Autor Tópico: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outros  (Lida 3987 vezes)

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Ontem meu vizinho me chamou para tentar ajudar ele com um problema no computador dele: não entrava na internet de jeito nenhum e o windows estava muito lento.

Testei e acho que era a placa de rede dele que estava com problemas. Coloquei o cd do ubuntu 6.06 e iniciei ele como live cd. Fui tentar configurar a internet mas lá em sistema>administração>rede aparecia apenas a opção de internet discada, não aparecia o eth0.

Falei pra ele do ubuntu e ele se mostrou muito interessado me pedindo pra instalar...

Hoje ele comprou outra placa de rede e pos no computador dele, no windows funcionou mas o windows deu um problema louco e agora vai ter que ser formatado e reinstalado.

Pus o cd do linux e tentei novamente achar a placa de rede mas não apareceu a opção eth0, novamente só aparecendo a opção de internet discada.

depois tentei acessar as partições windows dele, mas o ubuntu não montou as partições e eu também não consegui montar elas...

Essa foi a primeira vez que aconteceu isso comigo ao mostrar o ubuntu para alguem...gostaria que alguem pudesse me ajudar para eu poder instalar o ubuntu lá, já que ele se mostrou tão interessado.

Muito obrigado desde já

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2007, 23:45 »
boa noite, ppfb. poste o hardware do teu colega, principalmente a placa de rede e a motherboard. se der, poste tbm o xorg.conf, que está em /etc/X11. facilita para alguem te dar uma solução + precisa.

boa sorte

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline sombriks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2007, 23:47 »
Amigo, nem tudo estava perdido ainda; um simples "sudo lspci" no terminal e vc iria descobrir que placa de rede estava equipada na máquina do seu vizinho. Após descobrir que controladora ethernet vc tinha bastaria "subir" o módulo correto; por exemplo, alguns chipsets intel não sobem a ethernet decara, mas se vc digitar "sudo modprobe e100" miraculosamente a eth0 vai surgir, :D

Claro, para cada chipset vc terá um módulo; a parte difícil é conseguir internet pra configurar a internet (descobrir qual é o módulo da placa do seu amigo.)

Faça a experiência do lspci, e veja no que dá.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2007, 00:16 »
Para evitar este tipo de problema que sempre que vou comprar uma placa de rede dou preferência as que tem chip Realtek ou Via Rine.

Não que não seja esta. Só mesmo com o resultado do comando lspci pedido pelo companheiro sombriks que dará para saber.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2007, 03:42 »
então eu dou um lscpi e depois faço como para descobrir qual o módulo?

aonde posso encontrar (dentro do lscpi e na internet) o que digitar depois?

abraços

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2007, 10:02 »
vc abriu o firefox pra ver se ja tava configurado?

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2007, 12:17 »
sim. mas não estava.

Offline brunohungaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • |.:: Ubuntu 4Life ::.|
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2007, 15:27 »
creio q seja porque esta rodando pelo live cd
algumas opções de sistema voce soh tem instalando ele.. como por exemplo.. a configuração de rede e internet!

creio q seja isso!

Abraços!



Offline monthiel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Blog do Monthiel
Não creio que seja o problema de ser LiveCD. Pois na minha casa eu rotiava o modem e reiniciava pelo Live-CD e a internet funcionava perfeitamente.

O correto mesmo é verificar com o lspci se a placa de rede está aparecendo na lista, depois fazer um UP nela, como já mostrado acima.

Att,
E não esqueça, visite meu blog:
http://monthiel.blogspot.com

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2007, 16:19 »
Citar
creio q seja porque esta rodando pelo live cd
algumas opções de sistema voce soh tem instalando ele.. como por exemplo.. a configuração de rede e internet!

creio q seja isso!

isso não é verdade. O livecd permite sim a configuração da rede.

Citar
O correto mesmo é verificar com o lspci se a placa de rede está aparecendo na lista, depois fazer um UP nela, como já mostrado acima.

segundo dito acima, dependendo da placa de rede eu devo dar um "up" diferente. gostaria de saber um local que diga, de acordo com cada placa, o que devo fazer para dar esse up. Isso para não chegar lá e passar vergonha denovo =)

muito obrigado a todos que estão ajudando

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2007, 16:20 »
creio q seja porque esta rodando pelo live cd
algumas opções de sistema voce soh tem instalando ele.. como por exemplo.. a configuração de rede e internet!

creio q seja isso!

Abraços!

Eu tenho acesso a internet e a todos os recursos com o livecd.  Até mesmo instalo algumas coisas (como gparted) se necessito sem problemas (claro que perco tudo quando reinicio).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline monthiel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Blog do Monthiel
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outros
« Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2007, 16:28 »
Tenta ai

lspci -v  (aqui ele mostra tudo)

Suponha que seja uma RTL8139 ou uma Intel ee100. Então digita:

sudo modprobe 8139too ou
sudo modprobe 8139o ou ainda
sudo modprobe 8139c

Se for uma intel
sudo modprobe eepro100 ou
sudo modprobe ee100

Agora verifique se deu tudo certo com:

lsmod

Então configure-a com

ifconfig eth0 192.168.0.1 up (Esse IP é só um exemplo)

Abraços
E não esqueça, visite meu blog:
http://monthiel.blogspot.com

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2007, 20:57 »
Vc usou uma versão desatualizada! já houve duas despois da 6.06!

De repente se vc tivesse usado a 7.04 não teria tido problemas, sempre use a mais recente!

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2007, 22:03 »
Citar
Vc usou uma versão desatualizada! já houve duas despois da 6.06!

De repente se vc tivesse usado a 7.04 não teria tido problemas, sempre use a mais recente!

me desculpe, mas isso é ignorância.
A versão 6.06 é a LTS, ela tem suporte por 3 anos, então, posso usar ela 3 anos que eu terei atualizações.

E, não é porque essa verão é de 10 meses atras que não funcionaria não.

Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: passei vergonha com o ubuntu: problemas na detecção de placa de rede e outro
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2007, 22:13 »
Citar
Vc usou uma versão desatualizada! já houve duas despois da 6.06!

De repente se vc tivesse usado a 7.04 não teria tido problemas, sempre use a mais recente!

me desculpe, mas isso é ignorância.
A versão 6.06 é a LTS, ela tem suporte por 3 anos, então, posso usar ela 3 anos que eu terei atualizações.

E, não é porque essa verão é de 10 meses atras que não funcionaria não.

Abraços

Isso ai, a versão 6.06 não é desatualizada. Acho que ela tem pretensão diferente, como é uma versão de longo suporte deve ser mais estável também, então utiliza alguns pacotes mais antigos, já as demais primam por usar pacotes bem mais novos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!