Autor Tópico: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?  (Lida 133492 vezes)

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Online: 03 de Junho de 2007, 15:39 »
Olha só, quando estou como usuário comum e tenho que acessar algo que só o administrador pode tenho que digitar senha né? Mas quando digito a senha, se tiver algum programa clonador de senha, ele pode roubar a senha como o Key loger?


É seguro mesmo o SUDO?

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2007, 15:52 »
esse programa 'colonador' só estará ligado se o tiveres aberto, se não, não precisas de te preocupar... :D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2007, 20:34 »
Totalmente...  ;D Esqueça antivírus e antispyware, você já nào precisa disso. Instale uma firewall ( Firestarter) e pronto... pode acessar o banco sem medo. No Linux, os vírus e spywares - incluindo Trojans e keyloggers - só podem se instalar e rodar se você der permissão. Basta cuidar o que instala... mas como alguém já citou aqui, se existe vírus para Linux, ninguém ainda o pegou.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2007, 10:02 »
Tem certeza mesmo????  ;D Não existe arquivo que reinicie o PC ou delete arquivos do pen-drive?


PS.: No linux consigo deletar virus de WINDOWS XP só com o botão delete ;D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2007, 23:27 »
Daniel,
minha resposta do outro dia parece que foi perdida com a manutenção do fórum; vamos de novo...

Olhe, não existe porta ou cofre à prova de ladrões, assim como não existe SO absolutamente inexpugnável. Mas se algum chega perto, é o Linux... O sistema de permissões ( com a conta do root desativada por default, ao contrário do Windows), impede que algum programa possa se instalar ou executar sem sua permissão. Portanto, basta ter cuidado com o que instala...

Comecei a usar computadores pessoais ainda em DOS 1.0 ( é, sou jurássico!...  ;D) e mesmo com Windows nunca tive problemas sérios - uns poucos vírus como nimdA, Beagle e similares, mas logo removidos. Com o Ubuntu, já há seis meses, nem sombra... Atualmente administro uma rede de uns 150 computadores ( Windows), e todos os problemas que me trazem são causados por descuido - firewall parada, anti-virus desatualizado/desabilitado, clicar em botões "FREE!!" ou links em e-mails prometendo fortunas, e coisas assim.

Portanto, o que posso dizer é que a segurança de um sistema depende  primordialmente do usuário, mas ter um sistema seguro como é o Linux é uma enorme tranquilidade...  :D :D. Repito, instale o Firestarter ( ou similar), tenha cuidado com o que autoriza, e nunca terá problemas.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2007, 08:42 »

Comecei a usar computadores pessoais ainda em DOS 1.0 ( é, sou jurássico!...  ;D)


eu que me achava jurassico, por ter começado no DOS 5.0 huahuahuahuhuauhauh

Daniel, só um detalhe na explicação super completa que o VB5 te passou: você pode pensar que: "ah, eu digitei sudo qquer coisa e ficou registrado", neh?

Antes de acessar o banco, vai nas preferencias de seu navegador e apaga tudo quanto é cookie e arquivos temporarios... e vai no terminal e digita sudo -K (maiuscula a letra K) para sair efetivamente do sudo e seja feliz  ;D

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2007, 08:52 »
Sabem de algum tutorial do firestarter em português?

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2007, 11:58 »
Procure no fórum pois já tem um tutorial ensinando.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2007, 22:20 »
unrater,

se ficar alguma dúvida posta aqui. Diferente de outras firewalls comuns em Windows ( e muito boas), como a ZoneAlarm, no Firestarter você não define "zonas"  mas portas e serviços. Parece mais complicado no começo, mas é muito mais eficiente e simples.

Eunir,

pois é, o tempo voa...  ;D. Na verdade meu primeiro micro pessoal foi um TK82-C, com incríveis 16 kB ( k, não M!!) de RAM, uma TV servindo de monitor e um gravador cassete fazendo as vezes de HD... O que aquela coisa rodava nem DOS era, sei lá!... mas tinha até jogos - "tênis", ou "paredão", para quem se lembra... Nem eu acredito, às vezes!....   :D :D :D

