Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75629 vezes)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #30 Online: 24 de Junho de 2007, 23:47 »
Minha nossa! Isso aqui virou um samba do criolo doido!
Só pra resumir tudo o que já foi dito e alguém não entedeu (ou nem eu entendi) hehhe!

1º Cada IDE só pode ter 1 master e 1 slave
É aquele princípio bíblico de que não se pode agradar a dois senhores ;)
Se tiver 4 IDEs na placa mãe (2 normais e duas RAID, por exemplo), e tiver 8 dispositivos (5 HDs, 1 CDrom, 1 DVDrom, 1 Combo), necessariamente vai ter 4 masters e 4 slaves.

2º A estrutura do HD é composta de MBR e e Partições, que são coisas diferentes
Cada HD tem uma MBR (Master Boot Record) que fica no primeiro cilindro e só tem 512 bytes
Ela não participa das partições que iniciam a partir do segundo cilindro e serão 4 primárias (1 a 4) e N (5 a ...) lógicas, estas ficam numa partição primária especial chamada extendida.
O mais comum é algo desse tipo:
Código: [Selecionar]
/dev/hde1   *           1        1295    10402056    c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/hde2            1296        4865    28676025    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/hde5            1296        4865    28675993+   b  W95 FAT32
ou
Código: [Selecionar]
/dev/hdf1               1         851     6835626   83  Linux
/dev/hdf2             852        1219     2955960   83  Linux
/dev/hdf3            1220        1281      498015   82  Linux swap / Solaris
/dev/hdf4            1282        9729    67858560    5  Estendida
/dev/hdf5            1282        9729    67858528+   7  HPFS ou NTFS
Mas nada impede de ter coisas mais bizarras:
Código: [Selecionar]
/dev/hda1   *           1        1275    10241406    c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/hda2            1276        2422     9213277+   f  W95 Ext'd (LBA)
/dev/hda3            2423        5609    25599577+  83  Linux
/dev/hda4            5610       14596    72188077+  83  Linux
/dev/hda5            1276        2291     8160988+   b  W95 FAT32
/dev/hda6            2292        2422     1052226   82  Linux swap / Solaris
Na MBR só tem dizendo algo como: "vá pra tal canto que lá eu digo como é que se inicia essa máquina!"
O conceito de "partição bootável" pertence ao mundo DOS e deveria ser necessariamente uma partição primária antes do cilindro 1024 (depois o limite do cilindro foi retirado).

3º NTFS, FAT32 e ext3 podem ser lidos e escritos por quaisquer sistemas
Permissão de leitura e escrita para FAT32 o Ubuntu já dá por padrão.
Pra ler NTFS o Ubuntu consegue por padrão, para escrever precisa do Fuse (NTFS-3g, tal como o gabriel falou)
Ext3 também pode ser lida e escrita no windows através do programa http://www.fs-driver.org/download.html mas se quiser apenas ler use esse http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/ext2ifs.htm


Acho que é isso. :D Será que estamos de acordo até aqui? Agora vamos para a parte polêmica:

Não acredito que
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y ntfs-3g e colocar trocar ntfs e as opções dele por
Código: [Selecionar]
ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 no /etc/fstab seja realmente algo complicado pra ter acesso à escrita, mas pra isso precisa de internet e isso pode ser um problema em algumas situações. Mas se isso não for problema, seu uso já é suficientemente seguro para qualquer uso (doméstico ou empresarial)

FAT é uma folha de caderno, e quanto maior o HD maior a perda de espaço e a probabilidade da FAT se corromper, tenho um HD com uma partição única de 80G que estava em FAT32, mas começou a dar tanto problema quando estava chegando aos 80% de ocupação que fui obrigado a instalar NTFS e resolveu meu problema. Como é um HD de troca e levo para vários lugares, não poderia formatar em ext3 e sair pedindo para instalarem os drivers para que leiam :P

Eu acho que posso garantir que o Fuse está muito mais seguro do que o programa para windows, nesses 2 anos de experiência de leitura e escrita em todos os sistemas, ainda não vi perda ou corrupção de tabela de alocação, seja usando windows, seja no linux.

Zoroastro, acho que agora está nas suas mãos, FAT32 ou NTFS. Qualquer coisa você pode jogar uma moeda pra cima e se der cara, você formata em FAT32, e eu vou torcer pra que dê coroa ;D

Independente disso, eu aconselho sempre criar uma partição exclusiva para seus dados e outra exclusiva para seu sistema: Se for Windows, deixe ele instalado no C:\ e mude em "propriedades" a posição de "Meus Documentos" para uma pasta em D:\
Se for Linux, deixe uma partição para / outra para swap e outra para /home preste atenção nos tamanhos usados de cada partição.

