Só para experimentar, você pode obter esse IP agora mesmo ( usando o "ifconfig") e ver se a rede funciona.
Quanto a como obter esse IP automaticamente, estou pensando que estivemos criando um problema do nada... Veja, seu modem é roteador: isso significa que ele faz internamente a mesma coisa que você está tentando fazer no pc1... ou seja, é como se o modem também tivesse duas placas de rede: uma se conecta à Internet ( com IP, Gateway e etc fornecidos pelo provedor) e a outra passa a conexão ao seu pc1. Esta "segunda placa" do modem pode perfeitamente ter um IP fixo, que será então o gateway para etho.
Sei que parece meio complicado, mas é porque, para suprir a falta do hub ( que ainda acho que você conseguiria até de graça, ou quase), estamos colocando um segundo roteador ( seu pc1). Eu sugiro fortemente que você dê uma olhada no manual do seu modem ( geralmente vem no CD) para aprender mais sobre ele, e especialmente ver qual é o IP "default" dele; depois é barbada!...
Como exemplo, meu modem de cabo recebe o sinal do provedor, através de um IP que o provedor designa para ele. Daí o sinal é passado ao roteador, que tem um IP fixo ( "casualmente", 192.168.0.1). Então as outras máquinas da rede usam esse IP como gateway... Seria interessante descobrir também se se seu modem/roteador inclui um servidor DHCP embutido (o DHCP é capaz de atribuir endereços a todas as máquinas da rede, que então nem precisam ser configuradas), como o meu roteador tem.
Espero não ter sido confuso...
Fico aguardando o retorno!
VB5