Autor Tópico: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!  (Lida 31499 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2007, 19:57 »
bom...quanto aos efeitos da tela...
sim minha placa é uma ati radeon...9600pro...
eu não me interesso pelos jogos 3d do linux...pois tenho meus jogos no windows e raramente os jogo também...então deixo isso de lado e prefiro ter efeitos legais na tela do linux...

eu cheguei a instalar o beryl...mas sinceramente não sei oq ele faz...vi q tem uns efeitos de janela e tudo mais...é necessario o drive restrito ou o aberto?

no caso de eu optar pelo driver aberto eu devo fazer oq? desabilitar o restrito e instalar de q jeito o aberto?
eu cheguei até esse dive por algum tuto q eu li aki no forum o tal do ENVY
http://albertomilone.com/wordpress/

por acaso é por ele que devo proceder?

e no caso do componente COMPOSITE não estar disponivel, isso significa oq?

vlw pessoal...aos poucos me adapto ao Ubuntu e gosto cada vez mais dele...

opa, desculpe a demora!

para rodar o beryl eu utilizei esse tutorial:

http://odintsoff.wordpress.com/2006/12/25/ubuntu-610-ati-radeon-xgl-beryl/

pra mim deu tudo certo! só na hora de instalar os pacotes (no final) q eu tiver q instalar  de 1 em 1, mas o resto tá perfeito.

qualquer coisa da um berro aí q nóis acode!

hehe agora na hora do almoço fui tentar utilizar esse tuto pra instalar o beryl e faz-lo funfar...

primeiro tirei o drive do ENVY

mas aih 3 comandos não entraram...

"sudo depmod -a
sudo aticonfig –initial
sudo aticonfig –overlay-type=Xv"

não sei pq e nao lembro a msg de erro....

reinciei o pc e pra minha surpresa o modo grafico foi pro saco :D aih eu nao sabia oq fazer...pois nao tinha feito backup do xorg...
entrei no windows e usando o partition magic coloquei pra formatar a partição do linux...como sou totalmente iniciante nem lembrei do grub...formatei agora quando eu ligo o pc ele procura o grub e da erro...hehehehe para no erro...como tive q parar oq eu estava fazendo pois meu horario de almoço temrinou fiquei sem resolver...agora vai uma nova duvida....eu posso reinstalar o linux a partir do cd parando desse ponto não é? se eu colocar o cd do ubunu no drive ele va entrar antes de procurar o grub correto? aih é soh instalar normalmente?


Caro amigo, lawless

Veja esse tópico aberto por mim nesse fórum e pronta/ ajudado pelo forista Imigrante: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19009.new;topicseen

Neste tópico vc vai encontrar um excelente tutorial de como instalar o beryl numa ATI: http://www.howtoforge.com/ubuntu_feisty_beryl_ati_radeon

Segui os passos direitinho, c/ uma instalação do zero  ;D também aconteceu de minha interface se perder e como inicante recomeçar tudo do zero.  ;D

Rodou muito bem aqui o beryl, apesar de eu ñ ser fã de perdulicarios num PC, mas tem umas funções alta/ práticas nele.

Atual/ ñ estou usando porque porque fui experimentar o tal Compiz Fusion aqui e já viu, né? Placa ATI sempre dá problema.

Agora, radicadlizei só instalei os drives do repositório oficial (andei tendo dores de cabeça c/ o Scribus, que preciso aprender. Tava usando a última versão de fora dos repositórios da Canonical). E Compiz fusion śo qdo vier na versão 7.10 do Ubuntu.

Qto aos drives de vídeo, instalei os proprietários mesmo: Menu > Sistema > Administração > Gerenciador de drives restritos p. E pronto!! Ñ fiz mais nada.