Se quiser saber o que você usa digite:
Código: [Selecionar]
sudo du -sch /*
Eis aqui de dois computadores:

Código: [Selecionar]
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hde1              10G  5,9G  4,1G  60% /media/hde1
/dev/hde5              28G   27G  371M  99% /media/hde5
/dev/hdf1             6,5G  3,4G  2,8G  55% /
/dev/hdf2             2,8G  894M  1,8G  34% /home
/dev/hdf5              65G   67M   65G   1% /media/hdf5

Código: [Selecionar]
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1             9,8G  4,7G  5,2G  48% /media/system
/dev/hda3              24G  5,4G   18G  25% /
/dev/hda4              67G   16G   48G  25% /home
/dev/hda5             7,8G  7,4G  389M  96% /media/data
/dev/hdb1              75G   31G   45G  41% /media/hdtemp

Desculpem o jornal.   ;D
PS: VB5, Valeu pela informação do DM6! Vivendo e aprendendo.
« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 23:58 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #31 Online: 25 de Junho de 2007, 00:48 »
caraca, depois dessa biblia que o Mythus escreveu vou ate testar dual boot com + de um hd e partição Ntfs pra ver funcionando legal. Por ter passado muita raiva, me acomodei na Fat32 e nem esquentei a cabeça + com isso, mas essas dicas todas colocadas neste topico, com contribuições valiosas do VB5, do Mythus e demais colegas, se isso tudo realmente funcionar redondo, deve ser indicado para o time de documentação, para migrar aos repositorios oficiais de documentação. Tenta Ntfs, pois o Vista já vem com uma tal de Ntfs2 e provavelmente vc estará atualizado com relação às tendencias do "Dual Mundo". Mas se der errado, e vc nao quiser ficar passando raiva, coloca a Fat32 msm e seja feliz hehe boa sorte
[ ]s
« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 00:56 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #32 Online: 25 de Junho de 2007, 00:57 »
Nossa... OK, Mythus, matou a pau!... :D :D :D
Depois disso tudo, calo minha boca grande...  ;D  Mas é isso que é ótimo neste fórum: todo mundo compartilha o que sabe, e todo mundo aprende - tomara o resto do mundo fosse assim!...

Mythus, valeu mesmo - vou levar semanas pra digerir tudo isso, sem dúvida, mas valeu!!...

Zoroastro... agora você decide!....  :D :D

( ),

VB5
 














Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #33 Online: 25 de Junho de 2007, 12:32 »
agora é esperar o HD chegar e pá!
vou redimensionar meu disco rigido de 38,5 gb para 19 e 19, windows e Ubuntu respectivamente mais 512 de Swap.
o HD de 80 ficará como Master em uma IDE paralela que ficará com 40gb de NTFS e o resto ficará para os outros sistemas que irei instalar com 10gb cada: Kurumin, Debian, RedHat e outro a definir.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #34 Online: 26 de Junho de 2007, 20:07 »
agora me vem a duvida, que até que achei este artigo( http://br.geocities.com/cesarakg/linux-questions-and-answers.html#Q17 ), mas o artigo ''P. Como posso criar múltiplas partições de troca em um ou mais drives?'' nao ficou claro se se referia a 2 HDs....

a minha pergunta é, quando colocar o outro HD de 80 como secundário e Master, já tendo 517mb de swap no HD de 40, precisarei de colocar outra partição de swap nesse HD(80)?

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #35 Online: 26 de Junho de 2007, 21:26 »
agora me vem a duvida, que até que achei este artigo( http://br.geocities.com/cesarakg/linux-questions-and-answers.html#Q17 ), mas o artigo ''P. Como posso criar múltiplas partições de troca em um ou mais drives?'' nao ficou claro se se referia a 2 HDs....

