Jabber :: A solução para a hipocrisia
by Celso Goya
http://www.jabber.orgDiariamente assistimos a debates calorosos e enfurecidos de gente que se diz defensora do Software Livre e anti-microsoft, de repente no meio da discussão em um fórum qualquer alguém diz assim, então me procure no MSN pra gente conversar, e pronto.
O detalhe é que o MSN é da Microsoft e embora ninguém se dê conta disso, acaba cuspindo pra cima ao tecer comentários pouco elogiosos a tal empresa. O pessoal defende Open Source até a morte, mas não larga do MSN, ora bolas, alguém está travestindo-se de defensor, mas virando a casaca?
Eu andava um pouco de saco cheio do tal orkut, mas ontém resolvi dar uma olhada no que andava se passando por lá, quando me deparei com um post na comunidade do Viva o Linux, falando sobre o fantástico lançamento do MSN com câmera. Argh!!!
Resolvi tomar a iniciativa de fazer um post sobre Jabber, que para os desavisados é tão bom e tão seguro quanto qualquer outro protocolo IM, com a vantagem de se tratar de tecnologia genuinamente OpenSource.
Lavagem Cerebral, Indução Intencional
A Microsoft tem mania de induzir seus usuários para conquistar mercado e isso já rendeu processos da Netcape por exemplo, que perdeu praticamente todo seu mercado dadas as circustâncias pelas quais o Internet Explorer foi distribuído no fina da década de noventa. Ok, eu sei que a torcida é sempre pelo mais fraco, que neste caso foi a Netcape; Mesmo após o desenrolar do caso, parece que a Microsoft não aprendeu a lição e parece que os usuários não se lembraram do ocorrido também.
De alguns anos pra cá os msn's tem invadido nossa vida de forma inadvertida e ninguém deu importância ao fato. Agora o Windows vem com um Instant Messenger instalado, vem com Navegador instalado e vem também com aquele papo de MSN Explorer, que na verdade é uma espécie de "cercado de bebê" para usuários leigos, pois tenta fazer com que o usuário não saia do site msn.
Até o momento não vi ninguém reclamar de tais abusos e parece que os usuários já se habituaram a ter suas vidas cibernéticas teleguiadas pela Microsoft.
jabber.org
Outro dia eu comentei sobre o jabber.org, mas parece que o post não fez muito sucesso, então vou bater na mesma tecla novamente.
O jabber é um protocolo genuinamente livre e possui programas clientes para as mais diversas plataformas, também possui recursos de transferência de arquivos e além de tudo você pode até gerar feeds rss de suas conversas no jabber. Você pode instalar um servidor jabber em sua empresa e restringir o acesso apenas à contatos profissionais. Hoje em dia tem muitos donos de empresa que não aguentam mais os bate-papos via msn, mesmo reconhecendo o valor dos IMs no âmbito profissional.
Estou utilizando o GAIM como cliente IM e também tenho uma conta de msn, mas o que mais me impressiona é a falta de interesse no jabber, principalmente do pessoal que trabalha com Linux. Hoje em um ato de rebeldia, fiz um spam para meus contatos icq/msn sugerindo que abrissem uma conta no jabber. Até o momento foram mais duas adesões, mas eu espero que isso mude, ou seja, quero ver mais lâmpadas acesas no meu IM e menos florzinhas verdes e bonequinhos gordos azuis.
O grande problema é que existem poucas pessoas cadastradas no jabber.org, com um número maior de contatos as pessoas se interessariam mais pelo jabber, então se você compreendeu meu ponto de vista, abra já sua conta no jabber e me adicione como contato. Troque seus contatos jabber com outros usuários jabber e ajude a repovoar as listas de contatos dos IMs de seus amigos. Meu endereço jabber é:
CelsoGoya@jabber.org
veja de onde saiu o desabafo:
http://blog.moinho.net/index.php?itemid=363