Autor Tópico: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000  (Lida 8795 vezes)

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Online: 11 de Junho de 2007, 17:32 »
Olá a todos.
Sou um principiante (muito limitado mesmo :D) nestas coisas de Linux e consequentemente em Ubuntu. Li que era a distribuição mais fácil de utilizar, especialmente para quem vem de windows como eu. Já andei aqui no fórum à procura de informações mas para o meu caso não consegui encontrar... passo a explicar:
Tenho um portátil HP série 6 com windowsXP MCE com 120Gb disco, 1Gb de Ram, processador AMD turion 64x2 mobile 1.6Ghz, gráfica NVídia GeForce Go 7200... e gostaria de instalar nele o Ubuntu mas para arrancar em dual boot (?).
E é agora que começam os problemas: é que tenho 2discos c: e D: onde o D: é o HP_Recovery (deve ser uma partição mas eu não percebo nada disso). Esse tal disco (ou partição) D: tem de capacidade 8gb e supostamente tem os ficheiros de recuperação caso algo corra mal. No entanto, eu já fiz os discos de recuperação de sistema (2DVD - conforme recomendado pelo fabricante). Será que posso formatar esse disco/partição e instalar lá o Ubuntu? Ou é melhor dar muito mais espaço ao Ubuntu? Ah, já tenho o iso do Ubuntu (fiz ontem download :D). Quais são os passos que devo dar para conseguir o meu objectivo? Tenho de fazer uma partição? como é que isso se faz? Ah, convém salvar os dados importantes ou não há perigo de perdê-los na instalação do Ubuntu? Se alguém poder ajudar...agradeço imenso.

Cumprimentos
« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 18:39 por amsterdam »

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2007, 22:17 »
Please... ::) ::) ::)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2007, 22:36 »
amsterdam vou tentar falar minha opinião pessoal sobre suas perguntas. Entenda que é o que eu acho.

Citar
Tenho um portátil HP série 6 com windowsXP MCE com 120Gb disco, 1Gb de Ram, processador AMD turion 64x2 mobile 1.6Ghz, gráfica NVídia GeForce Go 7200... e gostaria de instalar nele o Ubuntu mas para arrancar em dual boot (?).

Não sei se isto é uma pergunta, mas seu portátil tem uma excelente configuração, e instalar o Ubuntu em dual boot não é problema e normalmente é feito de forma automática.

Citar
E é agora que começam os problemas: é que tenho 2discos c: e D: onde o D: é o HP_Recovery (deve ser uma partição mas eu não percebo nada disso). Esse tal disco (ou partição) D: tem de capacidade 8gb e supostamente tem os ficheiros de recuperação caso algo corra mal. No entanto, eu já fiz os discos de recuperação de sistema (2DVD - conforme recomendado pelo fabricante). Será que posso formatar esse disco/partição e instalar lá o Ubuntu? Ou é melhor dar muito mais espaço ao Ubuntu?


Bem, o espaço é o suficiente. Semana passada instalei para um amigo o Ubuntu (em dual boot) usando 10 Gb apenas do HD (que tem 60 Gb no total e livre 40 Gb). Apesar de achar suficiente eu acho pouco, se você resolver instalar várias coisas realmente terá problemas cedo, e adicionar espaço à partição linux depois de tudo pronto pode te trazer problemas. Como seu hd é grande eu deixaria ao menos o dobro (uns 20 gb) para o ubuntu, deletando a partição de 8Gb e tirando mais 12 Gb da partição principal. Depois colocaria o Ubuntu com suporte a escrito em NTFS de formas a salvar documentos e o que baixasse lá. Mas isto é opinião particular.

Quando for criar suas partições durante a instalação não se esqueça de deixar ao menos uns 256 a 512 mb (eu deixaria 512 mb) para swap.

Citar
Ah, já tenho o iso do Ubuntu (fiz ontem download Contente). Quais são os passos que devo dar para conseguir o meu objectivo? Tenho de fazer uma partição? como é que isso se faz? Ah, convém salvar os dados importantes ou não há perigo de perdê-los na instalação do Ubuntu? Se alguém poder ajudar...agradeço imenso.

Cumprimentos

Uma vez que já tem a ISO do ubuntu grave-a em um CD (não de forma convencional) usando a opção de gravar imagem em CD, caso seu CD não seja a primeira opção do boot passe o mesmo para primeiro e execute seu LiveCD. Faça os testes iniciais para ver a compatibilidade do seu portátil com o SO e depois instale e seja feliz... rs

« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 22:41 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2007, 22:57 »
Muito obrigado pela ajuda!

