alarcon e kolk3, quero agradecer a boa vontade de vcs.
testei e continuou dando pala.
acredito tbm, conforme vcs disseram, que o erro está exatamente em:
Section "Monitor"
Identifier "Monitor Genérico"
Option "DPMS"
HorizSync 28-51
VertRefresh 43-60
EndSection
ou senao na placa que está Vesa.
O Tota me explicou, em algum topico (nao lembro se foi neste) que o monitor TCE 14 Ne Digital na verdade é um Samsung Syncmaster 14 Ne Digital. Procurei na net manual dessa derma e nada. A unica coisa que achei produtiva pra ele foi:
http://216.239.51.104/search?q=cache:izj3ZwugO8gJ:www.clubedohardware.com.br/artigos/920+frequencia+monitor+samsung+14+syncmaster+ne&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=5&gl=br
Mas tentei varias coisas com essas informações de frequencia. Primeiro: a joça da frequencia veio com numero com virgula! Só comigo que acontece isso! Ngm merece!
Tentei de ambas os valores 31 e 32, pro Ne e pro anterior, e nada do bichinho dar resultado. Sempre apaga o monitor, ou senao fica apitando e eu desligo, pra nao "explodir" ele.
No meu serviço tenho uma Gforce cujo codigo para da seguinte forma:
Section "Monitor"
Identifier "AOC"
Option "DPMS"
EndSection
Não marca, nesta etapa, no pc de lá, nem a HorizSync nem a VertRefresh
Tentei retira-las daqui e tbm nao deu certo
Se vcs conseguirem as frequencias horizontal e vertical certinho pra ele ficarei eternamente grato a vcs.
muito obrigado pela boa vontade [ ]s
Você já tentou alterar no arquivo
menu.lst do grub a linha referente ao kernel incluindo os seguintes parâmetros :
fb800x600 vga=normal Deixe também o
xorg.conf do jeito que a instalação do Ubuntu configurou e tente adicionar mais estes dois parâmetros, que falei acima, na parte referente ao kernel no seu Grub, através do arquivo de configuração do mesmo chamado de
menu.lst que se encontra em
/boot/grub/.
Que como apenas um exemplo ficaria assim:
De:
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=de857168-5971-4b99-9e36-50a253b91556 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault
Para:
title Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=de857168-5971-4b99-9e36-50a253b91556 ro fb800x600 vga=normal quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault
Alternativamente se você não quiser fazer alterações que ponham em risco a inicialização do sistema, posteriormente, ao dar boot no sistema, você pode fazer uma alteração momentânea quando o grub no boot aparecer, selecionando o Ubuntu e clicar na letra
e do teclado (de Edição) ir na linha referente ao kernel e clicar novamente na letra
e do teclado para editá-la e acrescentar os dois parâmetros que falei antes de
quiet splash em seguida teclar ENTER para voltar e depois a letra
b do teclado (de Boot) para dar o boot com os dois novos parâmetro que não ficaram permanente para outros boots do sistema e sim somente para este, voltando depois aos parâmetros normais.
Atenção: Isto é só um exemplo, não é para você alterar o seu
menu.lst do
Grub para este e sim para acrescentar o que está em negrito (
fb800x600 vga=normal) no seu
menu.lst do
Grub, antes de
quiet splash na entrada referente ao
kernel ok.
fb800x600: Esta opção força uma resolução de
800x600 usando o driver
fbdev (framer buffer). O
frame buffer é um recurso suportado pelo
Kernel que permite exibir imagens manipulando diretamente o conteúdo da memória de vídeo. A grande vantagem é que não é preciso um driver de vídeo, este modo vai funcionar mesmo em placas de vídeos que não sejam oficialmente suportadas pelo Linux. Algumas placas onboard e algumas placas de vídeo antigas só funcionam usando esta opção.
vga=normal: Desabilita o
frame-buffer durante a primeira parte da inicialização (onde é detectado o hardware, etc.). Algumas placas de vídeo antigas não suportam o recurso, o que faz com que elas exibam uma mensagem de erro durante o boot. Isso não é problema, pois basta pressionar ENTER ou esperar 30 segundos para que o boot prossiga normalmente. Mas, de qualquer forma a opção permite desativar isso.
Obs: Estes parâmetros foram usados com o antigo
LILO e com o
Xfree e hoje em dia o linux, especialmente o Ubuntu, utiliza o
GRUB e o
Xorg respectivamente , portanto não sei se vai funcionar. Não custa tentar, mas faça cópia de segurança do arquivo que vai ser alterado ok.
Nota: Se o motivo da vista cansada é por problema de
flicker e você realmente não consiga alterar a resolução e taxa de de atualização do seu monitor, então tente deixar o controle do brilho do seu monitor no mínimo e ajustar apenas pelo contraste. Isto ajuda e muito a diminuir o
flicker. O ideal é usar a tela o mais escura possível, dentro do que for confortável é claro.