Autor Tópico: Programa de e-mail ruim freia migração para Linux  (Lida 9391 vezes)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Online: 02 de Dezembro de 2005, 17:20 »
SÃO PAULO – A ausência de um programa de e-mail poderoso é o principal obstáculo à adoção do Linux pelos usuários finais.

A conclusão é da pesquisa Desktop Linux Client 2005. Coordenada pelo Open Source Development Labs, seu objetivo é entender o que pode agilizar ou emperrar a adoção do Linux.

Os pesquisadores ouviram 3.300 usuários, que também reclamaram da falta de suporte a aplicativos. Porém o problema do e-mail fica mais sério porque ele foi classificado como a mais importante aplicação, independentemente de qual seja a plataforma adotada.

Entre as poucas alternativas disponíveis, está o Evolution, da Novell, que oferece e-mail, agenda, listas de contatos e de tarefas, sendo ainda capaz de se conectar ao Microsoft Exchange Server.

A Fundação Mozilla deve surgir com algo interessante com o projeto Lightening. A idéia é integrar o Sunbird, sua aplicação de agenda, com o Thunderbird, seu programa de e-mail.

Suporte deficiente a periféricos e necessidade de treinamento de usuários também foram levantados pela pesquisa como obstáculos à adoção do Linux. Alguns usuários sugeriram que o problema do treinamento poderia ser minimizado se existissem versões para Linux de aplicativos populares, como Microsoft Office e Adobe Photoshop.

A crença de que o Linux é usado principalmente como ferramenta de desenvolvimento foi desfeita pela pesquisa, que aponta exigência do empregador como principal motivo de adoção, seguido de perto pela necessidade de acompanhar concorrentes que também usam o sistema operacional.

A pesquisa também indica uma importante mudança de mentalidade nos negócios: segundo o levantamento, muitas empresas já consideram seriamente alternativas open source.

Custos de licença e custo total de propriedade foram mencionadas como razões importantes para se adotar o Linux. Segurança também foi lembrada, mas em menor escala.

(http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122005/01122005-9.shl)


Comentário

Mesmo não sendo diretamente relacionada ao Ubuntu, essa notícia está diretamente relacionada a ele!  :lol:  A impressão que tenho, como usuário iniciante no mundo linux, mas com disposição para aprender, é que a maioria das pessoas procura não apenas um sistema operacional, mas um conjunto pronto, mastigadinho, instalado, preparado para clicar e usar, de programas para seu dia-a-dia profissional. Os programas ruins que aquela empre$a oferecem são bichados, cheios de buraco, chamarizes para pragas, mas estão ali, já instalados, sem precisar nenhum esforço maior.

Eu não concordo que as distros linux devam fazer o mesmo, para não perder suas características de sistema completamente configurável ao gosto do freguês. Por outro lado, se essa é uma necessidade, um clamor dos usuários, se não for atendido perderá terreno para a concorrência à Vista (gostaram do trocadilho?  :P ). É um dilema, sem dúvida. O Carlos Marimoto se retirou do fórum do Kurumin por esse choque entre interesse dos usuários iniciantes, com sua cultura maicrosófitica, e os feras que amam linhas de comando, configurações, repositórios e outros quetais.

Perdoem-me se me estendi. Queria apenas expressar algumas opiniões, um tanto esparsas. Mas é isso aí!  :D
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2005, 17:38 »
Acho o Thunderbird 1000 vezes melhor que qualquer Outlook. O Evolution é ótimo também. Acho que quem participou das pesquisas nunca teve a curiosidade de procurar um programa :roll:

Microsoft Office > OpenOffice.org
Adobe Photoshop > Gimp
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2005, 17:59 »
Hoje eu uso o thunderbird e o firefox mesmo no windows e o openoffice tambem.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Lassard e RC
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2005, 18:04 »
Vocês estão certos! O Thunderbird é excelente! As versões livres para rwindows são ótimas! Mas, como bem disse o Lassard, os usuários finais não costumam sair a caça de outras opções. Conversando com uma amiga, tentando convencê-la a usar programas Mozilla, ela disse que o problema é a mãe dela: se mudar um ícone de lugar, a velhinha já não sabe o que fazer!

Penso que grande número de usuários seja assim: querem algo pronto, que não exija prática, habilidade nem boa-vontade. Só clicar e funcionar... do jeito que der.