Não querendo abusar, na questão das partições como é que eu faço isso?  o cd do Ubuntu permite fazer isso? tenho de arranjar um programa específico para o fazer? E é intuitivo, qualquer pessoa consegue fazer, ou há muitas hipóteses de fazer asneira?

O ISO já tá no cd ;)

Desculpe estar a chatear com estas perguntas mais que básicas... espero que sejam só estas...

Cumprimentos

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2007, 23:16 »
Muito obrigado pela ajuda!

Não querendo abusar, na questão das partições como é que eu faço isso?  o cd do Ubuntu permite fazer isso? tenho de arranjar um programa específico para o fazer? E é intuitivo, qualquer pessoa consegue fazer, ou há muitas hipóteses de fazer asneira?

O ISO já tá no cd ;)

Desculpe estar a chatear com estas perguntas mais que básicas... espero que sejam só estas...

Cumprimentos

Primeiramente não é problemas e nem chateação te ajudar. Hoje sou eu que estou aqui para ajudá-lo, e amanhã será você que irá me ajudar ou ajudar outra pessoa.

Antes de responder suas perguntas eu vou perguntar: Quando diz que a ISO já esta no cd o que quer dizer? Se abrir o windows explorer e ver o conteúdo do cd o que vê? O Arquivo ISO? Ou seu conteúdo?

Respondendo a sua pergunta. Não necessita de programa adicional, o próprio particionador do instalador faz isto para você (ou com você). Se pode dar errado? Claro que pode... Mas basta ter calma e ler tudo antes. Você vai fazer o seguinte:

  • Deletar a partição de 8 Gb, já que não tem nada a perder nela mesmo.
  • Clicar na partição principal e redimencioná-la, tirando o que deseja para adicionar ao espaço já liberado
  • Com o espaço total que você deseja liberar ao linux você irá pegar e clicar nele e pedir nova partição.
  • Esta nova partição deverá ser o valor total liberado menos os 512 Mb do swap. Vai definir esta nova partição como ext3 e montada no /
  • Agora vai clicar na última parte não particionada e clicar em criar nova partição. Vai criá-la como swap (ou área de troca se não me engano)

Se não me engano acho que é isso ai pois estou tirando da memória as etapas, mas você pode pedir ajuda na hora que sempre vai ter alguém pra te ajudar, basta não ter medo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2007, 05:13 »
Quando abro o o explorer vejo o conteúdo do cd. Estará correcto? Deveria ver o arquivo ISO?

Bem, já me sinto muito mais preparado para dar o passo decisivo, está próximo;) é que há sempre um "medo" para perder ;D
Vou agora seguir as suas indicações. E vou dar aí, no total, uns 30Gb para o Ubuntu.

Só mais umas dúvidazinhas, que não vão interferir na minha decisão de instalação (que já está finalmente tomada ;D):
- O que é isso do swap?
- Por exemplo, tenho música/filmes no windows, depois posso ter acesso a essas pastas a partir do Ubuntu? para que essas pastas estejam acessíveis aos dois sistemas operativos?

Muito obrigado! Valeu;)

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2007, 05:19 »
Ah, mais uma para acrescentar à lista:
- O ubuntu já vem com ambiente gráfico pré-definido, certo? Ou vem só com consola?

Obrigado!

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2007, 05:42 »
Vou ser rápido pois estou saindo.

Tenho um Desktop Pavilon a520n com HD de 160 Gb. Ele também tem seu C e D.

A partição de segurança que vem da HP (o D, que no meu caso é de 5Gb) foi mantida, ignorei.

O restante, o C, eu e meu primo fizemos a partição para o Linux, nesta partição ela foi dividida em duas,  home e raiz "/".


Sist. Arq.           1K-blocos      Usad Dispon.   Uso% Montado em
/dev/hda3             28842780   3494820  23882832  13% /
/dev/hda6             10562684   1432384   8593736  15% /home
/dev/hda1              4664808   3911044    753764  84% /media/hda1
/dev/hda2            110650048  14145556  96504492  13% /media/hda2

O hd1 é o "D"


7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2007, 08:51 »
Ah, mais uma para acrescentar à lista:
- O ubuntu já vem com ambiente gráfico pré-definido, certo? Ou vem só com consola?

