Autor Tópico: comparação entre Xorg e X  (Lida 6329 vezes)

Offline alexandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • Alexandre Carneiro
    • Ver perfil
comparação entre Xorg e X
« Online: 06 de Junho de 2005, 12:36 »
acabei de instalar o ubuntu 5.04 e ele vem instalado com o Xorg ao invés do X que eu estava acostumado. Porém, não encontrei nada falando sobre as vantagens/desvantagens de um e de outro.

afinal, quais são as diferenças? desempenho, segurança? Alguém conhece algum link fazendo a comparação entre os dois servidores?

valeu
:?)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
comparação entre Xorg e X
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2005, 14:36 »
este artigo não compara mas dá uma idéia dos 2 mais usados

abraços

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

by Carlos Morimoto

Xfree x Xorg

Atualmente estão em uso no mundo Linux duas versões diferentes do X, o Xfree e o Xorg. O Xfree o projeto mais antigo e tradicional, o grupo que originalmente portou o X para o Linux e foi o principal mantenedor do projeto desde então.

Com o passar o tempo, começaram a surgir críticas, principalmente direcionadas à demora para incluir correções e atualizações nos drivers existentes. Isto foi se agravando com o tempo, até que uma decisão dos desenvolvedores em fazer uma pequena mudança na licença em vigor a partir do Xfree 4.4 foi a gota d'agua para que um consórcio formado por membros de várias distribuições desenvolvedores descontentes com o modo de desenvolvimento antigo se juntassem para criar um fork do Xfree, o X.org.

O X.org utilizou inicialmente a última versão de desenvolvimento da série 4.3 do Xfree, disponibilizada antes da mudança da licença. Desde então foram incluídos muitas atualizações e correções, como novos drivers e vários recursos cosméticos, como por exemplo suporte à janelas transparentes. A página oficial é a http://x.org.

Inicialmente as diferenças eram pequenas, mas como o X.org tem o apoio das principais distribuições e está sendo desenvolvido num ritmo muito mais rápido, a tendência é que ele substitua inteiramente o Xfree num futuro próximo.

Para quem configura, a principal diferença está nos nomes do arquivo de configuração e utilitários. As opções dentro do arquivo continuam as mesmas, incluindo os nomes dos drivers (radeon, nv, intel, sis, etc.) é possível inclusive usar um arquivo de configuração de uma distribuição com o Xfree em outra (instalada na mesma máquina) com o X.org. Aqui vai uma pequena tabela com algumas diferenças:

Arquivo de configuração principal:

    /etc/X11/XF86Config-4 - /etc/X11/xorg.conf

Utilitários de configuração:

    xf86cfg - xorgfg xf86config - xorgconfig

É possível também eliminar estas diferenças criando um conjunto de links apontando para os nomes trocados. Assim o XF86Config vira um link para o xorg.conf por exemplo, fazendo com que usuários desavisados e até utilitários de configuração consigam encontrar os arquivos sem muitos problemas.

veja completo em:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/097/index6.php

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
comparação entre Xorg e X
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2005, 17:18 »
No fórum Guia do Hardware, vi que o Xorg é mais atualizado e com funções que o XFree não tem.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)