a minha pergunta é, quando colocar o outro HD de 80 como secundário e Master, já tendo 517mb de swap no HD de 40, precisarei de colocar outra partição de swap nesse HD(80)?
Não, o swap, a grosso modo, é um recurso do sistema usado no caso de falta de memória RAM, não uma questão que envolva a quantidade de HDs instalados no teu PC. Eu, por exemplo, tenho dois HDs de 80GB e somente o primeiro possui uma partição swap.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #36 Online: 26 de Junho de 2007, 21:27 »
Creio que não. A partição Swap ( assim como o swapfile do Windows) é usado pelo SO para suprir eventuais deficiências de memória RAM da máquina; portanto, não é preciso mais que uma, que deve ter aproximadamente 1,5 vezes o tamanho da RAM, em máquinas com menos de 512 MB. Acima disso, estima-se que não seja necessária, mas já vi computadores com Windows travarem definitivamente quando o swapfile é desabilitado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #37 Online: 27 de Junho de 2007, 09:51 »
Como faço para o ubuntu montar altomaticamente os dois hd's pq tenho 3 hd's no micro um com o xp outro em fat para musicas e um com o ubuntu, queria que o ubuntu montase esse dois outros hs]d's altomaticamente como faço isso??  ??? ??? ???
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #38 Online: 27 de Junho de 2007, 12:46 »
Creio que não. A partição Swap ( assim como o swapfile do Windows) é usado pelo SO para suprir eventuais deficiências de memória RAM da máquina; portanto, não é preciso mais que uma, que deve ter aproximadamente 1,5 vezes o tamanho da RAM, em máquinas com menos de 512 MB. Acima disso, estima-se que não seja necessária, mas já vi computadores com Windows travarem definitivamente quando o swapfile é desabilitado.

O swap vai além da deficiência de RAM, eu mesmo tenho 1GB de RAM e já vi ficar com 98% dela lotada + 70% da swap (também 1GB). Tudo depende dos programas que estão sendo rodados, no meu caso era um script em python que carregava tudo na RAM. Nesse exato momento o hald está usando 4MB da minha swap e estou com 38,6% da RAM ocupada. Por mais que se tenha 4GB de RAM, a swap deve ter no mínimo o mesmo tamanho da RAM física. Ainda que nunca venha ocupar os 100%. Isso eu não sei explicar bem, também alguém que entenda como o Kernel lida com a swap explique melhor, mas a performance realmente muda. Tem distro que nem sequer deixa instalar se sua swap for inferior à RAM.

Como faço para o ubuntu montar altomaticamente os dois hd's pq tenho 3 hd's no micro um com o xp outro em fat para musicas e um com o ubuntu, queria que o ubuntu montase esse dois outros hs]d's altomaticamente como faço isso??  ??? ??? ???

Antes, leia essa resposta: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21750.msg118054.html#msg118054

Depois você vai entender os exemplos abaixo:
/dev/hda1       /media/hda1     vfat    iocharset=utf8,umask=000  0    0
/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       0
/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0     0
/dev/hda1       /media/hda1     ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0     0

Certifique-se que os dois número finais são 0 0 para não pedir ao fdisk periodicamente fazer a análise do HD, caso queira isso coloque 0 1.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #39 Online: 27 de Junho de 2007, 19:16 »
e eu também posso montar a swap no hd master secundário? digo... o hd master primario nao teria swap

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #40 Online: 27 de Junho de 2007, 23:53 »
e eu também posso montar a swap no hd master secundário? digo... o hd master primario nao teria swap
Desde que você tenha X vezes o tamanho da sua RAM sabendo que X é maior ou igual a 1, você pode ter o C:\windows e a / no primeiro HD, D:\ e /home no segundo HD, e a swap, /var e /usr no terceiro HD, pouco importa. :)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #41 Online: 28 de Junho de 2007, 00:00 »
e eu também posso montar a swap no hd master secundário? digo... o hd master primario nao teria swap
Desde que você tenha X vezes o tamanho da sua RAM sabendo que X é maior ou igual a 1, você pode ter o C:\windows e a / no primeiro HD, D:\ e /home no segundo HD, e a swap, /var e /usr no terceiro HD, pouco importa. :)

eu ia te dizer algo parecido, mas meu amigo PteroMythus sobrevoou meu pensamento... hehe pouco importa, para o sistema, mas sempre coloque na swap pelo menos o dobro da sua Ram para evitar dor-de-cabeça. Por exemplo, se vc tem 512 Ram, coloca 1024 Ram de swap. Eu sei, é tanta Rã que dá pra fazer um viveiro. hahhahahaha boa sorte. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #42 Online: 28 de Junho de 2007, 16:20 »
o HD chegou, vou testá-lo mais tarde e digo como ficou ;-)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #43 Online: 28 de Junho de 2007, 16:31 »
blza. posta aí os resultados. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #44 Online: 28 de Junho de 2007, 19:25 »
pronto, me ferrei. o HD dá uns barulhos estranhos e ja tentei master, slave.. bah... que derma