Autor Tópico: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.(Resolvido)  (Lida 33373 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Não consegui
« Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2007, 00:31 »
Opa desculpa pela demora PRSC  ;D , é que esses dias tentei instalar manualmente o driver (100.14.09) e...fiquei frustrado,traumatizado e por aí vai  rsrsrs .
Não consegui
  :P  :'(   :P.
A minha solução foi reinstalar o Ubuntu (rsrsrsrs) e instalar o driver 1.0.9755( nvidia-glx-new) pelo repositório oficial .
Vou ficar devendo  :P

Se algum membro souber ,por favor de uma luz  :)

Abraços

É bem complicado esse negocio de driver, mas já estou agora testando via live cd, e vou reinstalar.
Mas me diz, reinstalando, qual pacotes são fundamentais, pra colocar depois, o debian, etc, já que vou começar do zero, vou tentar ir sem erro, até a parte do drive que seja o que Deus quiser rsrsrs.
Mas valeu pela ajuda de qualquer forma, estamos ai pra isso, hora erra, hora acerta, e temos que tentar.
E sobre o ubuntu DvD, acha que vale a pena?  olha o link onde achei, tou pensando em baixar esse também, se compensar.

http://www.linuxnarede.com.br/conceitos/distros/linux_ubuntu.php

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #16 Online: 20 de Junho de 2007, 01:46 »
Se não me engano a diferença do CD e DVD é que ;  o DVD já vem com os suporte a idiomas ,só isso .Eu não acho que compensa.

Agora em relação a instalação ,eu acho que deves instalar primeiro os problemáticos (driver vídeo) que seria assim :
No Terminal ↓
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update                    ↓
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-glx-new
     e depois ↓
Código: [Selecionar]
sudo nvidia-glx-config enable   
e depois reiniciar o X (Ctrl+Alt+Back Space ) ou o sistema .
Para ver se funcionou . no Terminal↓
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep renderingSe a resposta for mais ou menos assim :
 direct rendering: Yes . Ok

Já adiantando o seu lado:
Multimídia no 7.04→→→→→→→→→→→→→→→→→→→→http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.0.html
Resolvendo um bug do Gnome (lentidão)→→→→→→→http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,17556.0.html
Instalando o Beryl entres outros, sem complicação→http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,12132.0.html
Vários programas atualizados→→→→→→→→→→→→→http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,10494.0.html 
Qualquer dúvida estamos aí , pelo menos para tentar ajudar  :P

Boa sorte!
« Última modificação: 20 de Junho de 2007, 01:47 por k7br »

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2007, 02:33 »
Se não me engano a diferença do CD e DVD é que ;  o DVD já vem com os suporte a idiomas ,só isso .Eu não acho que compensa.
 
Qualquer dúvida estamos aí , pelo menos para tentar ajudar  :P

Boa sorte!


Valeu pelas dicas, mas acredita que fui reinstalar e deu erro no grub e não instalou, fiquei mais de meia hora jogando paciencia e o negocio não foi, acho que vou pelo windows e mando a partiçao embora e entro pelo boot com o cd.
E antes de tentar instalar, fui pelo live cd e tentei fazer a modificação da placa 3D, lá na tela preta, mesmo baixando o arquivo e colocando o nome correto, não acha, falta diretorio ou arquivo, tá estranho isso, e o comando Ispci também não funciona, sinistro tá isso aqui.
 Mas uma duvida, o debian, também influencia em algo, já vem com ele ou tem que adicionar.
Valeu mesmo pelas dicas.
Tá dando zebra mas tamos ai pra isso, até eu aprender vou levar muita pedrada rsrsrs
Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2007, 04:32 »
O que citei lá em cima, eu fiz depois que reinstalei o Ubuntu
Citar
Mas uma duvida, o debian, também influencia em algo, já vem com ele ou tem que adicionar.
O Ubuntu seria mais ou menos um filho do Debian

Uma dica : depois de reinstalar tente fazer o que citei lá em cima ,talvez de certo.

Abraços e boa sorte !

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2007, 18:19 »
O que citei lá em cima, eu fiz depois que reinstalei o Ubuntu
Citar
Mas uma duvida, o debian, também influencia em algo, já vem com ele ou tem que adicionar.
O Ubuntu seria mais ou menos um filho do Debian

Uma dica : depois de reinstalar tente fazer o que citei lá em cima ,talvez de certo.

Abraços e boa sorte !


Fiz o que vc indicou, mas deu erros, vou postar aqui detalhado, até a bendita tela preta que tou traumatizado já rsrsrs.

