Autor Tópico: Plataformas abertas são o futuro das aplicações web  (Lida 2613 vezes)

arlei

  • Visitante
Plataformas abertas são o futuro das aplicações web
« Online: 18 de Junho de 2007, 10:17 »
A velocidade com que novas tecnologias surgem e as tendências criadas na internet têm dado muito trabalho para aos desenvolvedores de aplicativos. Pensando nisso, a LocaWeb trouxe para o seu 9º Encontro LocaWeb de Profissionais de Internet (Elpi), Marty Cagan, fundador da Sillicon Valley Product Group e ex-VP de produtos do eBay. O consultor, que também passou por empresas como a Netscape e America Online, é especialista no desenvolvimento de produtos para a internet.

Para Cagan, uma das principais chaves para o sucesso é a construção de plataformas abertas, que permitam o desenvolvimento de aplicativos por terceiros. "Recentemente o facebook (site de relacionamentos) abriu sua plataforma. Em poucas semanas surgiram mais de cem novos aplicativos desenvolvidos sobre ela", contou o especialista. Em sua opinião, os sistemas fechados estão fadados ao isolamento e a uma lentidão não condizente com o mercado atual.

O segundo aspecto importante citado pelo consultor foi o design, no sentido da aliança entre a beleza e a usabilidade. Este, segundo Marty Cagan, é um conceito geralmente não priorizado pelas empresas, que dão mais importância à produtividade na hora do desenvolvimento, esquecendo de pensar pelo lado de quem vai usar o produto, ou seja, o cliente. "Isso pode ser percebido quando olhamos a proporção entre engenheiros e designers em um projeto. Normalmente há 10 técnicos para um designers, quando produtos que deram certo contaram com dois programadores para cada especialista em design", explica.

O especialista aponta que as pessoas precisam se apaixonar por um produto para ele dar certo, e muitas vezes isso não depende da qualidade de funcionalidades, e sim de simplicidade.

Cagan também cita o quesito escalabilidade. Isso significa que todo projeto em desenvolvimento na internet precisa levar em conta o seu futuro e onde pode chegar. Para o consultor, grandes projetos, como o próprio Netscape, acabaram falhando porque foram sendo desenvolvidos sem pensar em sua estrutura interna. "Os desenvolvedores foram criando novas funcionalidades sem pensar na estrutura básica do produto. Normalmente serviços desenvolvidos dessa maneira acabam entrando em colapso em cerca de dois anos de existência", sentenciou Marty Cagan.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/

T+
Arlei

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Plataformas abertas são o futuro das aplicações web
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2007, 21:21 »
Algum tempo atrás vi uma entrevista do presidente da IBM no Brasil, no programa do João Dória Junior, na Rede TV, lá pelas tantas o entrevistador falou sobre o Linux.

Uma das coisas que o pres. da IBM/Brasil falou foi sobre o encaixe do software livre a velocidade de informações que ocorre hj no mundo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469