Agora acabei de ler no Planeta Ubuntu: http://planeta.ubuntu-br.org//post/2053
Um tuto sobre a correção de resolução do monitor. Te sugiro ler e experimentar.
Eu deixe uma pergunta lá no blog se é preciso eu fazer tais procedimentos depois de ter instalado o drive proprietário pelo modo acima.

Sobre a ATI, vamos torcer p/ a empresa ter consciência de olhar p/ o mercado em crescimento do Linux o mais breve possível.

Um abraço.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #31 Online: 05 de Julho de 2007, 09:50 »
vlw pelas dicas rjbgbo

formatei a partição e comecei denovo do zero...só estou dazendo os updates de sistema e linguagem...
agora meu problema mesmo é conseguir instalar a rede não estou conseguindo mesmo =\

vou deixar essa parte do video pra depois...é complicado morar em uma casa q todo mundo usa internet hehehe e tud depende do seu computador funcionando com internet pra distriuir pro outro...

quando ao video agora q eu reinstalei o ubuntu do zero e nao instalei nada de drive ainda...vou tentar o tutorial denovo se nao der certo vou ter q formatar denovo hahahaha aiaiaiai

preciso de um passo a passo com a rede

Offline Giovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #32 Online: 05 de Julho de 2007, 17:38 »
ow quanto ao beryl lawles, tenta instalar ele pelo synaptic. Marque as opções Beryl-ubuntu , beryl manager e emerald-themes


depois vc entra no arquivo xorg.conf pelos comandos (em root):

sudo su
(seu password se pedir)

gedit /etc/X11/xorg.conf

e adicione as linhas:

Na seção "Module"(nas primeiras linhas) adicione:
Load "dri"
Load "dbe"
Load "glx"

Na seção "Device"(nas ultimas linhas) adicione:
Option "XAANoOffscreenPixmaps"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"

e no final do arquivo adicione as linhas:
Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

Tente deixar eles alinhados igual no arquivo e se por acaso alguma dessas linhas já existirem vc não precisa remove-las ou escrever outra, apenas a deixe lá.

Comigo funcionou, o Beryl ta rodando 100%  :D

Mas acho que talvez a minha dica não funcione pois minha placa de vídeo eh nvidia e acabei de lembrar que a sua eh ati


De qualquer forma espero ter ajudado

Boa sorte!   eu sou iniciante tbm   :)

   

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #33 Online: 05 de Julho de 2007, 19:07 »
estou dependendo desse compartilhamento de internet...
não da nem fudendo...não consigo compartilhar isso nao consigo um tuto q adiante =( ta me dando ódio ja...
pessoal sinceramente adorei o ambiente do ubuntu me adaptei mto bem mas por causa desse problema acho q serei obrigado a desistir do linux ubuntu...simplesmente não compartilha a internet um pc nao acha o otro e nao tem como fazer uma coisa simples dessa no meu pc =\
q bosque

vlw pessoal

Offline Giovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #34 Online: 05 de Julho de 2007, 19:18 »
lawless eu vim do windows tbm e me sinto perdido as vezes mas não desiste cara.

eu vim do windows e como um pc eh meu e do meu irmão e o outro eh do meu pai, eu uso roteador para
compartilhar a internet e quando passei para o linux não tive nem o trabalho de mexer no modem que roda normal nos dois
só falta a rede para mim  :D

Mas não desista cara, acredite depois que vc se estabilizar, instalar o beryl e mais outras coisas
vc não vai querer mais ver o window na sua frente  :)

Vai fundo lawless, vc consegue!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #35 Online: 05 de Julho de 2007, 20:45 »
lawless,

Se a gente desiste na primeira não vai em frente...  ;) Afinal, como é seu modem? é roteador? quantas saídas tem? Para que possamos tentar ajudar, precisamos informações mais precisas; simplesmente dizer que "não funciona" não dá nenhum ponto de partida... Passe esses dados e tenho certeza que conseguiremos!  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #36 Online: 05 de Julho de 2007, 21:07 »
po pessoal...acho q grande parte da força q eu tive pra dar uma chance pro linux e pra não desistir é dessa cooperação do pessoal da comunidade...

