Autor Tópico: use o comunicador instantâneo Jabber  (Lida 38661 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Online: 07 de Junho de 2005, 02:25 »
Jabber :: A solução para a hipocrisia

by Celso Goya

http://www.jabber.org

Diariamente assistimos a debates calorosos e enfurecidos de gente que se diz defensora do Software Livre e anti-microsoft, de repente no meio da discussão em um fórum qualquer alguém diz assim, então me procure no MSN pra gente conversar, e pronto.

O detalhe é que o MSN é da Microsoft e embora ninguém se dê conta disso, acaba cuspindo pra cima ao tecer comentários pouco elogiosos a tal empresa. O pessoal defende Open Source até a morte, mas não larga do MSN, ora bolas, alguém está travestindo-se de defensor, mas virando a casaca?

Eu andava um pouco de saco cheio do tal orkut, mas ontém resolvi dar uma olhada no que andava se passando por lá, quando me deparei com um post na comunidade do Viva o Linux, falando sobre o fantástico lançamento do MSN com câmera. Argh!!!

Resolvi tomar a iniciativa de fazer um post sobre Jabber, que para os desavisados é tão bom e tão seguro quanto qualquer outro protocolo IM, com a vantagem de se tratar de tecnologia genuinamente OpenSource.

Lavagem Cerebral, Indução Intencional
A Microsoft tem mania de induzir seus usuários para conquistar mercado e isso já rendeu processos da Netcape por exemplo, que perdeu praticamente todo seu mercado dadas as circustâncias pelas quais o Internet Explorer foi distribuído no fina da década de noventa. Ok, eu sei que a torcida é sempre pelo mais fraco, que neste caso foi a Netcape; Mesmo após o desenrolar do caso, parece que a Microsoft não aprendeu a lição e parece que os usuários não se lembraram do ocorrido também.

De alguns anos pra cá os msn's tem invadido nossa vida de forma inadvertida e ninguém deu importância ao fato. Agora o Windows vem com um Instant Messenger instalado, vem com Navegador instalado e vem também com aquele papo de MSN Explorer, que na verdade é uma espécie de "cercado de bebê" para usuários leigos, pois tenta fazer com que o usuário não saia do site msn.

Até o momento não vi ninguém reclamar de tais abusos e parece que os usuários já se habituaram a ter suas vidas cibernéticas teleguiadas pela Microsoft.

jabber.org
Outro dia eu comentei sobre o jabber.org, mas parece que o post não fez muito sucesso, então vou bater na mesma tecla novamente.

O jabber é um protocolo genuinamente livre e possui programas clientes para as mais diversas plataformas, também possui recursos de transferência de arquivos e além de tudo você pode até gerar feeds rss de suas conversas no jabber. Você pode instalar um servidor jabber em sua empresa e restringir o acesso apenas à contatos profissionais. Hoje em dia tem muitos donos de empresa que não aguentam mais os bate-papos via msn, mesmo reconhecendo o valor dos IMs no âmbito profissional.

Estou utilizando o GAIM como cliente IM e também tenho uma conta de msn, mas o que mais me impressiona é a falta de interesse no jabber, principalmente do pessoal que trabalha com Linux. Hoje em um ato de rebeldia, fiz um spam para meus contatos icq/msn sugerindo que abrissem uma conta no jabber. Até o momento foram mais duas adesões, mas eu espero que isso mude, ou seja, quero ver mais lâmpadas acesas no meu IM e menos florzinhas verdes e bonequinhos gordos azuis.

O grande problema é que existem poucas pessoas cadastradas no jabber.org, com um número maior de contatos as pessoas se interessariam mais pelo jabber, então se você compreendeu meu ponto de vista, abra já sua conta no jabber e me adicione como contato. Troque seus contatos jabber com outros usuários jabber e ajude a repovoar as listas de contatos dos IMs de seus amigos. Meu endereço jabber é:

CelsoGoya@jabber.org

veja de onde saiu o desabafo: http://blog.moinho.net/index.php?itemid=363

boi

  • Visitante
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2005, 23:19 »
Realmente é uma palhaçada, o pessoal mete o pau na MS mas não deixa de usar os produtos deles de jeito nenhum. O pior de tudo é que quem usa Linux e um cliente multiprotocolo como o gaim ou o kopete pode muito bem usar o jabber sem deixar o msn definitivamente, pois é possível usar os dois ao mesmo tempo sem nenhum problema. Já até postei sobre isso no fórum do Kurumin. Mas não adianta, o pessoal só quer saber do MSN e ponto.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2005, 10:30 »
Citação de: "boi"
Realmente é uma palhaçada, o pessoal mete o pau na MS mas não deixa de usar os produtos deles de jeito nenhum. O pior de tudo é que quem usa Linux e um cliente multiprotocolo como o gaim ou o kopete pode muito bem usar o jabber sem deixar o msn definitivamente, pois é possível usar os dois ao mesmo tempo sem nenhum problema. Já até postei sobre isso no fórum do Kurumin. Mas não adianta, o pessoal só quer saber do MSN e ponto.


Acho que o problema mais do ponto de vista de quem usa Software Livre, não é simplesmente usar o Jabber ou não, acho que o problema está justamente na outra ponta, os usuários Windows. Os usuários Windows não se importam, em sua maioria, com o Software Livre e como tal são heavy users dos produtos Microsoft. Sendo assim quem tem Windows usa MSN e pronto! Não está interessado em mudar uma vez que este atende suas necessidades, portanto se nós do Mundo Livre se quisermos manter contato com estas pessoas temos sim que manter um client compatível com o MSN. É triste mas é a realidade.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2005, 02:55 »

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2005, 16:25 »
Hmm... O MSN é sim da Microsoft, mas ao utilizar Gaim, aMSN, Kopete e qualquer outro IM open-source, nós estamos apenas utilizando a rede do MSN, sem dar qualquer tipo de lucro à Microsoft (a menos ao meu ver). Estamos apenas enchendo mais e mais a rede deles e fazendo com que os usuários do MSN Messenger sejam desconectados por problemas na rede :-P
Essa é apenas a humilde opinião de um leigo :oops:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

boi

  • Visitante
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2005, 10:39 »
A MS não tem mesmo lucro com o MSN assim como não tem com o IE. O problema não é esse. O problema real é a dependência tecnológica. Mas deixa pra lá, falar essas coisas é pregar no deserto. Estou cada vez mais decepcionado com essa "comunidade", acho que deveriam é voltar todos para o Windows de vez.

Offline Livonio Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Jabber é o melhor ...
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2005, 10:49 »
Boi eu concordo com vc por este motivo vou deixa meu jabber para quem quizer mim add...

sh4k41@jabber.org

Yuran

  • Visitante
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2006, 01:52 »
Apos dar uma lida nesse site http://xango.metareciclagem.org/paonachapa/jabber.html e ver esse topico, tomei interesse pelo protocolo jabber, contudo gostaria de saber de um servidor que tenha o tal do transport (que me permita conversar com minha jid com usuarios do msn, icq e yahoo) se alguem souber de um servidor nesse sentido, ou como faço para identificar quando possui ficaria grato.


Abraços!

Offline stumm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #8 Online: 15 de MAR?O de 2006, 09:49 »
bah, finalmente alguém escreve um artigo sobre isso... já venho ha tempos pensando nisso... Po, a MS conseguiu acabar com um dos maiores fenomenos da informatica, o ICQ... no BR ninguem mais usa ele... eh todo mundo nas frescurites do MSN, puxa vida... o jabber eh mto bom e pra quem nao sabe o GoogleTalk usa o protocolo jabber... entao quem tem gmail pode usar sua conta no gmail mesmo pra usar o jabber... ou entao crie conta no jabber.org ou amessage.de...
stummjr@amessage.de

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #9 Online: 15 de MAR?O de 2006, 11:40 »
Já que os usuarios normais (win users bitolados) provavelmente nao vao deixar de usar as frecurities do msn, pelo o pessoal da comunidade de software livre pode se mudar pro jabber... eu mesmo vou fazer a minha conta. Eu já tinha pesquisado sobre o assunto mas nao encontrei nenhum software que oferecesse algo alem do que se tem no msn, poderiamos ter um mensageiro instantaneo daquele que tem no mac, seria muito bom e veriamos gente trocando de IM.

Offline stumm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #10 Online: 15 de MAR?O de 2006, 11:55 »
pois eh, mas tipo, o grande problema pra deixar de usar o MSN de vez eh q mta gente com quem tenho q falar usa soh MSN... tipo minhas irmãs, e elas nao usam outro pq os amigos delas usam soh e MSN e assim vai indo...

Isso q a M$ faz não seria um ato explicito de monopolio??? Isso não poderia ser condenado pela justiça???

denisbr

  • Visitante

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #12 Online: 15 de MAR?O de 2006, 16:21 »
Eu concordo com incentivo a utilização do jabber. Minha conta é glaydsonlima[arroba]jabber.org (naturalmente troque [arroba] por @ ;) )

Adicionei alguns colegas deste post que colocaram sua conta jabber.

Citar
Isso q a M$ faz não seria um ato explicito de monopolio??? Isso não poderia ser condenado pela justiça???

Por um monopólio menor, o governo dos EUA dividiu a AT&T em 7 empresas. Problema que hoje rola muita grana, e o domínio de softwares é fundamental para os EUA. A Comunidade Européia está brigando com a MS em relação ao Windows Media Player. Lá eles lançaram uma versão sem Windows Media Player, mas com o mesmo custo de um com... o q acha q o consumidor irá escolher? A briga continua lá.

O domínio do MSN é muito grande no Brasil. Nos EUA o MSN perde para AOL e Yahoo. O povimmmmm pra engulir tudo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

denisbr

  • Visitante
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #13 Online: 15 de MAR?O de 2006, 16:56 »
Esqueci de colocar meu endereço do Jabber
denisbr em jabber.org  (também substituam  'em' por '@')

Yuran

  • Visitante
use o comunicador instantâneo Jabber
« Resposta #14 Online: 19 de MAR?O de 2006, 16:17 »
Citar
Como conversar com seus contatos MSN, Yahoo, AIM e ICQ só com o Jabber pelo Kopete


Como faço isso no Gaim?