usuários ficariam de fora. Quem quer desempenho acima de tudo devia tentar o Gentoo, aquele sim é rápido, aliás esta é a proposta dele.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2005, 18:35 »
Ah bom, eu achei que o Firefox 1.5 tivesse a performance igual =/
Eu comparei o Firefox 1.0 (apt-get) com Firefox 1.5 (mozilla)

FaBMak, sobre esse esquema de 686, sim muitos usuários ficariam de fora mas não precisa ser 686, 586 é mais do que suficiente. Tentei instalar o Ubuntu num 586 e nem deu (talvez pela pouca memória RAM, nesse caso retiro o que disse) :roll:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2005, 19:59 »
Deveria ser dividido em arquitetura.. dai o user escolhia..
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2005, 21:40 »
Citação de: "Abrahao"
Essa discusão rende muito... Os ganhos quando se habilita as otimizações no compilador são claramente visíveis apenas em programas que façam uso intensivo de cpu, a maioria das tarefas de um usuário é muito mais limitada pelos gargalos de entrada e saída de dados (HD e rede basicamente). Por outro lado, com as otimizações habilitadas você perderia o alcance que o Debian sempre buscou de funcionar no maior número possível de plataformas, tudo bem que o Ubuntu não segue a mesma filosofia, mas o trabalho de refazer todo o repositório do Debian não é justificado. Sem considerar ainda que para obter o máximo de otimização possível seria necessário saber a cpu específica da plataforma final (athlon, sempron, pentium, amd64...) para habilitar as extensões de cada uma e que os níveis máximos de otimização podem levar a instabilidade dos softwares (informação dos desenvolvedores do GCC, que não garantem o código compilado com -O3).

Mas voltando a parte prática e deixando as divagações de lado, para quem quiser otimizar seu sistema, não precisa abandonar os repositórios do APT. Pode baixar uma ferramenta chamada apt-build. Ele cuida de baixar e compilar todas as dependências de maneira bem automatizada e transparente, vale a pena experimentar.

[]s Gabriel


Caro Abrahao, eu já tinha instalado o apt-build logo no começo, quando instalei os pacotes de desenvolvimento para o Ubuntu 5.10 . Ele me perguntou qual o nível de otimização que eu gostaria. Escolhi o 03. :)
Talvez por isso e por causa da minha quantidade de RAM nunca notei essa lentidão que todos reclaman com o 5.10 . Tanto é assim que instalo pacotes pelo apt ou compilados aqui na minha máquina e não sentia essa diferença toda. Quando usava o 5.04 aí sim sentia essa diferença toda. Os pacotes compilados na minha máquina (no 5.04) eram bem mais rápidos que os do apt. Mas não tinha instalado o apt-build.
Então é por eu ter escolhido o nível máximo de otimização no apt-build que não percebo diferença dos compilados versus os do apt? Lembro que ele demorou pra burro para terminar a instalação do apt-build depois que respondi que queria o nível 03.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline tnq13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2005, 21:47 »
Citação de: "dealer"
Deveria ser dividido em arquitetura.. dai o user escolhia..


mas é! sou que nos repositórios do debian, eles procuram primeiro adcionar os pacotes que funcionam em todos os computadores e só então disponibilizar opções otimizadas...

@FaBMak

é muito díficil usar o gento? é só instalar e sair usando ou tem que instalar os drivers na unha?

@Abrahao

Como funciona o apt-build? Só dar apt-get install e ele já entra em ação ou tem que especificar algum parâmetro? Outra coisa, tem uma forma de eu otimizar os pacotes já instalados ou só reinstalando?

germanobax

  • Visitante
Pacotes do Ubuntu mais lentos que os originais?
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2005, 05:22 »
Citar
é muito díficil usar o gento? é só instalar e sair usando ou tem que instalar os drivers na unha?


Difícil não é, desde que você cumpra três requisitos:
1 - Ter paciência para esperar tudo ser compilado (tu leva no mínimo 2 dias para ter o sistema pronto e configurado);
2 - Seguir o manual de instalação EXATAMENTE como explicado (sugiro a versão em inglês);
3 - Saiba que você deve configurar TUDO no braço. http://www.gentoo-wiki.com resolve 90% das tuas dúvidas.

Eu sugiro tentar, porque o negócio é muito rápido. Instalei em um pentium III de 450 Mhz e 128 de RAM, levei mais de uma semana para terminar a instalação de todos os aplicativos que precisei (o KDE levou 3 dias compilando). E consegui rodar a última versão do KDE como se estivesse em um Athlon 64, e utilizando o OpenOffice 2 com um desempenho razoável. (Tente instalar o Windows XP nesse computador, pelado, pra ver o que acontece.) Só que nessa máquina o Firefox detonava o desempenho, parece que ele não se deu bem com a minha carroça.

Mesmo assim, me surpreendi, e sugiro essa distro para quem estiver procurando por desempenho máximo, ao custo de algum esforço.

Mas o apt-build, mencionado anteriormente, deve ser a saída. (não testei ainda)

T+