o pior eh q alem de não conseguir fazer a rede fui tentar instalar o beryl por esse howto que vcs me passaram e novamente perdi a parte gráfica e não sei como voltar pq não fiz backup denovo do xorg (burro pra kct também) a não ser formatar novamente e depois perder todo tempo q perdi 2x ja pra deixar o ubuntu atualizado...soda é q eu segui certinho passo-a-passo com mta cautela..qnd eu reinicio não da outra   :-[

bom quanto a rede vou descrever melhor...

preciso compartilhar a internet entre 2 computadores...

pc1 - Ubuntu - 2 placas de rede um fio vem direto do modem outro vai pro outro pc...placas eth1 e eth2 se eu não me engano é a eth1 que recebe a conexão...conexão com IP dinâmico

pc2 - WinXP - 1 placa de rede recebe conexão...no windows mostra que a conexão esta nula ou limitada...não enxerga o pc1 na rede....

meu modem eh um dakeles dslink (dsl 500B) pequeno prateado deve ser o mais comum...só tem uma saída não sei se é roteador...to lendo no site do fabricante parece q é sim mas não sei se ele está funcionando como um...

ta aki a imagem do safado
https://www.vetorialinformatica.com/images/dlink_dsl-500b.jpg

site oficial da dslink
http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=868

antes de formatar a primeira vez eu conseguia enxergar o pc2 pelo ubuntu na rede (o contrário não acontecia) acho q era pq ele tinha importado do windows o grupo de rede MSHOME...desta vez não consegui fazer ele entrar no grupo mesmo recuperando meu usuário do windows na instalação do ubuntu....

enquanto isso vou reinstalar o ubuntu =\ pq não sei recupera-lo alais não sei se tem como agora q não fiz backup...

vlw pela força pessoal!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #37 Online: 05 de Julho de 2007, 21:19 »
lawless,

não se precipite, e vamos tentar resolver um problema de cada vez: já vi bastante gente aqui tentando instalar tudo ao mesmo tempo já nos primeiros dias, e sempre dá problema, claro.  Vou dar uma olhada nesse seu modem e logo retorno com alguma coisa. Por enquanto, largue o Beryl de mão - você não precisa dele agora, afinal. E não reinstale ainda, isso é um vício que a gente traz do Windows... dê um tempinho e vamos ver o que conseguimos!...  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #38 Online: 05 de Julho de 2007, 21:20 »
po pessoal...acho q grande parte da força q eu tive pra dar uma chance pro linux e pra não desistir é dessa cooperação do pessoal da comunidade...

o pior eh q alem de não conseguir fazer a rede fui tentar instalar o beryl por esse howto que vcs me passaram e novamente perdi a parte gráfica e não sei como voltar pq não fiz backup denovo do xorg (burro pra kct também) a não ser formatar novamente e depois perder todo tempo q perdi 2x ja pra deixar o ubuntu atualizado...soda é q eu segui certinho passo-a-passo com mta cautela..qnd eu reinicio não da outra   :-[

bom quanto a rede vou descrever melhor...

preciso compartilhar a internet entre 2 computadores...

pc1 - Ubuntu - 2 placas de rede um fio vem direto do modem outro vai pro outro pc...placas eth1 e eth2 se eu não me engano é a eth1 que recebe a conexão...conexão com IP dinâmico

pc2 - WinXP - 1 placa de rede recebe conexão...no windows mostra que a conexão esta nula ou limitada...não enxerga o pc1 na rede....

meu modem eh um dakeles dslink (dsl 500B) pequeno prateado deve ser o mais comum...só tem uma saída não sei se é roteador...to lendo no site do fabricante parece q é sim mas não sei se ele está funcionando como um...

ta aki a imagem do safado
https://www.vetorialinformatica.com/images/dlink_dsl-500b.jpg

site oficial da dslink
http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=868

antes de formatar a primeira vez eu conseguia enxergar o pc2 pelo ubuntu na rede (o contrário não acontecia) acho q era pq ele tinha importado do windows o grupo de rede MSHOME...desta vez não consegui fazer ele entrar no grupo mesmo recuperando meu usuário do windows na instalação do ubuntu....

enquanto isso vou reinstalar o ubuntu =\ pq não sei recupera-lo alais não sei se tem como agora q não fiz backup...

vlw pela força pessoal!