( ) a todos,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2007, 22:41 »
eu ja entrei em tudo conté tipo de site pra testar e nao tive nem um arranhaozinho :D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2007, 22:46 »
Sem dúvida... bom isso, né?...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2007, 00:19 »

pois é, o tempo voa...  ;D. Na verdade meu primeiro micro pessoal foi um TK82-C, com incríveis 16 kB ( k, não M!!) de RAM, uma TV servindo de monitor e um gravador cassete fazendo as vezes de HD... O que aquela coisa rodava nem DOS era, sei lá!... mas tinha até jogos - "tênis", ou "paredão", para quem se lembra... Nem eu acredito, às vezes!....   :D :D :D


VB5, vc é sem duvida o BRONTOSSAURO, O PRIMEIRO, pq o Rex sou eu

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

comecei em um XT, com 2 MB de Ram, e um super HD de 320 MB

huahuhauhuauhauhauhauhhuauhahuahuhuahua

eu rodava DOS 5.0 e fiquei super orgulhoso de ter feito upgrade para DOS 6.22 sozinho

huahuahuuhauhauhuhauhauhuha
gastei 4 disquetões, de 5 1/4

huauhahuuhauhahuauhuhauhauhuhauhauhuhauhahuhuauha

mas voltemos ao topico aki...

avisa para os meninos aqui que quem usa linux, independente da distro, precisa ter preocupação de usuario de janelas naum hehehe

[ ]s a todos aeeee

t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2007, 00:37 »
Putz.... Comecei em 1989 (ou 1990? não lembro).

Era uma máquina Unix, seu sistema operacional era o Edix V, e desenvolvíamos usando Cobol.

Era, se me lembro bem, um processador Motorola (nem vou chutar o Clock) com 8 Mb de Ram e um HD com menos de 100 Mb, sem contar o drive de disquete de 5 1/4 (capacidade de 320 kb se não me engano, posteriormente com upgrade para incríveis 1,2 mb).

Um máquinão até se comparado a uma ai, só que na nossa tinhamos cadastrados mais de 50 usuários com mais de 30 terminais e 5 impressoras ligadas diretamente a ele e usando o mesmo processador e memória (sem contar as impressoras "escravas" que eram ligadas aos terminais liberando portas do equipamento para novos terminais).

Velhos e bons tempos.....

Obs.: Esta máquina ainda esta lá e funcionando (eu acho né, já que ela só é ligada para consultas devido a obrigações legais e foi ligada a última vez em 2005).
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 00:43 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2007, 08:23 »
Putz.... Comecei em 1989 (ou 1990? não lembro).

Era uma máquina Unix, seu sistema operacional era o Edix V, e desenvolvíamos usando Cobol.

Era, se me lembro bem, um processador Motorola (nem vou chutar o Clock) com 8 Mb de Ram e um HD com menos de 100 Mb, sem contar o drive de disquete de 5 1/4 (capacidade de 320 kb se não me engano, posteriormente com upgrade para incríveis 1,2 mb).

Um máquinão até se comparado a uma ai, só que na nossa tinhamos cadastrados mais de 50 usuários com mais de 30 terminais e 5 impressoras ligadas diretamente a ele e usando o mesmo processador e memória (sem contar as impressoras "escravas" que eram ligadas aos terminais liberando portas do equipamento para novos terminais).

Velhos e bons tempos.....

Obs.: Esta máquina ainda esta lá e funcionando (eu acho né, já que ela só é ligada para consultas devido a obrigações legais e foi ligada a última vez em 2005).

tah bom, clcampos, vc é o Tiranossauro REX, to vendo que sou apenas um Raptor (aquela versão de T-Rex menor, não é?) huauhahuuhauhauhahuauhahuauhauhauha, pois comecei profissionalmente em 1991

mas nada me tira da cabeça que o Brontossauro classico é o VB5 rsrsrsrs

voltando ao topico novamente, qual parte que os meninos aqui nao entenderam?

- precisa de anti-virus? -> Não  ;D
- precisa de anti-spy? -> Não  ;D
- precisa de anti-outra coisa qualquer? -> Não  ;D

- precisa de firewall? -> Não sei (por via das duvidas, poe um ai) ;D

É sério, pode acreditar! Palavra de dinossauro!
kkkkkkkkkkkk
[ ]s e boa sorte pra vcs
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 09:24 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2007, 08:27 »
Estive a ver alguns tópicos do firestarter, e será mesmo preciso uma firewall? que argumentos têm para dizer que precisam de uma firewall?