Autor Tópico: qnx  (Lida 3789 vezes)

Offline Moa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
qnx
« Online: 11 de Junho de 2007, 10:22 »
Alguém ai sabe sobre um S.O baseado no linux chamado qnx? É um s.o de tempo real.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: qnx
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2007, 11:39 »
já que a preguiça é uma constante, eu vou dizer aqui tudo o que eu aprendi sobre o qnx em uma pesquisa de exatos 0,14 segundos no google.

é um sistema baseado em micro kernel, que permite aos dsenvolvedores ativar e desativar funções conforme a tarefa, permitindo assim um sistema leve e pequeno para ser usado em dispositivos embarcados. ele roda em quase qualquer sistema moderno, incluindo as arquiteturas x86, MIPS, powerPC e nas arquiteturas de dispositivos embarcados SH4 e a série ARM. A versão não comercial dele foi descontinuada em 2003, mas existe uma versão de avaliação de 30 dias. O sistema cabe num disquete. (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/QNX)

ele possui recursos para utilizar a capacidade de processadores RISC multi core e executar particionamento adaptavel, que permite manter o uso de CPU em aplicações particionadas quando o sistema está muito carregado. usa estrutura POSIX, como o Unix e o Linux, desenvolvimento pela plataforma eclipse e graficos OpenGL, sendo totalmente a favor e compativel com os Open Standards (fonte: http://www.qnx.com)



site pra fazer o download da versão de avaliação do qnx:
https://www.qnx.com/account/login.html?returnaddress=%2Fdownload%2Fgroup.html%3Fprogramid%3D7807

é necessário se cadastrar


isso é tudo o que eu sei sobre o QNX.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Moa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: qnx
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2007, 13:33 »
Não somente baseado em micro kernel, mas o kernel do Unix, tem como principal parâmetro o tempo real com o qual permite realizar as tarefas mais importantes e precisas. É muito utilizado em grandes empresas como siderúrgicas, e montadoras de automóveis, também é usado em alguns dispositivos como celulares e outros.
Possui alguns aplicativos embutidos como um navegador de internet chamado Voyager, tem uma interface gráfica chamada PHOTON que permite que ele tenha a mesma "cara" do windows em somente 400kb.

Seu gerenciamento de memória é baseado no do Mac-Os.

Obrigado pelo termo...preguiça, Supermouse!!
« Última modificação: 11 de Junho de 2007, 13:35 por Moa »

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: qnx
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2007, 22:18 »
Não acho que tenha algo do MacOS já que O QNX foi desenvolvido bem antes da nova arquitetura do MacOS. Usei o QNX a primeira vez em 2001 e acho que as semelhanças dele com o Unix se encontram apenas em alguns aplicativos de usuário, organização de diretórios e chamadas de sistema(POSIX). Em se tratando de kernel o modelo é bem diferente de quase tudo que é Unix no mercado, só havendo semelhanças com o Minix e Gnu Hurd/Mach.

Achei o QNX muito bom, leve, rápido e com uma aparência muito caprichada.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline Moa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: qnx
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2007, 11:30 »
JotaEle, eu procurei no site do qnx e não encontrei o espaço de download do S.O só achei material sobre o mesmo.

você não poderia me mandar o que você tem ai do qnx inclusive o próprio qnx?

moacirrcosta@ig.com.br