Cara, não sei se isso vai te deixar mais feliz, mas eu tive que formatar meu ubuntu 3 vezes!!
ahahahaha

Também sou um maior prego em informática, mas tive esse vontade de mudar para Linux e, graças ao pessoal deste forum, consegui hoje ter o meu Ubuntu instalado, com a placa de video instalada, com meus programas de autoração funcionando, meu skype, etc....

Enfim, já nem sem mais como é a cara do Windows. (Pelo menos aqui de casa, pq no trabalho não tem jeito!)

Se você precisar de qualquer ajuda e o prego aqui conseguir ajudar, ajudarei com a maior boa vontade, assim como já me ajudaram várias vezes!
Bem vindo ao mundo Linux, onde todos se ajudam!
Sds

Offline Giovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #39 Online: 05 de Julho de 2007, 21:27 »
eu tbm tive que formatar meu ubuntu tantas vezes que perdi a conta ;D

mas eu consegui instalar a maioria dos programas que preciso ( só falta o wine tools)

se eu puder ajudar vc em alguma coisa eu ajudarei com o maior prazer  ;)


eu sei que vc está se preocupando com a rede mas procure por um programa chamado taizan, ele realmente eh muito util.
Inclusive acho que foi a equipe desse fórum que fez (me corrijam se eu estiver enganado)

Se precisar eu estou aqui lawless  :D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #40 Online: 05 de Julho de 2007, 21:31 »
Lawless,

Problema resolvido...  :D :D Seu modem é roteador, sim, porém só tem uma saída; logo, tudo o que você tem a fazer é ligar essa saída a um switch ou hub, e ligar nele os micros que quiser, nada mais...
Como vê, o problema nem existia: foi apenas a pressa e a faltade informação suficiente.

Para completar: meu modem é um Motorola para cabo, de modo que na saída dele tenho um roteador D-Link DI-604. Ele já implementa um sevidor DHCP, de modo que cada micro ligado a ele recebe automaticamente um IP, e ( como estão no mesmo grupo de trabalho) todos se enxergam, trocam arquivos, compartilham  a banda larga e a impressora, tudo...

Se houver alguma dúvida é só postar!...

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #41 Online: 05 de Julho de 2007, 22:32 »
lawless,

não se precipite, e vamos tentar resolver um problema de cada vez: já vi bastante gente aqui tentando instalar tudo ao mesmo tempo já nos primeiros dias, e sempre dá problema, claro.  Vou dar uma olhada nesse seu modem e logo retorno com alguma coisa. Por enquanto, largue o Beryl de mão - você não precisa dele agora, afinal. E não reinstale ainda, isso é um vício que a gente traz do Windows... dê um tempinho e vamos ver o que conseguimos!...  :D

VB5


Pois lawless, muito bom ver nesse tópico também o VB5 que está me ajudando a entender o funcionamento do firewall p/ Linux.

Tô lendo sobre seu desânimo, ñ fique assim ñ amigo, aprendizagem é assim mesmo.

Citar
Por enquanto, largue o Beryl de mão - você não precisa dele agora, afinal.

também penso como o VB5, até porque tua placa ATI só vai te trazer apurrinhação, infeliz/ ou trocamos por uma Nvidia ou esperamos a ATI resolver esse problema c/ o Linux, coisa que acho que mais dia, menos dia será resolvida, assim como outros hardwares, pois o crescimento do Linuix hj vem sendo visível, devido a facilidade de interfaces gráficas, programas de boa qualidade...

