Autor Tópico: Requisitos minimos para a instalação..  (Lida 37473 vezes)

GuGaa

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Online: 03 de Dezembro de 2005, 02:20 »
Quais são os requisitos mínimos pra instalação do Ubuntu? Estou com um pc k6-II 533 e HD de 20gb... 128mb de ram eh suficiente pra rodar ele? caso não seja, existem outras distribuições que eu possa obter melhor performace? Nunca usei linux, mas estou com ta vontade de usar.... ouvi falar mto bem do Ubuntu... atualmente estou rodando o windows 98 nesse pc... o Ubuntu seria mais veloz,  ou mais lento que o Windows 98?

Obrigado!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Requisitos minimos papa a instalação..
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2005, 08:25 »
Citação de: "GuGaa"
Quais são os requisitos mínimos pra instalação do Ubuntu? Estou com um pc k6-II 533 e HD de 20gb... 128mb de ram eh suficiente pra rodar ele? caso não seja, existem outras distribuições que eu possa obter melhor performace? Nunca usei linux, mas estou com ta vontade de usar.... ouvi falar mto bem do Ubuntu... atualmente estou rodando o windows 98 nesse pc... o Ubuntu seria mais veloz,  ou mais lento que o Windows 98?

Obrigado!


Um processador de no mínimo 300MHz
128MB de RAM
2GB de HD para instalação básica do Desktop

Existe também a instalação Server (para servidor). Neste caso ele já rodaria num

K6 233
64MB de RAM
350MB de HD



Mas vamos as considerações práticas e deixar a teoria dos desenvolvedores de lado. O Ubuntu com a sua instalação padrão com o Gnome e todas as suas funcionalidades é pesado. Mais pesado que o Win98. Eu não o instalaria numa máquina pior que um Duron de 900Mhz com 256MB de RAM  e 10GB de HD. Falo isso levando em consideração se você está querendo todas as facilidades do Ubuntu + Gnome e uma boa performance.   Para uma máquina modesta como a sua é melhor usar o XFCE como gerenciador de janelas. Também possui muitas facilidades e é bem mais rápdio que o Gnome e o KDE. O pessoal vai falar que melhor mesmo é o FLUXBOX, mas para quem está começando o FLUXBOX é um tormento. Principalmente para os Windows users.

Em muitos casos, melhor performance em Linux não significa facilidade. Se você quer performance, use o Gentoo ou o Slackware. Mas estude bem antes de tentar usá-los.  Tem o Vector Linux também.


Em resumo, o Ubuntu não é uma distribuição que roda bem em PCs antigos. Numa máquina mais recente ele roda muito bem, e principalmente com muita memória.


Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2005, 10:06 »
Falando sobre o XFCE acabei de instalar e achei muito bom, é leve e tal,mas qual a diferença do ponto de vista técnico, quem já usa, para o Gnome, quanto a memória consumida, etc?

GuGaa

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2005, 12:51 »
O XFCE é uma distriguiçao do linux também? caso seja, no q eu estaria perdendo em relação a outras distribuições? gostaria de uma interface bonita e amigavel, e de poder rodar programas básicos com facilidade... queria também poder usar o eclipse, mas parece q num eh mto fácil neh...

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2005, 16:00 »
O XFCE não é uma distribuição é um ambiente desktop assim como: Gnome e KDE. A vantagem dele em relação ao outros é que ele é mais leve, consome menos recursos, que as outras. Vc pode instalar o XFCE no Ubuntu facilmente, pesquise sobre o Xubuntu no fórum.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

GuGaa

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2005, 17:15 »
Citação de: "FaBMak"
O XFCE não é uma distribuição é um ambiente desktop assim como: Gnome e KDE. A vantagem dele em relação ao outros é que ele é mais leve, consome menos recursos, que as outras. Vc pode instalar o XFCE no Ubuntu facilmente, pesquise sobre o Xubuntu no fórum.