Obrigado!

o ubuntu vem com o ambiente gnome... e o kubuntu vem com o KDE.... e o Xubuntu vem com o XFCE....
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2007, 09:30 »
Quando abro o o explorer vejo o conteúdo do cd. Estará correcto? Deveria ver o arquivo ISO?

Bem, já me sinto muito mais preparado para dar o passo decisivo, está próximo;) é que há sempre um "medo" para perder ;D
Vou agora seguir as suas indicações. E vou dar aí, no total, uns 30Gb para o Ubuntu.

Só mais umas dúvidazinhas, que não vão interferir na minha decisão de instalação (que já está finalmente tomada ;D):
- O que é isso do swap?
- Por exemplo, tenho música/filmes no windows, depois posso ter acesso a essas pastas a partir do Ubuntu? para que essas pastas estejam acessíveis aos dois sistemas operativos?

Muito obrigado! Valeu;)

1a. Pergunta
Swap (resumindo) é uma partição do HD separada para ser uma extensão da Memória Ram. Então o Sistema usa esta partição para auxilio na execução de tarefas, ou para guardar informações que se encontram na RAM e não vão ser usadas naquele momento.

2a. Pergunta
Normalmente a instalação do ubuntu já encontra todas as suas partições e as deixa disponíveis para acesso (mesmo que só para leitura, que é o caso do NTFS). Então você não precisa se preocupar com isto também.

A sim, antes que me esqueça, seu CD esta correto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2007, 09:40 »
Bem agora sim penso que estou preparado para dar o salto ;D

Muito obrigado pelas ajudas e pela paciência!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2007, 10:39 »
Eu tenho um HP Pavilion 6150 da mesma série do seu.

Eu escrevi um tutorial para instalar o Ubuntu Feisty 64:
http://navegantes.org/index.php?title=ubuntu_feisty_7_04_em_notebook_amd64&more=1&c=1&também=1&pb=1

O sistema é muito mais rápido do que o Windows instalado.

Esta versão no meu notebook tem um bug extremamente chato. É possível que também ocorra com você.
http://navegantes.org/index.php?blog=7&title=ubuntu_feisty_congelando&more=1&c=1&também=1&pb=1

Quando tentei reparticionar o Linux deu erro, mas era um problema do Windows (não se é padrão). Se tiver basta executar um comando fdisk com alguns parâmetros dentro do Windows para solucionar.

Qualquer dúvida posta aí.
« Última modificação: 12 de Junho de 2007, 10:52 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2007, 10:48 »
Ok, muito obrigado agente100gelo!!!

Se eventualmente ocorrer o problema de que estás a falar, escrevo fdisk no executar do windows, é isso?

Quanto às dúvidas, de certeza que vou tê-las muito em breve (limitado como sou nestas coisas... ;) )

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2007, 13:20 »
Bem, ainda não consegui instalar.  :-[ :-[ :-[
Coloco o cd na drive e reinicio o computador. Aparece o "menu" inicial e faço a opção "start or install ubuntu", está tudo a correr bem quando de repente na parte de "loading hardware drivers" surge uma série de problemas: "firmware_helper [6743] main error loading 'l/ib/firmware/bcm43xx_microcode5.fw'
...not available or load failure" e outros 2 ou 3 erros do mesmo género... e pronto, a partir daí pára e não faz mais nada!!!

Que devo fazer? não tem solução? estou desesperado!!!

Por favor, quem puder ajude!

Obrigado

Offline amsterdam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em portátil HP pavilion série dv6000
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2007, 13:50 »
Ah, esqueçam!!! Já estou a teclar via UBUNTU ;D ;D ;D

Mas estou com um problema em termos de partições, então aparece o seguinte:

/dev/sda1 NTFS 110111Mb (deve ser o disco principal c:\ que tem o windows)

Depois aparece "free Space" que é o espaço que tenho neste momento "livre" para o Ubuntu (até aqui tudo normal)

/dev/sda2 Fat32 8833Mb (deve ser a unidade d:\ que tinha em windows e que devo apagar, certo?) e depois aparece mais espaço livre para o UBUNTU

/dev/sda3 NTFS 1077Mb (não sei o que será este... devo apagar também?)

Estes são agora os meus problemas, pois não sei como libertar espaço do disco principal para o Ubuntu. É que eu faço "edit partition" e aparecem duas opções: "use as" - NFTS - swap - fat32 - ext3..etc e outra em baixo que diz: "Mount point" - /media/sda1 - /Dos - /windows

Não sei o que fazer a partir de agora...

Ajudem-me que esta é a fase decisiva...please!!!