Como criar um meio termo entre a filosofia linux, para que ela não se perca, e atrativos para usuário final?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2005, 18:11 »
Esse esquema do ícone é f*** mesmo, eu mudei o ícone do Firefox e meu irmão já não sabia mais onde tava :P
Até entendo ele, no início é estranho mas é só botar o mouse em cima... Quando a gente aprende a usar o computador não é assim?
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline carminati

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2005, 18:49 »
Nunca usei o Thunderbird, mas na minha opinião o Evolution (até o KMail) não perdem em nada para o Outlook.
Para um usuário comum, que não realiza atividades mto complexas no Office, o OpenOffice substitui mto bem o MSOffice (além de ocupar 10000000 vezes menos espaço no HD)

Enfim, não gostei mto dessa notícia, não acho que o Linux tenha esses problemas listados.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2005, 19:36 »
Já havia lido essa reportagem e não a entendi. Eu acho o Evolution muito bonito e com as mesmas funções do Microsoft Outlook. Além disso, tem o Thunderbird, que é o meu preferido, que é superior ao Outlook Express. Então, do que o pessoal sente falta?

Acho que a grande maioria das pessoas que usam Windows usam o Outlook Express. O que o Express tem que falta no Thunderbird? A única coisa que falta são as fulnerabilidades. Será que é disso que o pessoal sente falta?

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2005, 20:06 »
Eu acho engraçado algumas coisas, vendo o resultado essa entrevista eu penso assim, será que esse pessoal que respondeu a pesquisa usou o Linux por mais de 10 minutos? que se usou já dava para perceber as grandes vantagens que esse tem em relação ao Window$, e ao contrário do que essa pesquisa tenta dar a entender, e pelo o que eu percebi em alguns comentários aqui no fórum, não é mais o Linux que tem que correr atrás do window$, e sim esse que tem que correr atrás do Linux, vejam só o Ubuntu, desafio qualquer um aqui me dizer qualquer coisa que o Window$ tenha melhor que o Ubuntu, outra coisa, dizer que o OutLook se compara ao Thunderbied e principalmente ao Evolution, huehuehuehuheuhe, da para morrer de rir, e que o Office é melhor que o OpenOffice 2.0, hjueheuhue, também é muito engraçado, e quem estiver duvidando novamente desafio a me provar ao contrário, alguém pode até dizer " Ah, mas o OpenOffice não abre todas as Macros do Office" eu respondo, manda o Office exportar para PDF, salvar em .odt, exporta para html, etc..... Mas como muita gente falou o problema é que o pessoal não aprende nada, só faz decorar as coisas, então para abrir um programa de e-mail, ele decora o passo-a-passo em vez de aprender a procurar o programa.

falou pessoal!!!
Viva o mundo Livre!!!

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Filosofia...
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2005, 20:23 »
Pois é... toda vez que eu leio algo assim (absolutamente verdadeiro na cabeça das pessoas), eu me lembro da filosofia #1 do Bill Gates: "faça as pessoas *acreditarem* que precisam daquilo que só você tem". Dito e feito...

Como desenvolvedor (desktop e web), antes mesmo de escrever uma só linha de código, a primeira coisa em que penso é no relacionamento do meu programa com o usuário. É inevitável, pq o gargalo de todo software é sempre o usuário. Mas quem é o usuário-foco dessa matéria? Para mim, esse tal usuário é aquele cara que não precisa de um computador, não precisa de programas (incluindo S.O), mas é obrigado a lidar com essas "coisas" no seu dia-a-dia.

Daí vem o meu principal questionamento: quem, afinal de contas, é que acredita que precisa daquilo que só a M$ tem?

Não posso aceitar a tese de que seja a vovózinha de alguém, pois ela não *escolheu* o rWindows... Nem pode ser um funcionário qualquer de uma empresinha qualquer, pois ele usa o que o patrão manda, seja lá que programa for. Então, eu só posso ficar com as corporações que compram, além das licenças, os seviços mais especializados. Mas aí, meus caros, eu duvido que o peso da decisão reacaia sobre um programa de e-mail!

O buraco é bem mais embaixo... B)
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:11 »
Citação de: "LaSSarD"
Esse esquema do ícone é f*** mesmo, eu mudei o ícone do Firefox e meu irmão já não sabia mais onde tava :P
Até entendo ele, no início é estranho mas é só botar o mouse em cima... Quando a gente aprende a usar o computador não é assim?


