Consegui baixar o arquivo .deb, testarei-o em casa. Obrigado galactus!
Mas ainda estou na dúvida sobre isso:
hardy (8.04LTS)
hardy-updates
hardy-backports
Para que servem 3 links diferentes?
E você poderia me explicar melhor esse lance e dependências? ou me passar um link para eu eu possa ler sobre o assunto?
Paz e amor ... muita mulher e cerveja também !!!
Os três links diferentes se referem a lista dos repositórios. Um repositório é um servidor onde ficam armazenados os pacotes necessários para instalação de um programa. Assim eles dividem esses pacotes em listas de acordo com a importância ou afinidade.
hardy (8.04LTS) - seria a lista onde se encontram os pacotes principais
hardy-updates - onde estão os pacotes atualizados, mas com suporte oficial
hardy-backports - pacotes mais recentes possíveis, mas sem suporte oficial, você usa por sua conta e risco
Assim a lista de repositório te indica uma linha que leva ao link do servidor, que por sua vez contém diversos diretórios contendo os mais variados pacotes, em média mais 16000 pacotes numa lista de repositório bem ativada!
As dependências são os pacotes necessários para fazer um determinado programa ou aplicação funcionar. Exemplo, o Listen Gnome. Ele é escrito em Python. Portanto, não basta ter apenas o pacote .deb do Listen. Você vai precisar de todas as bibliotecas do Python necessárias para ele funcionar. Se quiser que ele reconheça um iPod, vai precisar das bibliotecas do GTK que fazem esse reconhecimento. Essas são as chamadas dependências. Quem controla isso é o APT. O gerenciador de pacotes das distros baseadas em Debian. Você não precisa saber das dependências de um determinado programa, o APT resolve isso para você. Isso foi feito para evitar a duplicação de arquivos que são usados por mais de um programa. No Windows é diferente, no arquivo .exe já estão contidas as dependências daquele programa, ou pelo menos quase todas. Por isso o Windows tem muitos arquivos repetidos que poderiam ser instalados uma vez só.
Vou ficar por aqui se não vira livro!
Dá uma estudada no Guia Foca Linux!
http://focalinux.cipsga.org.br/ A Documentação do Debian também é ótima para aprender.