Arlei,
Instalei ele aqui, e vão minhas impressões, para quem estiver interessado. Algumas informações o blog já falou, mas vou explicar aqui assim mesmo.
O Glubble funciona da seguinte forma:
Depois que vc instala, seu Firefox abre TRAVADO. A primeira vez ele pede para você criar uma conta dos pais (como um administrador) e criar também os filhos que você vai administrar. Todos tem senhas, e a dos filhos você define e eles não podem trocar.
Feito isso, ao abrir o Firefox novamente, você tem uma tela travada com a lista dos que podem se logar.
CRIANÇA: Se você escolher uma conta de criança, o Firefox é iniciado com uma interface totalmente diferente, mais intuitiva para as crianças, com poucos botões e mais bonita, já com a tela de procura do Yahoo ou Google. As pesquisas são feitas seguramente, o Glubble retira todas que ele conhece não estarem liberadas. Se a criança acessar um site bloqueado, abre uma barra em cima (que podia ser de outra cor) onde ele pode pedir autorização para ver a página, e um email é enviado aos pais para liberarem aquele site. E é só isso.
Se você escolher a conta dos pais, o firefox é iniciado com tudo completo. No meu ele reativou todas as extensões que estavam desativadas e que não usava mais, mas isso pode ser consertado futuramente. Também parece que ele não está gravando a sessão corretametne, pois inicia com páginas antigas minhas, mas tudo bem, funciona. Com a conta do pai, você tem um botão para liberar sites para as crianças que você selecionar e também gerenciar a conta dos filhos cadastrados.
Tem uma conta de Convidado também que não testei.
Problemas que ainda vejo nele:
1) Tá tudo em inglês. Tudo bem, é beta ainda, mas tem futuro.
2) Alguns probleminhas que já disse acima.
3) Ele fica reiniciando o FF para trocar o tema do browser, o que dá um certo desconforto em máquinas mais lentas.
4) Não estou vendo onde posso adicionar mais usuários, como colaboradores e outros, mas deve existir.
Gostei do que vi e outros aqui no trabalho já gostaram também. Tem muito que amadurecer mas já dá para utilizar tranquilamente.
Ainda assim, eu gostaria de um filtro mais doméstico, onde eu não precisasse ficar cadastrando ninguém, e também fosse tudo transparente para a criança, para ela não precisar digitar senha, ou escolher usuário. Como se fosse uma extensão transparente do FF de filtro de conteúdo, onde eu aplicasse uma política básica e para abrir algum site que estivesse fora eu precisasse digitar alguma senha e pronto... quem sabe futuramente esse Glubble seja mais amigável nesse sentido, quem sabe ....