Fiz o update, instalei o nvidia-glx-new
 No comando nvidia-glx-config enable vem isso

A backup of xorg.conf has been stored as:
/var/backups/xorg.conf.2007-06-21-17:31:11.
If the new configuration will not work you will be able to
revert the changes simply using this command:
cp /var/backups/xorg/xorg.conf.2007-06-21-17:31:11 /etc/X11/xorg.conf


Warning: your X configuration has been succesfully changed.
In order to take full advantage of the changes, X needs to
be restarted.

Aquando executo o comando (Ctrl+Alt+Back Space ), o pepino já começa, não volto mais ao modo grafico

E atualmente depois de habilitar o config enable, vou no comando glxinfo | grep rendering, e vem isso

neto@neto-desktop:~$ glxinfo | grep rendering
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Error: couldn't find RGB GLX visual
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".

O comando sudo Ispci dá nisso   sudo: Ispci: command not found
Agora deixa eu passar o que tá habilitado na tela preta no comando dpkg-reconfigure xserver-xorg

1: Controlador de placa de video ou chipset/ tdfx, tga, trident, tseng e   VESA, a que deixei.
2: Identificador da placa de video/ está NVIDIA Gforece 7300gt
3: Formato especifico barramento, BusID, tem como exemplos isa:1, pci:0:16:0, Sbus que vem um monte de numeros, não entendo essa parte, o meu acho seria pci, mas o comando Ispci não funciona deixei  pci:1:0:0.
4: Quantidade de memoria em KB, onde vem um aviso se o X tiver problema em detectar deixar em branco, foi o que fiz, mas provavelmente seria bom jogar um valor ali, qual seria?
5: Utilizar interface framebuffer do kernel, (confirmei).
6: Layout do teclado deixei (não) detectar.
7: Teclado (br)
8: Taclado novamente (xorg)
9: Quantidade de teclas (105), o meu é comum, e já vi que coloquei errado a barra ao contrario não sai.
10: Variante do teclado deixei em branco
11: Opções do teclado (branco)
12: Porta do mouse/protocolo, escolhi /dev/imput/mice e depois ImPs/2
13: Emulador do mouse, não
14: Modulos servidor x.org a serem carregados, estao habilitados , bitmap, ddc, dri, extmod, freetype, gLx, int10, vbe. E não habilitados, dbe, record, v4L.
15: Habilitar gravar padrão Files no arquivo x. Confirmado.
16: Detectar monitor está (monitor generico), pelo windows vou ver certo o modelo e detalhes.
17: Modos de video marcados, 1024x768, 800x600, 640x480. Obs, quando habilito o driver 3D, ela vai para 1152x864.
18: Configurar atualização do monitor, escolhi medium e não aparece a opção 1152x864.
Obs, como faço pra marcar dentro de modos de video a opção 1152x864 que está no passo 17.
19: Profundidade de cores, deixei 24 bits.


Bom é isso, vou apertar ctrl+alt+backspace, e provavelmente não volte, mas vejo os erros que aconteceram e continuo à colocar aqui, pra ver exatamente o erro que está acontecendo.

Valeu pela sua colaboração até o momento, espero que tenha alguma dica.
Abraço.

Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2007, 19:15 »
Bem vamos tentar :
Citar
3: Formato especifico barramento, BusID, tem como exemplos isa:1, pci:0:16:0, Sbus que vem um monte de numeros, não entendo essa parte, o meu acho seria pci, mas o comando Ispci não funciona deixei  pci:1:0:0.
Talvez seria ↓
Código: [Selecionar]
sudo lspciE o BusID você coloca o numero que está à esquerda, exemplo do meu
Citar
06:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV43 [GeForce 6600 GT] (rev a2)
ignore o zero a esquerda
Citar
4: Quantidade de memoria em KB, onde vem um aviso se o X tiver problema em detectar deixar em branco, foi o que fiz, mas provavelmente seria bom jogar um valor ali, qual seria?
Aí é com você
Citar
14: Modulos servidor x.org a serem carregados, estao habilitados , bitmap, ddc, dri, extmod, freetype, gLx, int10, vbe. E não habilitados, dbe, record, v4L.
Aqui você desabilita o dri
Citar
Obs, como faço pra marcar dentro de modos de video a opção 1152x864 que está no passo 17.
Você usa a tecla de espaço .