FaBMak


Obrigado pela resposta :D
olhando mais alguns tópicos descobri isso :P
mas de qualquer forma ainda continuo na duvida em q distrivbuição instalar...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2005, 17:58 »
Citação de: "GuGaa"
Citação de: "FaBMak"
O XFCE não é uma distribuição é um ambiente desktop assim como: Gnome e KDE. A vantagem dele em relação ao outros é que ele é mais leve, consome menos recursos, que as outras. Vc pode instalar o XFCE no Ubuntu facilmente, pesquise sobre o Xubuntu no fórum.

FaBMak


Obrigado pela resposta :D
olhando mais alguns tópicos descobri isso :P
mas de qualquer forma ainda continuo na duvida em q distrivbuição instalar...


Então baixe Live-CDs e teste no seu PC antes de instalar uma. O Ubuntu, Kurumin, Kalango, Slax, entre outras distribuições possuem versões Live-CD.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Mirai

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2005, 18:36 »
Hm..... e quantos GB's no HD mais ou menos seria interessante ao Ubuntu ? Queria particionar o meu para colocar o Ubuntu, mas não sei o quanto deixar para ele, eu sei que com uns 10Gb ele roda bem, mas isto seria ideal?

Offline madeinnordeste

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2006, 13:29 »
galerinha qual a configuracao minima pra rodar o Xubuntu ??
"Um passo a frente e vc não estará no mesmo lugar"
Chico Science

GuGaa

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2006, 13:53 »
Boa!
bom reativar esse topico pq eu estava com essa dúvida quanto ao Xubuntu... Qual seria os requisitos minimos para ele? existe live CD para o Xubuntu? e pra particionar o HD, quanto de espaço necessário?

[]'s

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2006, 10:30 »
gugga, eu uso o ubuntu... mas creio q seja necessário no mínima 2 gb pra a instalação do xubuntu!

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2006, 10:33 »
galactus, a instalação server n tem ambiente desktop... essa configuração q vc disse pro server eh SEM ambiente desktop, neh?

GuGaa

  • Visitante
Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2006, 11:36 »
diogo.delgaudio, obrigado pela resposta :D

Eu tinha perguntado onde encontrava o live cd pra o Xubuntu...
o endereço eh esse: http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/dapper/beta/
Depois que carregar, vai aparecer uma tela pra digitar o nome do usuario, "ubuntu", e quando pedir a senha, basta apertar enter...
Como nunca usei linux, nao sei como configurar minha internet à radio por la... se alguem tiver uma luz e puder me ajudar...  :wink:

[]'s

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Requisitos minimos para a instalação.
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2006, 23:10 »
Encontrei a tópico ideal para eliminar a minha dúvida.

Possuo um disco rígido de 30 GB e pretendo tomar todo o espaço para instalar o Ubuntu 6.06 LTS. Sendo que, por buscar melhor performance do sistema de arquivos, vou particioná-lo na seguinte ordem:

Código: [Selecionar]
dev/sdb: /boot; swap; /raíz; /home; /backup.
Levando em consideração que a última partição citada ocupará uma fatia equivalente a 20GB do disco, como devo dividir o resto do espaço para as demais?

Penso que para o /boot, 100MB é o suficiente. Já para a área de troca (swap), 700MB é um valor extremamente significativo, pois, no caso, o hardware é composto de 256 em mémoria RAM.

Quanto a /raíz e /home, fico muito confuso e inseguro. Qual das partições deve ficar com maior espaço no que tange os 9(...)GB que sobraram no disco rígido?

Antes de responder a última pergunta, considere que /backup comportará arquivos como fotos, vídeos, músicas, pacotes, documentos, pdf e etc.

« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 23:17 por arsolto »

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Requisitos minimos para a instalação..
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2006, 14:46 »
nao sei se se ja decidiu com particionar seu hd mais a partiçao "/", acredito q deveria ficar pelo menos com uns 5GB's, ja a partiçao bkap , podia ficar dentro da home mesmo eh so se cria uma pasta como root e dar todas as permiçoes para todos os usuarios ja q se nao ta usando o windows ela deixa de ser necessaria ja q se vc precisar formatar se vai formatar so a "/" e a home fica intacta , ki em casa tem uma partiçao separada so pq o pessoal ki nao consegue usa o linux, tipo nao kerem mesmo, mais mesmo assim tem uma pasta compartilhada no home.