Autor Tópico: Instalando a partir do LIVE CD  (Lida 5510 vezes)

maazevedo

  • Visitante
Instalando a partir do LIVE CD
« Online: 04 de Dezembro de 2005, 03:39 »
Pessoal,

   Eu tenho o live cd do Ubuntu. É possível instalar na minha máquina a partir dele ? Como faço ?


Obrigado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalando a partir do LIVE CD
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2005, 09:37 »
Citação de: "maazevedo"
Pessoal,

   Eu tenho o live cd do Ubuntu. É possível instalar na minha máquina a partir dele ? Como faço ?


Obrigado.



Não. A versão Live CD do Ubuntu não pode ser instalada no seu HD. Se você quiser uma distribuição que do Live CD seja instalável no HD, tem o Kurumin, Kalango, Kanotix e Knoopix por exemplo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Instalando a partir do LIVE CD
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2005, 18:22 »
O LiveCD não pode ser instalado, para isto vc tem que usar o InstallCD.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalando a partir do LIVE CD
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2005, 23:05 »
E é bom que tenha banda larga.
Quando a distro tem uma versão Live CD, como o Ubuntu, é sempre vantajoso porque antes de instalar vc experimenta o SO e sabe se reconheceu todo seu hardware.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

cleo

  • Visitante
O que me permite o live CD ...
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2005, 03:09 »
...em termos de performance, comparando-o com o install?
Tenho uma dúvida bastante prática , já que eu sou pra lá de novata no linux;
se eu contratar um domínio de web e esse tiver assistência linux, mais barata como consta do contrato, vou poder usar o live CD para postar as páginas com  ftp de dentro de meu Front page? Eu uso Windows XP e não tenho idéia ,ainda, do  que o live CD pode me oferecer.
Será que vou poder instalar em meu disco particionado, programas gráficos para linux e poder trabalhar neles com o liveCD?
Obrigada
Cleo

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: O que me permite o live CD ...
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2005, 08:06 »
Citação de: "cleo"
...em termos de performance, comparando-o com o install?
Tenho uma dúvida bastante prática , já que eu sou pra lá de novata no linux;
se eu contratar um domínio de web e esse tiver assistência linux, mais barata como consta do contrato, vou poder usar o live CD para postar as páginas com  ftp de dentro de meu Front page? Eu uso Windows XP e não tenho idéia ,ainda, do  que o live CD pode me oferecer.
Será que vou poder instalar em meu disco particionado, programas gráficos para linux e poder trabalhar neles com o liveCD?
Obrigada
Cleo


Acho que você está confundindo um pouco as coisas mesmo.

Nas versões Live-CD mais novas, você poderá instalar programas e atualizar o seu sistema, enfim, usá-lo como um sistema que estivesse instalado no HD. Mas ele não está, ele vai usar a sua memória RAM e o seu HD (se você tiver um) como uma memória Swap (virtual). Ele não altera nada no seu HD, inclusive os dados contidos nele. A não ser que você use uma partição  do seu HD para escrever (gravar) nela. E ainda por cima, que esta partição seja de um sistema de arquivos que o Linux possa gravar nela ( ext2, ext3, ReiserFS, XFS, FAT).  A partir do momento em que você desliga o micro, todos os seus dados que estão na memória se perderão. Apenas aquilo que você gravou no HD estará salvo.

No seu caso, acho que você pode até baixar os seus programas gráficos para Linux e gravá-los no seu HD, para agilizar a instalação deles quando estiver rodando a sua sessão Live-CD.  Ele também te oferece uma excelente ferramenta para te salvar de apuros e proteção de usuários que gostam de detonar o sistema, e depois você tem o maior serviço de arrumar tudo de novo. Com ele fica fácil, reiniciou a máquina, tá tudo novo. Por isso acho os Live-CDs muito úteis para técnicos em informática ou usuários avançados que precisam recuperar o sistema e Cyber Cafés.

Em termos de performance, ele é mais lento que uma versão install. Na minha opinião, para o que você está querendo, um Live-CD se torna improdutivo. Melhor deixar o seu sistema em Dualboot com o XP. Já pensou, todas as suas customizações no sistema se perdem assim que você desliga o micro. Quando reiniciar a sua sessão Live vai ter que refazer tudo de novo.

Espero ter ajudado mais que complicado. :)

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2