Autor Tópico: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual  (Lida 7687 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2007, 11:58 »
Se há uma empresa que não tem a menor motivação para fazer este tipo de acordo com a Microsoft, esta é a Canonical. O Ubuntu hoje é um produto comercial de sucesso, citado de modo elogioso até mesmo por templos do liberalismo mais conservador, como é o caso da revista The Economist.

A Novell e a Xandros tinham motivos corporativos muito específicos para se dobrar a Microsoft. Eu não vejo nenhum motivo parecido por parte da Canonical. Depois do recente lançamento do Vista (um anticlímax, na verdade), se alguém que não precisa perder o sono com a Microsoft, esta pessoa se chama Mark Shuteeptrhqngnoenrtqeeworth (nunca consigo me lembra o sobrenome do sujeito...).

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2007, 12:52 »
E a Mandriva? Será a proxima?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2007, 13:34 »
E a Mandriva? Será a proxima?

Seria o golpe fatal que falta à decadente e deficitária Mandriva.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2007, 13:55 »
e olha que a Conectiva, antes de se aliar à Mandrake e formar a Mandriva era altamente comercial, alguem se lembra do absurdo cobrado por eles no suporte? Tinha até umas caixas de Cds do Conectiva 4 com livros impressos, os quais acredito terem sido inspiração para o Morimoto no Guia do Hardware e seu Kurumin, neh?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2007, 15:15 »
e olha que a Conectiva, antes de se aliar à Mandrake e formar a Mandriva era altamente comercial, alguem se lembra do absurdo cobrado por eles no suporte? Tinha até umas caixas de Cds do Conectiva 4 com livros impressos, os quais acredito terem sido inspiração para o Morimoto no Guia do Hardware e seu Kurumin, neh?

[ ]s

Pois é, acredita que numa livraria da minha cidade tem duas caixas novinhas do Conectiva Linux 9? Como sabem que eu gosto de linux vivem tentando me vender ela, e sempre dou a mesma resposta... Tenho o Conectiva 10 baixado de graça da internet.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2007, 16:02 »
   De acordo com o próprio Mark Shuttleworth (tradução livre):

"Declinamos discutir qualquer acordo com a Microsoft sob a ameaça de infração de patentes não especificadas."

   Quem quiser dar uma conferida no excelente post do Mark sobre o assunto em seu blog pessoal é só seguir o link que deixei acima (em inglês).

Piras

  • Visitante
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2007, 03:06 »
E a Mandriva? Será a proxima?

Seria o golpe fatal que falta à decadente e deficitária Mandriva.

O problema da Mandriva é o modelo de negócio equivocado. Suporte pago é um problema para o usuário doméstico ou para o pequeno escritório, especialmente se o próprio sistema e o suporte oferecido não são lá grande coisa.

Se eu não tivesse a minha habitual paixão pelo mundo Debian (Ubuntu, incluído), ao invés de um Mandriva, preferiria muito mais adotar o PCLinuxOS, cujo controle de qualidade, por mais incrível que possa parecer, é muito mais apurado, que o daquela companhia. E olha que a PCLinux é uma distro não-comercial, mantida por doações! Resultado: a Mandriva termina sendo cara demais para o usuário doméstico e instável demais para o usuário corporativo. Não me admira que até mesmo o Parlamento francês tenha escolhido o Ubuntu! E olha que durante muito tempo a Mandriva foi a queridinha do governo francês.

No andar da carruagem, não acredito que a Mandriva resista a um golpe mais forte na sua imagem corporativa. Mas se quiserem cometer haraquiri em alto estilo...

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2007, 15:17 »
Falando em Mandriva, viram a entrevista com Adam Williamson na coluna do Distrowatch desta semana?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2007, 17:27 »
Falando em Mandriva, viram a entrevista com Adam Williamson na coluna do Distrowatch desta semana?

Entrevista longa hein...
Pelo que ele falou, 2008 eh o ano da ressureicao da Mandriva...
Temos que fixar o bug #1.

Piras

  • Visitante
Re: Canonical e Microsoft assinam acordo de propriedade intelectual
« Resposta #24 Online: 19 de Junho de 2007, 00:30 »
Falando em Mandriva, viram a entrevista com Adam Williamson na coluna do Distrowatch desta semana?

Vi e adorei. Primeiro pela sinceridade e humildade do moço. "Despois", pelo fato de mostrar por "a + b" que o pessoal da Conectiva está bastante ativo no desenvolvimento da Mandriva e que a incorporação da companhia brasileira revelou-se importante na melhoria de qualidade das últimas versões da distro. Enfim, é bom saber que o patrimônio tecnológico acumulado pela Conectiva não foi jogado no lixo.

Agora, se a Mandriva vai recuperar mesmo a sua boa imagem são outros quinhentos. Por mais crítico que eu sempre tenha sido em relação a esta distro, a verdade é que eu torço muito pela sua recuperação. Seria mais uma companhia mundial do qual o mundo Linux poderia orgulhar-se, especialmente nós brasileiros, que, de um modo ou de outro, estamos muito bem representados nela.

De qualquer modo, a despeito da sua visível juventude, o Williamson se revelou uma liderança bem sábia e madura. Espero que ele seja bem-sucedido e que a Mandriva 2008 realmente seja uma volta por cima.