Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75624 vezes)

Offline Vilariño

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Montar HD
« Online: 23 de Junho de 2007, 18:28 »
Galera,

Estou começando a aprender o linux e surgiu um duvida.

Tenho 2 HD's,  um está particionado e tem o Windows XP e Ubuntu 7.04 e o ou HD só contém dados.

No Ubuntu eu não consigo acessar o meu 2º HD.

Como faço para acerta isso?

Desde já agradeço,

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2007, 18:37 »
Primeiro, precisamos ver quais são os seus HDs. Digite no terminal e poste aqui o resultado:
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2007, 20:11 »
opa, to comprando um HD de 80 e nao quero formatar, também sou interessado nessa parada aí hein ;)

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2007, 20:48 »
Galera,

Estou começando a aprender o linux e surgiu um duvida.

Tenho 2 HD's,  um está particionado e tem o Windows XP e Ubuntu 7.04 e o ou HD só contém dados.

No Ubuntu eu não consigo acessar o meu 2º HD.

Como faço para acerta isso?

Desde já agradeço,

O linux não "vê" os dados porque provavelmente o 2º disco tem formatação NTFS. Há um driver que permite ler partições NTFS, mas não sei qual é o seu nome. (Pode ser carregado a partir dos repositórios).

Saúde.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2007, 21:03 »
repetindo novamente um tutorial que peguei há tempos:

-------------
Partições Windows no Linux:

Abrir o terminal.

 - Para saber as partições existentes:

      sudo fdisk -l

Retorna algo como:

   /dev/hda1   *           1        4080    32765008+   7  HPFS/NTFS

   /dev/hda2            4080       14278    81920160    7  HPFS/NTFS

 - Agora você edita o arquivo de configuração das partições do sistema:

      sudo gedit /etc/fstab

 - Adiciona entradas para as as partições ntfs:

   /dev/hda1       /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

   /dev/hda2       /media/hda2     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

e se houverem partições FAT32:

   /dev/hda*    /media/windows vfat  iocharset=utf8,umask=000  0    0

onde o * representa o número da partição FAT32 e '/windows'é o nome que se deseja dar à partição dentro do Linux.


 - Criar os diretórios onde ficarão disponíveis os arquivos:

      sudo mkdir /media/hda1 /media/hda2 /media/windows

onde o trecho '/media/windows' refere-se à partição FAT32, se existente.


 - Montar todos os filesystems:

      sudo mount -a

Neste momento os drives ntfs e/ou fat32 devem estar disponíveis, depois disto não é necessario mais nada, após o próximo boot os drives estarão disponíveis tambem.
--------------------
É isso...  ;D ;D

( ),

VB5
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 21:38 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2007, 21:26 »
Se o segundo HD com dados tiver sido formatado pelo windows, provavelmente está em NTFS.

Para o ubuntu ler e editar arquivos nesse tipo de partição é necessária a instalação de um programa chamdo "ntfs-3g"

Você pode instalar pelo synaptic: Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic.
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 21:54 por gabriel0085 »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2007, 09:38 »
e como faço pra passar meu Ubuntu pro outro HD sem formatar o que eu já tenho?
tipo.. comprei um HD de 80 e deve chegar na outra semana, tenho uma partição de APENAS 10gb com ubuntu, nao posso tirar o windows porcausa do meu irmao enfim....

andei pesquisando, mas nao achei nada relacionado
alguem tem alguma ideia se é possivel fazer um backup de tudo e todas as configurações que tenho?
obrigado

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2007, 11:51 »
Existe um programa chamado MigrateEasy ( www. acronis.com) que é free por 15 dias, e que é capaz de clonar perfeitamente um HD inteiro de uma só vez, incluindo MBR, GRUB e todas as partições existentes. Usei-o quando consegui um HD maior para minha máquina no trabalho ( que é dual-boot) e foi um passeio... :D :D
Basta instalar o programa no Windows, colocar o HD novo como slave e mandar clonar - para um HD original de 20 GB demora menos de meia hora. Ah, ele identifica os tamanhos diferentes dos HDs e se você quiser, ele automaticamente redimensiona as partições ( proporcionalmente) para usar todo o espaço do novo HD.
É muito bom, recomendo!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2007, 11:58 »
pô, jura!!!????

ficou perfeito? nada diferente????

