Autor Tópico: WENGO: VoIP com vídeo  (Lida 5241 vezes)

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
WENGO: VoIP com vídeo
« Online: 04 de Dezembro de 2005, 19:53 »
Olá, pessoal!

Acho que a maioria não conhece o wengo (http://www.openwengo.org/). Trata-se de um softphone como o Skype e o Gizmo. Contudo, tem algumas vantagens sobre os dois:

Vantagens:
=======

Código aberto: Existe um deb para Ubuntu, mas qualquer um pode compilar a partir do código fonte e escolher quais serão as opções que o seu wengo terá. Além disso, isso garante que a versão para Linux sempre vai estar atualizada.

SIP: Ao contrário do Skype, é baseado no protocolo aberto SIP. Uma das vantagens que vejo para isto é usar os seus créditos do Gizmo (ou de qualquer outro softphone que use SIP) no wengo.

ALSA: Que eu conheça, é o único softphone com suporte a ALSA. Tanto o Gizmo quanto o Skype usam (o lixo) OSS. Assim, nada de problemas com o som.

Suporte a Vídeo: Outra vez, nem o Gizmo e nem o Skype possuem suporte a vídeo. Com o Wengo, você pode fazer vídeo conferência facilmente.

Pra não dizer que tudo é lindo e maravilhoso, procurei ver algumas desvantagens.

Desvantagens:
=========

Interface pobre: Tanto o Gizmo quanto o Skype têm uma interface melhorzinha que o Wengo.

Usa QT: Bom.. desvantagem pra mim que uso o ubuntu. :-)

Mais difícil de configurar: Tive problemas com o firewall e o áudio. Deu bem mais trabalho pra usar que o Gizmo e o Skype.

Bom... Pra quem quiser testar, aqui vão algumas dicas.

Dicas:
====

firewall: Se tiver problemas com o firewall, abrar as seguintes portas UDP 10600, 10601 e 5060. Se estiver por trás de um NAT, abra a porta 5060 e redirecione apenas as portas  10600 e 10601 para o seu PC dentro da rede interna. Por exemplo, algo desse tipo.
Código: [Selecionar]
$IPTABLES -A INPUT -p udp --destination-port 5060 -j ACCEPT
$IPTABLES -t nat -I PREROUTING -i eth0 -p udp -m udp --dport 10600 -j DNAT --to-destination $PC_HOST1
$IPTABLES -t nat -I PREROUTING -i eth0 -p udp -m udp --dport 10601 -j DNAT --to-destination $PC_HOST1


Echo: Se quiser testar, ligue para 333, 334 ou 335. Esses são números do echo test. Também, tem um espelho do vídeo.

Áudio: Quando liguei pro echo a primeira vez, simplesmente, não consegui ouvir. Tive que ir até as configurações do áudio do wengo e colocar VIA 8235 (hw:0,0) como dispositivo de entrada e VIA 8235 (hw:0,1) como dispositivo de saída. Daí... O som ficou show!

Have fun!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2005, 23:19 »
Outra desvantagem é que parece que ele não é compativel com o Gizmo e o Skype. Estou errado? Se estiver certo o WENGO só se comunica com quem tem também WENGO do outro lado. Mas a dica é boa.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline saulodebaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2005, 08:05 »
Citação de: "RC2005"
Outra desvantagem é que parece que ele não é compativel com o Gizmo e o Skype. Estou errado? Se estiver certo o WENGO só se comunica com quem tem também WENGO do outro lado. Mas a dica é boa.


Mas o Skype e Gizmo podem comunicar-se entre si?
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2005, 10:49 »
Citação de: "saulodebaco"
Mas o Skype e Gizmo podem comunicar-se entre si?


O Gizmo e o Wengo usam o protocolo SIP. Então, acretido que seja possível se comunicar por voz entre eles. Basta usar o número SIP, ao ivés do login. Quanto ao Skype... Este usa um protocolo fechado. Então, ninguém irá conseguir falar come ele. Contudo, isso é uma desvantagem dele e não dos outros.

Offline saulodebaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2005, 11:05 »
Aí lascou! No trabalho e em casa só tenho o (ru)windows 98, e o único que funciona nele é o Skype, os outros (Gizmo e Wengo) não tem jeito. Em casa, onde tenho o Ubuntu, uso um laptop do tempo da pedra lascada (Toshiba Tecra8000) e o microfone ainda não funciona. Portanto tenho que ficar com o skype.

Abraços.
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Wesley F

  • Visitante
WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2005, 18:42 »
Mto boa a dica tanto eh q eu ja instalei aki hehehhe


 :D Abraços :D

Offline Professor Renato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
    • Ver perfil
Re: WENGO: VoIP com vídeo
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2007, 14:31 »
Adicionei alguns contatos do MSN mas não consigo contato com eles. Para que as contas de outros protocolos, como AIM, MSN, Yahoo, funcionem, os usuários devem ter instalado o Wengophone também?
Intel Dualcore, HD 160Gb, 1Gb Ram, DVD-RW, Monitor LCD AOC 17''.