Você pode fazer o seguinte :depois que instalou o driver e deu o enable ,dá uma olhada no xorg.conf ↓
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Na section module não pode ter os modulos Load "dri" e Load "GLcore"  e tem que ter o modulo Load "glx" exemplo do meu
Section "Module"
   Load      "i2c"
   Load      "bitmap"
   Load      "ddc"
   Load      "extmod"
   Load      "freetype"
   Load      "glx"
   Load      "int10"
   Load      "vbe"
EndSection

E também na Section "Device" vê se o driver está em nvidia ,exemplo do meu :

Section "Device"
   Identifier   "nVidia Corporation NV43 [GeForce 6600 GT]"
   Driver      "nvidia"
   Busid      "PCI:6:0:0"
   Option      "AddARGBVisuals"   "True"
   Option      "AddARGBGLXVisuals"   "True"
   Option      "NoLogo"           "True"
   Option       "DynamicTwinView"       "false"
EndSection

Agora uma perguntinha ,só para limpeza de consciência :
Você conferiu o MD5 (http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5 ) ? 

Boa sorte! ;)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2007, 05:07 »

Agora uma perguntinha ,só para limpeza de consciência :
Você conferiu o MD5 (http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5 ) ? 

Boa sorte! ;)

Não testei, rsrsrsrs
Mas agora dei uma caminhada pra frente, consegui testar 3 drivers:  100.14.09, 1.0-9755 e outro não lembro.
Todos na hora de voltar ao sistema, dá erro.
Vou refazer alguns passos com calma, ai posto mais detalhado.
Abraço.

Edit. Trabalhando na madruga dá pra procurar algo, só o sono que atrapalha um pouco rsrsr, mas em um link que vc deixou, encontrei esse driver  Vhttp://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_100.14.11.html

Vou testar, não custa nada.
Uma coisa que preciso tirar a duvida, como habilitar o universe e multiverse, eu tentei e acho que não deu, voltou uma mensagem de erro, como posso conferir se tá tudo habilitado, melhor eu passo a source list, ai vc dá uma conferida.
Digo isso porque um amigo com um problema parecido, no caso dele placa ATI, foi habilitar e pediu mais alguma coisa, um tipo de KEY, sei lá, vi por cima.
Tem mais algo ai pra habilitar.
Abraço.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 06:20 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #22 Online: 22 de Junho de 2007, 14:09 »
Citar
como habilitar o universe e multiverse
Sistema→Administração→Canais de Software

Em relação ao Key (chave de autenticação) ,só é necessário quando se usa repositórios não oficiais .

Já tentou a dica do pinduvoz(Automatix)?

Meio off: acho que você foi premiado hein rsrsrs ,porque  era pra ser  uma tarefa fácil . Agora acho que entendi o título do tópico rsrsrs .


Boa sorte! ;)
 

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #23 Online: 22 de Junho de 2007, 19:18 »
Citar
como habilitar o universe e multiverse
Sistema→Administração→Canais de Software

Em relação ao Key (chave de autenticação) ,só é necessário quando se usa repositórios não oficiais .

Já tentou a dica do pinduvoz(Automatix)?

Meio off: acho que você foi premiado hein rsrsrs ,porque  era pra ser  uma tarefa fácil . Agora acho que entendi o título do tópico rsrsrs .


Boa sorte! ;)
 

É, tá cada vez pior, rsrsrs, mas olha o que tá acontecendo agora.
Fui habilitar  o universe e multiverse pelo canais de software, e  olhe o que vem:


Não foi possivel rodar gksu '/usr/bin/software-properties-gtk' como usuario root:
 Não foi possivel copiar o arquivo de autorização do X (.Xauthority) do usuario.

nos efeitos de area de trabalho, a mesma mensagem apenas aqui modifica

/usr/bin/restricted-manager '--enable' 'nvidia' como usuario root:

No gerenciador de drivers restrito mesma coisa,  /usr/bin/restricted-manager como usario root.

No gerenciador de pacotes synaptic, outra vez,  usr/sbin/synaptic como usuario root:?????tá doido, agora sim me perdi.

Como reativo tudo isso de novo, me socorre.
Abraço.
 
Edit. E agora lembrei, quando vou desligar, não aparece a opção desligar e reiniciar. AFFFFFFF!!!!!