Por exemplo, hj além do Linux Ubuntu, ando lendo muito sobre Gnome e o gimp, que estou começando a ver c/ outros olhos. Taí um programa de código livre que substitui sim o Photoshop. Como detalhe, a 10 anos trabalho c/ desktop publishing e adoro os programas da Adobe - Photoshop, Indesign e Pagemaker... Ainda pretendo postar aqui no fórum meu parecer sobre o uso do Linux nessa área.

De sua rede, infeliz/ ñ posso te ajudar, mas vejo que vc está em boas mãos, a dos VB5.

Taí a grande diferença do Ubuntu, essa comunidade extrama/ solicita.

Tente ter calma e procurar aprender mais e mais, verá que eu ñ estou mentindo. Pesquise nesse fórum e outros afins sobre o Linux Ubunte, o Debian, de qual ele deriva, outras distros...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #42 Online: 05 de Julho de 2007, 22:52 »
rjbgbgo,

em primeiro lugar, muito obrigado por suas palavras...  :-[ não estou com essa bola toda, nem em sonhos!...  ;D  apenas tento passar um pouco da minha experiência com computadores, embora em Linux eu seja o mais completo iniciante ( ou não estaria nesta secção...). 
Acontece que vejo que muitos iniciantes tentam, na maior animação, instalar não só um SO como qual não tem familiaridade ( o Linux, no caso), mas também - e de uma só vez - todos os efeitos e programas possíveis. Isso, eu sei muito bem que não dá certo, seja o SO que for. Quando algo obviamente  não funciona, a primeira reação é sair mexendo em todas as configurações ( ainda desconhecidas), instalar ainda mais programas desconhecidos, e por aí vai... vira pânico.  E o resultado, como sempre que pinta pânico, só fica pior.

Em suma, o que estou dizendo é: vamos com calma... instalar uma coisa de cada vez, ter certeza que funciona e só então partir para a próxima. Felizmente, pelo menos quanto à rede o lawless não deverá ter mais problemas; depois sim, vamos ver a placa de vídeo, o Beryl, etc...

Mais uma vez, obrigado...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #43 Online: 06 de Julho de 2007, 09:11 »
ae pessoal...muito obrigado pelas palavras de conforto hahahaha
reinstalei o ubuntu mais uma vez e vamos la...

realmente estou me precipitando em falar em desistir...o problema eh q não moro na minha casa e as pessoas na casa onde eu moro dependem dos pcs...eu teria q resolver isso rápido pra poder me dedicar somente ao ubuntu em casa...no momento estou tendo q parar as coisas q estou fazendo no ubuntu e conectar com o windows pra transferir a conexão pq não consigo compartilhar pelo linux...e o pessoal fica meio com aquel cara sabe eh soda isso...

mas assim...eu não tenho hub nem switch...só vou poder compartilhar se tiver um? O.O
eu nunca precisei de nenhum desses aparelhos pra poder compartilhar pelo windows...somente com as 2 placas de rede no pc1....


bom de qq jeito obrigado...do beryl eu não preciso mesmo é q enquanto eu não conseguia compartilhar a rede eu tinha q mexer em alguma coisa  ;D cagada detected!!!!

Offline Giovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #44 Online: 06 de Julho de 2007, 11:18 »
lawless  eu tbm concordo com o vb5, o beryl com certeza podemos deixar para depois.

eu mesmo tendo uma placa nvidia tive muitos problemas com o beryl e tive que  instalar o ubuntu de novo.


Mas enquanto isso, dá uma olhada nesse site aqui http://www.iniciantelinux.hpg.ig.com.br/

inclusive eu acho que tem otro tópico sobre esse link. Acho muito legal o conteúdo desse site.

espero que vc goste tbm !  ;D