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2007, 12:02 »
Gente, vou dar um palpite meio antiquado... rsrs É o seguinte: Eu preocupo com a segurança do meu SO no Ubuntu. Portanto, considerando que no meu Dual Boot o XP não é "o seguro", isso significa muito pouca diferença, enquanto usuario domestico, em utilizar a Fat32 ou a Ntfs. Pra minhas aplicações práticas, pouca diferença faz. Eu sei que é um palpite meio "inaceitavel", mas resolvi 90% dos meus problemas retirando a partição Ntfs e colocando Fat32 pro meu XP. Alguem discorda deste extremismo? Dessa forma o Ubuntu monta tudo por padrao pra mim, sem incompatibilidades rs [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2007, 12:24 »
zoroastro,

se houve alguma diferença, em dois meses ainda não a encontrei... ;D Sim, copiou tudo, inclusive o Grub. Depois foi só trocar o jumper para master, pôr no lugar e dar boot normalíssimo...

Eunir,
de dino pra dino - faço a mesma coisa em qualquer dual-boot...  ;)  é muito mais fácil! Quanto à segurança em rede, sim, NTFS parece ser melhor, mas aí o ponto fraco são os usuários... pouco resolve NTFS se o pessoal fica baixando tudo o que diz "FREE!!", seguindo links no Orkut e coisas do gênero. Mas máquinas assim são poucas, então não é crítico.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2007, 12:32 »
e como faço pra passar meu Ubuntu pro outro HD sem formatar o que eu já tenho?
tipo.. comprei um HD de 80 e deve chegar na outra semana, tenho uma partição de APENAS 10gb com ubuntu, nao posso tirar o windows porcausa do meu irmao enfim....

andei pesquisando, mas nao achei nada relacionado
alguem tem alguma ideia se é possivel fazer um backup de tudo e todas as configurações que tenho?
obrigado
Clonar HD master da ide 1 para HD slave da mesma ide:
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
Clonar 2ª Partição Primária do HD master da ide 2 para a 2ª Partição lógica do HD slave da ide 2
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hdc2 of=/dev/hdd6
Copiar arquivos respeitando as permições de /home para a raiz do novo hd montado em /media/home
Código: [Selecionar]
sudo cp -a /home /media/home(depois pode até mudar o fstab hehehe)

Eunir, quanto a segurança, vamos àquela velha história do dispositivo externo que controla teclado e mouse. Mas existe um benefício no NTFS bastante considerável em relação ao FAT32: o tamanho do cluster. Se você tem um hd com uma única partição de 160GB onde você fica descarregando os episódios de Heroes e Filmes, você vai perceber que a FAT come muito mais espaço.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2007, 12:38 »
opa, Mythus. blza? é verdade, vc tem razao

mas qdo eu coloco na balança: consumir espaço x menos incompatibilidade, acabo sempre fazendo essa segunda opção, que sei que é extremista. apenas quis mostrar pros colegas que depende da necessidade deles, e o que eles valorizam. vc tem razao d+ acredito que os dinos aqui do forum fazem o msmo q eu hehe [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Vilariño

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2007, 12:43 »
segue o resultado do 2º HD que eu tenho.

sudo fdisk -l

Disco /dev/hdb: 80.0 GB, 80060424192 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 9733 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdb1   *           1        1023     8217243   54  DM6 OnTrack

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2007, 13:20 »
Mythus,
gostaria de tirar uma dúvida: quando estava precisando clonar o HD, li que o "dd" não é indicado para discos dual-boot de capacidades diferentes; nesse caso parece que Windows poderia ter problemas. Ao que encontrei, ele seria ideal para copiar HDs exclusivamente com Linux. Procede?...

Eunir,
também sei das fragilidades da FAT, mas concordo que em alguns casos - e principalmente em máquinas domésticas - não chega a ser um problema sério.

Vilariño,

creio que você vai ter que limpar o MBR desse disco, para remover o DM6. Já me aconteceu de o Ubuntu refugar a instalação por causa disso. Use o fdisk ( ou o gdisk) com a opção /MBR.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB