Autor Tópico: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)  (Lida 83342 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #15 Online: 25 de Junho de 2007, 15:10 »
muito lindo. dah ateh vontade de testar  ;) vou fazer isso mes que vem, nas minhas ferias [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline josecaetano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2007, 19:10 »
consegui colocar o relógio, mas fazer o aMsn funcionar não consegui...
alguém conseguiu rodar o amsn de boa?

Offline josecaetano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #17 Online: 25 de Junho de 2007, 19:15 »
ah, pra quem ta afim de dar uma melhorada no visual do e17, pegar uns temas, etc etc.
achei esse site www.e17-stuff.org..
não tem muita coisa mas é um começo!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2007, 14:22 »
Testei aqui e achei ele bem legalzinho, embora tenha umas coisinhas que não estão me agradando.

1 - Não consegui colocar o tray para funcionar.  Segui todos os passos, mas não o vejo em nenhum lugar.  Onde se supõem que ele deveria ficar?

2 - O IBox que vem padrão na bandeja só mostra os aplicativos minimizados.  Eu prefiro uma lista de todas as janelas ativas na área de trabalho.  Aí eu descobri uma taskbar, mas não consigo configurar essa bodega, ela só organiza a lista de janelas da esquerda para a direita, além de eventualmente comprimir e sobrepor os botões minimizados :-\

3 - Criei uma bandeja só com uma IBar, para eu poder colocar atalhos de aplicativos.  O problema é que não consigo adicionar aplicativos personalizados a ela, só os que já tinha no menu do gnome.  O que devo fazer?

4 - O relógio digital TClock é bem mais bonito que o Relógio padrão, mas essa fonte dele é horrível para enxergar, e não vejo como modificar ela.  Alguma sugestão?

5 - O Nautilus tá se comportando de maneira estranha... quando inicio ele abre-se também uma janela com a Área de trabalho do Gnome.  Até o menu dele vem junto!!!!  :o

6 - Como eu coloco um módulo diretamente na área de trabalho?

Tirando isso tudo, estou adorando ele.  Uma coisa que eu achei muito interessante é o fato dele rodar a Kiba-Dock direitinho, sem precisar reconfigurar nada.  O Único problema é que como ele não suporta o Beryl os efeitos de transparência da kiba não funcionam.
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 14:28 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2007, 15:26 »
o que é o Kiba-Dock? É um gerenciador de temas, tipo o Gtk2 ou o Metacity? Obrigado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2007, 15:43 »
A kiba-dock é uma dock estilo Mac com efeitos visuais e um sistema físico diferente, sendo possível configurar características como a "elasticidade" dos ícones.  É mais por firúla, mas acho legal trabalhar com ela  :P

Dê uma olhada no youtube para ver o que ela é capaz ;)
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2007, 15:51 »
leandromdelima, o Kiba-Dock é melhor de se trabalhar que o Beryl? Pelo que vi, cumprem o msmo papel. Muito obrigado pelo esclarecimento. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2007, 17:03 »
Não, não!  Vc não entendeu.  A Kiba-dock não substitui o Beryl, ela roda junto com o  Beryl.  A kiba é somente uma barra.  Nela vc adiciona ícones para servirem de atalhos ou, nas versões mais novas, de alternador de janelas.  O beryl faz o trabalho do destkop 3d (o famoso cubo) e também proporciona transparência que é utilizada em alguns efeitos de janela.

A kiba utiliza os efeitos de transparência do beryl, mas ela roda sem o beryl e consequentemente sem efeito de transparência.  O que eu não imaginei era que ela funcionaria também no Enlightenment.  Simplesmente dei o comando e ela iniciou, sem a transparência, mas executando normal os lançadores e os efeitos de arrastar.
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 17:06 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2007, 17:52 »
agora sim captei  ;) obrigado pelo esclarecimento. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #24 Online: 29 de Junho de 2007, 11:43 »
Bom, e continua minha batalha no Enlightenment.  Apesar de uns pequenos bugs, estou gostando de trabalhar com ele.  Só acho que faltam mais temas (pelo menos nos sites que vi).  Também não encontro um lugar para personalizar meu tema, como modificar as cores.  Vejo na janela de cores, mas seleciono, seleciono, dou aplicar e não vejo diferença nenhuma.

Agora algo que me deixou muito insatisfeito é o fato dele ter alterado meu cursor no gnome!  Pq isso acontece?  Por acaso ele compartilha o cursor com o gnome? ???