EDIT: JÁ RESOLVI, DEIXA QUIETO, SIGO VENDO OS ERROS RESTANTES, VALEU


« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 17:00 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2007, 18:16 »
K7br, acho que de certa forma tenho que recomeçar, fui tentar instalar outro driver e nem segui, já dava erro
Como faço pra verificar os pacotes necessarios, desculpe tanto incomodo, mas aos poucos tou pegando como se faz.
Poderia reinstalar, mas ai nunca aprendo, cada vez que faltar algo não saberia resolver, quero tentar arrumar isso aqui, se funcionar ai faço uma reinstalação limpa.
E na hora de escolher entre linux ou windows, cada vez cresce mais opções na do linux, inicialmente era 2, na primeira vez que entrei já pulou pra 4, e agora tá em 6, tá procriando esse negocio rsrsrs.
Enquanto isso vou tentando.
Já olhei até o negocio do ENY, mas não entendi muito bem, e tem uma parte de atualização de kernel que falam que o ENY, perde as configurações, como é isso?

Abraço.

EDIT:  Havia tentado instalar o automatix, mas dava sempre erro, agora consegui, arrumei a resolução, o driver 3D tá habilitado, em si tudo funcionando, mas quando abro qualquer coisa a barra onde ficaria , minimizar, maximizar e fechar, não aparece mais, e só tem uma area de trabalho, sendo que antes era só habilitar os efeitos já ficava com 4, removi o compiz como dizia o pinduvoz, se tiver ideia do que aconteceu, pelo menos o driver tá funcionando, até que enfinmnmnmnmn, mas não corretamente nos efeitos provavelmente algo que mexi antes.
Se souber algo, agradeceria.
Abraço.
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 19:02 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #25 Online: 23 de Junho de 2007, 19:06 »

AUTOMATIX.

Caro colega, agora consegui instalar o automatix, antes só dava erro, provavelmene alguma besteira que fiz.
Funcionou, regulei a imagem, mas as bordas das janelas não consigo arrumar, sumiram, então os efeitos não consigo aplicar.
Desabilitei o compiz depois disso, achando que ele e o beryl tivessem se estranhando.
Mas nada, continua na mesma
Se souber de algo a fazer.
Eu já havia tentando esse teu metodo, apenas como sou iniciante, fui fazendo tudo errado, não ache que não tentei, mas agora fui meio na louca e funcionou, valeu pela dica
Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #26 Online: 23 de Junho de 2007, 19:21 »
As bordas das janelas são as "decorações". Clique com o botão direito no rubi vermelho ao lado do relógio, depois clique em "Selecionar o decorador de janelas" e escolha emerald ou heliodor. Também é possível fazer isso no terminal ou apertando Alt+F2 e executando "emerald --replace" ou "heliodor --replace". Se não tiver instalado, é só executar "sudo apt-get install emerald", por exemplo.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #27 Online: 23 de Junho de 2007, 20:52 »
As bordas das janelas são as "decorações". Clique com o botão direito no rubi vermelho ao lado do relógio, depois clique em "Selecionar o decorador de janelas" e escolha emerald ou heliodor. Também é possível fazer isso no terminal ou apertando Alt+F2 e executando "emerald --replace" ou "heliodor --replace". Se não tiver instalado, é só executar "sudo apt-get install emerald", por exemplo.

Valeu, vou tentar, mas acho que o problema é maior.
Antes com o driver defeituoso tudo ia, agora depois que mexi muito, que começou isso ai, mas vou tentar.
Vou fuçar tudo que posso, depois reinstalo, vou ver o que dá certo e não.
Abraço
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #28 Online: 24 de Junho de 2007, 07:09 »

Agora uma perguntinha ,só para limpeza de consciência :
Você conferiu o MD5 (http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5 ) ? 



Por desencargo da minha consciencia também, quero verificar esse Md5, mas não entendi bem como faz isso, baixei um iso novo, já que vou ter que reinstalar, pra arrumar a bagunça que fiz.
Entrei lá nesse link que vc indicou mas não entendi bulhufas, abri o Md5 do iso que baixei, o que não falta é numero lá dentro.
Se puder explicar pra ultraleigo no assunto.
Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tá virando um desastre meu ubuntu, Ajudem-me.
« Resposta #29 Online: 24 de Junho de 2007, 07:34 »
Copie o "monte de números mais o texto com o nome do iso" (a linha correspondente à versão baixada) para um arquivo vazio criado por vc. na sua pasta pessoal (clique direito -> criar doc. -> arq. vazio).

A linha deve ficar assim:

monte-de-nos.-e-letras(um único espaço)*ubuntu(...).iso

salve como ubuntu(...).md5 (mesmo nome do .iso, extensão .md5)

Agora cheque pelo terminal com o comando:

md5sum -c  ubuntu(...).md5

Vc. deve obter uma resposta dizendo que a soma coincide (OK) ou não coincide (erro).
:: Linux Registered User nº 439378 ::