Essa do ícone é clássica. É a mais pura verdade. O pessoal reclama, diz que Linux é difícil. Mas quero ver se a maioria dos usuários de Computador, nem vou me referir ao SO, sabe o que está fazendo. A pessoa aprende a fazer tal coisa. Se você muda algo, pronto, lascou tudo. Ele não sabe mais o que fazer. Para piorar a situação, a maioria das pessoas não querem saber de aprender tudo de novo ou tentar algo novo se o que você tem já está bom.

Realmente essa do e-mail eu não entendi. Mesmo quando só usava o Windows, eu já não usava mais o Outlook. Usava o Thunderbird, como continuo a fazer agora no Ubuntu. Ainda não aprendi a usar o Evolution. Mas vou aprender. :)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:24 »
Fagner, o windows ainda tem pontos que são melhores do que o Linux. No reconhecimento de hardware o Windows dá show, eu nunca tive problemas pra instalar drivers, minha webcam funciona perfeita nele. Eu acho o MSOffice melhor que o OOo porque é mais rápido, mais bonito e qualquer arquivo eu consigo abrir nele. Usando seu exemplo das macros, eu baixei uma planilha do Excel para ficar de olho nos resultados do brasileiro, nela tem um botão para atualizar tudo, no OOo simplesmente não funciona. Meu pai usa a fundo o Excel e tem muita função que ele precisa que não tem no OOo ou, se tem, usa nome diferente, o que dificulta muito a transição.

Minha paixão é o Linux, apesar de tudo isso não vou largá-lo tão cedo e estou sempre lutando comigo mesmo para deixar de contar ponto positivo pro Windows, mas é a verdade. Agora, se pensar pagar mais de 2000 reais para ter Windows e Office e não pagar nada para ter este sistema operacional completo maravilhoso, a discussão encerra :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2005, 21:56 »
Citação de: "LaSSarD"
Fagner, o windows ainda tem pontos que são melhores do que o Linux. No reconhecimento de hardware o Windows dá show, eu nunca tive problemas pra instalar drivers, minha webcam funciona perfeita nele.


Nisso eu tenho que discordar de você.  O Windows reconhece o Hardware porque o fabricante fornece o Driver para ele.

Coisa que o pessoal do Linux tem que fazer na unha. Ainda são poucos os fabricantes que portam seus Drivers para Linux.  Mas isto vem mudando.

Queria ver a metade do Hardware que o Windows reconhece sem os drivers que o fabricante fornece. Ele ia ficar muito útil mesmo. E os HDs SATA? eheheheh Sem Driver, sem HD.  Até a Câmera Digital que eu comprei. Sem o Driver que veio no CD com ela, não iria funcionar no Windows.  

Quem dá Show são os fabricantes em portar Drivers para o Windows. E da comunidade livre em portar Drivers para o Linux sem ajuda da maioria dos fabricantes.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2005, 22:31 »
Não importa como que ele reconhece, o fato é que com ele consigo e com o Linux não :(
Agora, é verdade isso: sem instalar o driver que veio no CD da câmera ele não conseguiu nem detectar que a câmera tava conectada no USB. :roll:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2005, 00:33 »
Na minha opinião o Evolution é o melhor cliente de e-mails tanto no Win, Lin ou Mac. É o melhor de todos. Pra mim a pesquisa está equivocada,

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Programa de e-mail ruim freia migração para Linux
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2005, 14:37 »
Tenho minhas duvidas se o windows é melhor para reconhecer hardware que o linux. As vezes penso até o contrário. O que favorece o windows são aqueles cds que acompanham os hardwares Tenho um pentium 4 com placa de som onboard, zip drive e uma multifuncional hp.
Quando instalo o windows ele entra sem reconhecer placa de som, o zip drive e até a impressora, reconhece pelo nome mas fica pedindo insistentemente um local para instalação de drivers e aquela mensagem: seu hardware pode não funcionar corretamente.Agora é só colocar aqueles CDs de instalação da placa mãe, do zip drive e da impressora que tudo fica resolvido. Se instalo, o ubuntu, o som, a impressora e o scanner são reconhecidos de imediato. O mandriva 2006 até o zip drive reconhece.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2