Outra coisa que não me agradou muito é a falta de gerência dos arquivos na área de trabalho.  Não se pode selecionar múltiplos arquivos com o mouse, não há como copiar, mover ou deletá-los com o teclado.  A customização do menu da área de trabalho também é muito ruim... só é possível editar o item de aplicativos e favoritos.  :-\
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2007, 22:29 »
Excelente tópico! Eu instalei hoje o E17 e confesso que eu estou fascinado pela beleza e a leveza do E17. Com um gerenciador de janelas leve como o e17, até o firefox come menos memória.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2007, 08:36 »
Testei aqui e achei ele bem legalzinho, embora tenha umas coisinhas que não estão me agradando.

1 - Não consegui colocar o tray para funcionar.  Segui todos os passos, mas não o vejo em nenhum lugar.  Onde se supõem que ele deveria ficar?
2 - O IBox que vem padrão na bandeja só mostra os aplicativos minimizados.  Eu prefiro uma lista de todas as janelas ativas na área de trabalho.  Aí eu descobri uma taskbar, mas não consigo configurar essa bodega, ela só organiza a lista de janelas da esquerda para a direita, além de eventualmente comprimir e sobrepor os botões minimizados :-\
3 - Criei uma bandeja só com uma IBar, para eu poder colocar atalhos de aplicativos.  O problema é que não consigo adicionar aplicativos personalizados a ela, só os que já tinha no menu do gnome.  O que devo fazer?
4 - O relógio digital TClock é bem mais bonito que o Relógio padrão, mas essa fonte dele é horrível para enxergar, e não vejo como modificar ela.  Alguma sugestão?
5 - O Nautilus tá se comportando de maneira estranha... quando inicio ele abre-se também uma janela com a Área de trabalho do Gnome.  Até o menu dele vem junto!!!!  :o
6 - Como eu coloco um módulo diretamente na área de trabalho?
Tirando isso tudo, estou adorando ele.  Uma coisa que eu achei muito interessante é o fato dele rodar a Kiba-Dock direitinho, sem precisar reconfigurar nada.  O Único problema é que como ele não suporta o Beryl os efeitos de transparência da kiba não funcionam.

1- Ele fica transparente, portanto só é possível de vê-lo quando se abre algum aplicativo que use o tray. E fica no canto inferior direito da tela, caso a bandeja esteja ocupando toda a área de trabalho ele não será visto!

2 - Em minha saga pelo melhor aproveitamento do E17 encontrei esse tópico no fórum gringo: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=415283&highlight=engage+feisty

e lá os caras dão a dica de instalar um módulo adicional, o iTask. Segue os passos (que também serão adicionados ao tutorial:

1) sudo apt-get install subversion
2) sudo apt-get install e17-devel
3) cd ~
4) svn co http://itask-module.googlecode.com/svn/trunk/ itask-module/itask_ng
5) cd ~/itask-module/itask_ng/itask
6) ./autogen.sh
7) make
8) sudo make install

Em seguida, é só ativar o módulo e adicioná-lo à bandeja. Caso seja respondido com algum erro, você deve renomear a pasta ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i486 para ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i686 (e vice-versa).

a barra fica assim: http://img408.imageshack.us/img408/9258/capturadatelaau3.png

Claro que com seus respectivos efeitos de transparência! :D

3) Outro problema que não acho solução...

4) Em Painel de Configuração -> Aparência -> Fontes & Painel de Configuração -> Aparência -> Cores, você pode editar, dentre outras coisas as fontes utilizadas pelos módulos e as cores.

5) Isso está acontecendo porque o Nautilus mantêm por padrão uma configuração para carregar o desktop. Bom é que adicione ao menu favoritos o "Pasta Pessoal" (chame pelo executar), ou então chame o Nautilus com o seguinte comando: nautilus --no-desktop

6) Na verdade o que é possível é simular que os módulos estão diretamente na área de trabalho (não sei se outro modo é possível). Para isso crie uma bandeja e a posicione em um lugar de sua preferência (aconselho as laterais), deixe ela transparente, adicione os módulos e altere o tamanho delas de acordo com sua preferência. :D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #27 Online: 01 de Julho de 2007, 00:51 »
Os arquivos deletados no E17, eles vão pra alguma pasta ou são deletados permanentimente?

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2007, 10:09 »
Não sei... ainda! :D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Caju

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)
« Resposta #29 Online: 01 de Julho de 2007, 13:52 »
Cara fiquei de cara com esse Turturial, parabens amigo, pela paciencia de ter feito!! Mas só tenho uma dúvida, onde eu acho as opçoes de sistema do gnome?Tipo Gerenciador Synapatic ? Ou as outras opçoes?? Sumiu tudo...rs.
Desculpa eu ainda sou leigo no assim.
Mas obrigado mais uma vez!!
Abraços
Caju