Autor Tópico: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só  (Lida 4257 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Online: 23 de Junho de 2007, 15:22 »
bem... eu andei pesquisando, Mas nao achei no Google, nao achei no fórum, entao resolvi criar um tópico

estou quase terminando de baixar o Fluxbuntu e pretendo baixar outro Linux de tamanho menor, e gravar os Dois em um CD virgem apenas.... pesquisei por palavras chave do tipo
Código: [Selecionar]
vários .iso em um CD
várias imagens .iso em um CD
e outros derivados desta frase pra achar nas Buscas do Google, fóruns... mas nao achei.

será que existe mesmo a possibilidade de gravar e usar Duas distribuições em um CD só??

aguardo respostas galera!

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2007, 17:17 »
Tem como, sim. Algum tempo atrás li sobre um sujeito que gravou os três (U/K/X)buntus (CD) num único DVD. Como? Boa pergunta.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2007, 18:15 »
Não sei como você faria a chamada do sistema (como criar um menu para escolher qual vai usar), mas se deseja-se apenas copiar o conteúdo de mais de uma ISO em apenas um CD eu montaria as ISO's (com o comando mount) e depois adicionaria o conteúdo em diretórios separados.

Mas dai fazer funcionar como se fossem vários LiveCD's eu nem imagino. Talvez algo como um programa de montagem de menus (como dos DVD's).

Haja chute heim!!! Foram quantos apenas nesta mensagem?

Quando conseguir ensina ai.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2007, 18:43 »
Acho que não. A imagem ISO corresponde a um CD previamente montado e fechado. Como o espaço ocupado por cada distro é acima de 600MB, só caberia uma distro por CD.
Num DVD, é possivel devido ao espaço disponível , mas teria que ser re-montado um novo arquivo.
 
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2007, 18:51 »
Acho que não. A imagem ISO corresponde a um CD previamente montado e fechado. Como o espaço ocupado por cada distro é acima de 600MB, só caberia uma distro por CD.
Num DVD, é possivel devido ao espaço disponível , mas teria que ser re-montado um novo arquivo.
 

Nem todas as distros ocupam todo este espaço. Baixei o Puppy Linux (desculpem se errei o nome) e ele ocupado pouco menos de 100 Mb (mas não é LiveCD).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2007, 19:49 »
Não vai ser tão simples não hehehe, mas desde já, boa sorte!
O jeito mais fácil é o seguinte:
1º montar cada iso:
sudo mount -t iso9660 distro1.iso /media/distro1
sudo mount -t iso9660 distro2.iso /media/distro2
sudo mount -t iso9660 distro3.iso /media/distro3
Prossibilidade de problemas: 0

2º Copiar os diretórios de cada distro para a primeira:
cp -Ri /media/distro3/* /media/distro2/* /media/distro1
Prossibilidade de problemas: 2
1 - As distros podem ter a mesma estrutura de diretórios, nesse caso você não poderá substituir um diretório por outro, vais ter que copiar os rpms/debs/tgzs/tar.gzs para o mesmo diretório;
2 - A solução de cima pode criar uma situação onde o instalador manda instalar todos os arquivos de determinado lugar tipo /main e você vai ter um belo conflito de versões. Isso não será problema se o script de instalar nomear quais os pacotes devem ser instalados, pois cada distro tem sua "listinha".

3º Criar um novo catálogo de boot dando todas as opções de boot das diferentes distros e não estou falando de catálogo de catálogo. Pegue um deles, como o do Ubuntu que, no CD, está em /isolinux/isolinux.cfg como exemplo abra e modifique. No mesmo catálogo você terá que apontar as diferentes imagens das distros. Um jeito bem fácil de criar catálogos de boot é usando o k3b (Projeto > Editar imagens de boot). Explore o /isolinux e o /install do CD

Você também pode criar sua própria imagem e catálogo de boot, para isso tem um material aqui: http://tldp.org/HOWTO/Bootdisk-HOWTO/cd-roms.html)

Existe uma grande chance de você encontra distros com pelo menos um arquivo no mesmo lugar e com o mesmo nome: /install/vmlinuz assim, é melhor escolher distros muito diferentes
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2007, 20:11 »

Nem todas as distros ocupam todo este espaço. Baixei o Puppy Linux (desculpem se errei o nome) e ele ocupado pouco menos de 100 Mb (mas não é LiveCD).
Tem razão. Mas quando pensei num arquivo.ISO , pensei no Ubuntu, e com este não cabe mais nada num CD.
De qualquer modo, o raciocínio usado para um DVD pode ser aplicado também num CD desde que tenha espaço livre. Um pouco complicado, mas possível como explicou o Mythus

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2007, 20:19 »
Acho que não. A imagem ISO corresponde a um CD previamente montado e fechado. Como o espaço ocupado por cada distro é acima de 600MB, só caberia uma distro por CD.
Num DVD, é possivel devido ao espaço disponível , mas teria que ser re-montado um novo arquivo.
 
e a que eu baixei é o fluxbuntu de 308mb, cabe duas imagens!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Gravar Duas .ISO (imagens) em um CD só
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2007, 20:26 »
Não vai ser tão simples não hehehe, mas desde já, boa sorte!
O jeito mais fácil é o seguinte:
1º montar cada iso:
sudo mount -t iso9660 distro1.iso /media/distro1
sudo mount -t iso9660 distro2.iso /media/distro2
sudo mount -t iso9660 distro3.iso /media/distro3
Prossibilidade de problemas: 0

2º Copiar os diretórios de cada distro para a primeira:
cp -Ri /media/distro3/* /media/distro2/* /media/distro1
Prossibilidade de problemas: 2
1 - As distros podem ter a mesma estrutura de diretórios, nesse caso você não poderá substituir um diretório por outro, vais ter que copiar os rpms/debs/tgzs/tar.gzs para o mesmo diretório;
2 - A solução de cima pode criar uma situação onde o instalador manda instalar todos os arquivos de determinado lugar tipo /main e você vai ter um belo conflito de versões. Isso não será problema se o script de instalar nomear quais os pacotes devem ser instalados, pois cada distro tem sua "listinha".

3º Criar um novo catálogo de boot dando todas as opções de boot das diferentes distros e não estou falando de catálogo de catálogo. Pegue um deles, como o do Ubuntu que, no CD, está em /isolinux/isolinux.cfg como exemplo abra e modifique. No mesmo catálogo você terá que apontar as diferentes imagens das distros. Um jeito bem fácil de criar catálogos de boot é usando o k3b (Projeto > Editar imagens de boot). Explore o /isolinux e o /install do CD

Você também pode criar sua própria imagem e catálogo de boot, para isso tem um material aqui: http://tldp.org/HOWTO/Bootdisk-HOWTO/cd-roms.html)

Existe uma grande chance de você encontra distros com pelo menos um arquivo no mesmo lugar e com o mesmo nome: /install/vmlinuz assim, é melhor escolher distros muito diferentes
minha nossa, até que nao é tao dificil assim!

mas infelizmente estou sem tempo para me arriscar nisso por enqto! semana que vem posto os resultados!