Eu consegui fazer o que eu queria e vou dizer como:
- instalei o "gxine-plugin" pelo Synaptic;
- antes do passo anterior, abri o Nautilus como root no diretório de plugins do firefox ("/usr/lib/mozilla/plugins") e listei os plugins que lá estavam para saber qual seria o "novo". Foi fácil porque o arquivo tem o seguinte nome: "gxineplugin.so", e é um link para o arquivo de mesmo nome no diretório "/usr/lib/gxine";
- agora o pulo-do-gato:
1) apaguei o link para o plugin do Gxine no diretório do Mozilla e também os do diretório do Firefox ("/usr/lib/mozilla/plugins" e "/usr/lib/mozilla-firefox/plugins", arquivos com o nome "gxineplugin.so");
2) abri o Opera e fui em "ferramentas -> preferências -> avançado -> conteúdo (à esquerda) -> opções de plugins (à direita)", onde troquei o diretório de plugins assim: a) em "alterar diretório", removi o "/usr/lib/mozilla/plugins" (basta desmarcar a caixa à esquerda); b) acrescentei o novo diretório, ou seja, "/usr/lib/gxine" (ele não aceitou digitar o diretório, mas aceitou a escolha pelo "navegador" embutido na opção).
Pronto, meu Opera abre os vídeos da globo no gxine, sem pausas ou pulos e com uma vantagem: posso escolher o tamanho da janela do gxine e, conseqüentemente, o do próprio vídeo.
Abraços.