Autor Tópico: corretor ortográfico português br  (Lida 11894 vezes)

Offline elias_lm

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
corretor ortográfico português br
« Online: 29 de Junho de 2007, 10:11 »
Olá pessoal, estou procurando um corretor ortografico portugês-br para usar no editor de texto "gedit", não sei se ha algum pacote que posso instalar via synaptic, ou se devo usar outro editor, uso ubuntu 7.04, valeu, Elias

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: corretor ortográfico português br
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2007, 10:19 »
pra qual finalidade o corretor ortografico no gedit? nao entendi

o gedit é utilizado em larga escala para programação, não para edição de textos. normalmente utiliza-se no 7.04 feisty o openoffice, mas sugiro tbm o abiword e o BR Office tbm. nestes sim, por serem realizados processos de editoração e diagramação, utilizam corretores ortograficos, sendo interessante lançar o dicionário no brO no o pré-instalado

boa sorte. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline k7br

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2007, 10:53 »
Salve!
Abra o  gedit e vá em Ferramentas

Abraços

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2007, 10:56 »
nossa, que vacilo meu... uso o gedit todos os dias e nunca cliquei em ferramentas pra nada! huahahuahuuhahuahuhauuhahuahuuha

era isso que eu me referia: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21912.0/topicseen.html

huahhauhuahuahuhahuaauhhuahuahuahuahua

[ ]s
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 10:58 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline k7br

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2007, 11:14 »
Isso acontece nas melhores famílias  :)  ;)
Apesar que, também  não sabia se existia  , fui ver só para matar a curiosidade  :P

Abraços   

Offline elias_lm

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2007, 14:59 »
Pessoal é o seguinte: eu uso o gedit pra digitar em formato .tex (LaTex), pra quem não conhece é uma maneira de editar textos científicos com uma qualidade melhor e tal... enfim o "programa de edição" ( a fonte do texto) é digitada no gedit, e por isso eu to querendo um corretor ortográfico.... portugues br.  Bem conversando conversando com o pessoal do irc eu descobri que precisava instalar o dicionário aspell pt-br (via Synaptic)... e a questão foi resolvida... . Só que ele marca todos os meus comandos do LaTex por isso estou procurando agora um pacote específico pra este formato.. blz valeu!!

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2007, 15:16 »
ô, elias. tudo bom? LaTex é uma maneira de editar textos científicos com uma qualidade melhor? Vc pode exemplificar na prática a utilização do LaTex, por favor. Já ouvi falar, mas não conheço aplicabilidade para ele. Obrigado. [ ]s

Offline Willdoidao

• Usuário Ubuntu
  • *
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2007, 16:00 »
Cara me responde o seguinte vc escreve o texto no gedit e coloca os comandos do latex nele? e depois como vc faz para a compilação?
Eunir se quiser tenho uma apostila muio boa de Latex mas até agora não li ela, se quiser avisa ai que mando para vc!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline elias_lm

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2007, 16:53 »
então pessoal, o LaTex é uma ferramenta de edição de textos científicos muito potente. Por exemplo se vc trabalha com cálculos e óbviamente digita muitas fórmulas, equações, diagramas gráficos... aqui esta a sua solução rsrsrs!! hoje em dia os periódicos científicos nacionais e internacionais usam como "padrão " este formato de edição.. por isso o grande interesse de quem trabalha com pesquisa e tal.  Pra quem quiser usar essa ferramenta poderosa no ubuntu recomendo o wiki:

http://wiki.ubuntu-br.org/CienciaNoUbuntu?highlight=%28ciencia%29#head-f59936450b49649555ab0aba5627d1a69fd13a31

e instalar o LaTex e o BibTex, feito isso vc precisa ter um arquivo fonte (seu texto no caso), pra compilar é só ir no diretório onde esta seu texto via terminal e dar o seguinte comando

latex nomedoarquivo.tex

isso ira compilar seu texto, pra visualizar o resultado

de um

xdvi nomedoarquivo

e vc tera um arquivo no formato dvi, se vc quiser um pdf

pdflatex nomedoarquivo

é mais ou menos assim que funciona! a explicação foi por cima por que to meio atarefado aqui.. rsrs abraço!

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2007, 17:09 »
Cara me responde o seguinte vc escreve o texto no gedit e coloca os comandos do latex nele? e depois como vc faz para a compilação?
Eunir se quiser tenho uma apostila muio boa de Latex mas até agora não li ela, se quiser avisa ai que mando para vc!!!

nossa, will, pode mandar, por favor

eunir@correios.net.br

tenho muito interesse no assunto. obrigado, will

Entendi Elias. Bacana isso, mas e para montar apostilas para gráfica, por exemplo, serve o LaTex tbm? Já estou pensando na usabilidade aqui pra mim  ;) Obrigado
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 17:11 por Eunir Augusto »

Offline Willdoidao

• Usuário Ubuntu
  • *
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2007, 10:41 »
Eunir não leva a mal cara mas em vez de mandar para seu e-mail coloquei no 4share para downloads (caso mais pessoas se interresem  :P ::) ) então se não for problema para vc faça o download no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/18926499/790c3ac9/LaTex.html
« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 10:43 por Willdoidao »
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2007, 01:47 »
Tranquilo, Will. Melhor assim, que mais gente acessa.

Muito obrigado

[ ]s

Offline Vingador

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2007, 03:48 »
Eunir não leva a mal cara mas em vez de mandar para seu e-mail coloquei no 4share para downloads (caso mais pessoas se interresem  :P ::) ) então se não for problema para vc faça o download no link abaixo:

http://www.4shared.com/file/18926499/790c3ac9/LaTex.html

Eu gostária tmb da apostila, mas ao meu ver para baixa-la seria necessária uma senha correto? Caso seja poderia fazer a gentileza de disponibiliza-la.

[]

Wellington

Offline gabriel0085

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2007, 10:50 »
Willdoidao,

Coloca aí a senha....

Obrigado por disponibilizar a apostila, eu também me interessei.

Offline tfmoraes

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2007, 16:28 »