Em primeiro lugar, LINUX É LIBERDADE! Ele é feito para ser usado do jeito que a pessoa quiser e, exatamente por isso, todos os ambientes gráficos do Linux são altamente personalizáveis. Assim, eu uso o meu desse jeito porque gosto e quero, sendo certo que outros podem preferir o padrão do Ubuntu ou mesmo o do Windows, com apenas uma barra em baixo.
Em segundo lugar, o Linux não tem apenas o visual padrão do Gnome ou KDE. Temos, além deles, o XFCE (cujo visual padrão é bem parecido com o meu), o ICEWM, o JWM, o TDE, o Enlightenment e o Fluxbox, só para mencionar aqueles com os quais já tive algum contato. E o visual de cada um deles é diferente dos demais.
Em terceiro lugar, não uso um MAC porque não me interessa usar. Não trabalho com programas gráficos, que é o forte do MAC e, portanto, não preciso de um Mac. E se trabalhasse, usaria sem problema, até porque ele está a venda no Brasil para quem quiser (e puder) comprar.
Em quarto lugar, gosto não se discute, sendo esse um fato da vida que nos ensinam (ou deveriam ensinar) desde cedo.