Autor Tópico: instalação? (parto) de um programa.  (Lida 4525 vezes)

Offline pfrassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
instalação? (parto) de um programa.
« Online: 26 de Junho de 2007, 21:28 »
olá, uso o ubuntu há pouco tempo e considero um parto ter que instalar qualquer coisa no ubuntu e olha que dizem que já foi pior. No entanto no meu pouco entendimento acho que uma distribuição linux para se tornar realmente popular não terá necessidade do usuário digitar uma linha sequer de comando. Se isso um dia vir a acontecer aí sim o windows terá um concorrente de peso.
O caso é que tento instalar o jogo Assaultcube e o ubuntu trava (isso mesmo, linux também trava!) ao rodar (por comando) o arquivo assaultcube.sh a ponto de ter que reiniciar o computador no reset mesmo. Pode ser que esteja faltando alguma biblioteca, afinal de contas não há nenhum aviso de alguma biblioteca faltando, enfim solicito ajuda de vocês para resolver essa bronca.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2007, 21:33 »
olá, uso o ubuntu há pouco tempo e considero um parto ter que instalar qualquer coisa no ubuntu e olha que dizem que já foi pior. No entanto no meu pouco entendimento acho que uma distribuição linux para se tornar realmente popular não terá necessidade do usuário digitar uma linha sequer de comando. Se isso um dia vir a acontecer aí sim o windows terá um concorrente de peso.
O caso é que tento instalar o jogo Assaultcube e o ubuntu trava (isso mesmo, linux também trava!) ao rodar (por comando) o arquivo assaultcube.sh a ponto de ter que reiniciar o computador no reset mesmo. Pode ser que esteja faltando alguma biblioteca, afinal de contas não há nenhum aviso de alguma biblioteca faltando, enfim solicito ajuda de vocês para resolver essa bronca.
discordo da parte em negrito. o Linux tem uma filosofia diferente, mas seu pensamento está certo.

sobre o teu caso... é claro que Linux também trava, nenhum sistema é perfeito heheh, mas se vc puder apertar 'xkill' no temrinal e fechar o programa ao inves do reset também seria util, se puder!

sugiro vc mandar reinstalar o programa, pois se nao está nada de errado com o sistema, entao é com o jogo ;)

Offline pfrassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 21:39 »
Claro que é apenas um ponto de vista meu, acho que  tudo depende de foco ou objetivo a que a distro se dispôe a alcançar, se quiser permanecer restrito a poucos 'escolhidos' deve permaner instalando, abrindo, rodando e configurando tudo por comando, caso contrário se quiser alcançar o "povão" mesmo deve pelo menos ter opção para que o usuário não digite comandos. Mas o caso é que o computador trava tudo e não tenho acesso ao terminal.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2007, 21:44 »
Claro que é apenas um ponto de vista meu, acho que  tudo depende de foco ou objetivo a que a distro se dispôe a alcançar, se quiser permanecer restrito a poucos 'escolhidos' deve permaner instalando, abrindo, rodando e configurando tudo por comando, caso contrário se quiser alcançar o "povão" mesmo deve pelo menos ter opção para que o usuário não digite comandos. Mas o caso é que o computador trava tudo e não tenho acesso ao terminal.
reinstala teu jogo pelo synaptic
marca pra reinstalar e Aplicar.

seu ponto de vista está Certo pfrassis. mas Eu, minha Humilde opiniao, concordo com o que alguns users mais antigos dizem quanto que quando o Linux fica facil, perde a graça....
enfim, cada um com seu gosto neh cara.... eu ainda mexo pouco com terminal, aos poucos estou aprendendo, mas radicalizar o Linux, padronizando-o para ser de fácil uso, descaracteriza-o bruscamente. Nao concordo. eu sei que vc nao falou nisto que comentei na ultima frase, mas é a conclusao que chego.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2007, 21:45 »
A "linha de comando" ( Terminal) é uma opção, pois você pode instalar quase tudo pelo Synaptic, Automatix, ou "adicionar / remover". O terminal é mais seguro e dá mais controle do processo, mas é questão de preferência. Não conheço esse jogo; é para Ubuntu mesmo?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline olbscherer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2007, 13:44 »
O caso é que tento instalar o jogo Assaultcube e o ubuntu trava (isso mesmo, linux também trava!) ao rodar (por comando) o arquivo assaultcube.sh a ponto de ter que reiniciar o computador no reset mesmo. Pode ser que esteja faltando alguma biblioteca, afinal de contas não há nenhum aviso de alguma biblioteca faltando, enfim solicito ajuda de vocês para resolver essa bronca.

Para começar, seria interessante saber qual a configuração da sua máquina.

Oscar
!?

Offline pfrassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2007, 21:55 »
amd 2400+
tudo onboard
vídeo: VIA Technologies, Inc. S3 Unichrome Pro VGA Adapter
2 hds: 20 gb IDE (windows xp e ubuntu 7.04) 80 gb SATA (dados)
512 mb de RAM

acho que é só isso.

Offline pfrassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2007, 21:57 »
ah, ia me esquecendo.
o computador tá travando geral com os seguintes jogos: freetennis (mesmo baixado pelo apt-get e synaptic), Assaultcube (compactado tar.bz2) e com o programa wine (também pelo apt-get).

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2007, 22:04 »
pfrassis,

um chute livre, mas possívelmente seu problema está no vídeo. Meu sistema é parecido ( vide assinatura), mas roda tudo muito bem, inclusive o FGear, um simulador de vôo. Mesmo assim precisei primeiro instalar a aceleração 3D para a minha GeForce, o que não foi muito fácil. Não seria isso que provoca os travamentos?...

VB5
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 22:12 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pfrassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2007, 22:18 »
É, pode ser. Tive problemas antes com o beryl e apesar de muita procura na net não consegui resolver, até que desisti achando que o vídeo não era o ideal. No windows rodo jogos com suporte a 3D via hardware com essa placa , mas não consigo habilitá-lo no ubuntu.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: instalação? (parto) de um programa.
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2007, 22:23 »
Ainda há muito hardware sem suporte a Linux por aí, mas felizmente parece que isso está mudando... Para tirar a dúvida, tente conseguir ( mesmo emprestada) uma placa comum como a minha e faça um teste - instale os drives pelo Automatix, ou ficará sem a aceleração gráfica. Se os problemas cessarem, é por aí. Boa sorte!...  ;)

EDITANDO: Verifique este endereço, é uma lista de hardware compatível com Linux:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152485

VB5
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 22:26 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB