gaules pense o seguinte. Vou jogar um cenário, se descordar peço desculpas:
1) Hoje o fórum tem o pessoal da moderação e todos os outros membros para tentar ajudar alguém.
2) O fórum começa a cobrar, ou a fazer algum produto e ganhar dinheiro para se profissionalizar, tornar-se maior e melhor.
2.1) Digamos que passem a pagar profissionais para serem moderadores.
2.2) O que espera dos demais membros? Presumo que uma grande parte vai pensar "Tem gente recebendo? Se tem eles que se virem para resolver!!". E isto não é difícil.
2.3) O que você espera? Poucos e excelente moderadores para responder, ou muitos (mas muitos mesmos), bons, médio, e iniciantes? Eu prefiro a segunda hipótese!.
realmente são pontos de vista diferentes, pois ainda acho q esse mundo colorido de vcs muito utópico, mas como está sendo posto em prática, então não custa nada acompanhar e até mesmo ajudar, já q é uma idéia bonita e que realmente traz um progresso considerável.
Quanto aos moderadores, basta entrar em um fórum de jogo pago, onde os moderadores ganham com os lucros do jogo, aí vc irá ver como funciona. Eu já participei de alguns, e eles realmente funcionam e todos são amigos e não é só os moderadores que trabalham, muitos (e bota muitos nisso) usuários também auxiliam no atendimento aos iniciantes, fazendo, até mesmo, tutoriais completos e tudo mais.
Espero que tenham compreendido o meu ponto de vista, que não é o de detonar o SL, e sim de melhorar o rendimento dele na área de atendimento e recepção a todos, além de desenvolver mais a publicidade e a reputação.
Até mais,
Gaulês
PS: quanto ao saber ou não se os moderadores são pagos... garanto que quem é novato nunca vai adivinhar se o moderador é um voluntário ou não, ou seja, ninguém é tão arrogante quanto o q está sendo considerado...