Autor Tópico: Muito obrigado a todos.  (Lida 4402 vezes)

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Muito obrigado a todos.
« Online: 02 de Julho de 2007, 14:34 »
Senhores(as),

Antes de começar, quero deixar aqui o meu sincero agradecimento para todas as pessoas que freqüentam o fórum, respondendo as dúvidas, informando dicas e melhorias, noticias, etc.

Eu me registrei no fórum no dia 1º de fevereiro de 2007, e só hoje estou deixando aqui a minha primeira mensagem.

Nestes 5 meses que estou cadastrado aqui, sempre obtive as respostas que precisei para as dúvidas que apareceram em relação ao Ubuntu.

Então, vou contar como cheguei até o Ubuntu.

Entrei no mundo da informática quando ganhei um TK-85, depois passei para um Dismac Apple II+, Gradiente MSX, Itautec PC XT, 368, 486, Pentium, até chegar a presente data com um AMD 64.

Comecei a trabalhar com computadores no ano de 86, em um PC XT, fazendo planilhas eletrônicas para o meu pai, digitando textos para trabalhos escolares e aprendendo banco de dados em dBase III+ e um pouco mais tarde desenvolvendo em Clipper.

Anos depois entrei no mundo Windows e Rede, passando pelo Windows 3.1, e na empresa o Windows 3.11 for Workgroups com rede Novell.

Depois a empresa passou para o Windows 95 com servidor NT, então as dores de cabeça começaram.

Nesta época, me mudei para o Rio de Janeiro, comecei a trabalhar na Embratel e todos os computadores tinham o Windows 95 como OS padrão.

Até então eu nunca tinha visto o Unix na minha frente, não fazia idéia de como era.

No inicio de 1998, levei meu computador para a empresa, um Pentium 200, e aproveitei a banda da Embratel, que era (e ainda é) absurda e baixei a minha primeira versão de Linux, o Slackware.

Instalei e tomei uma surra, mas uma surra daquelas, não consegui de maneira alguma fazer o X funcionar.

Peguei então o Redhat, este sim, o X funcionou, meia boca eu confesso, mas funcionou. Primeira vez que eu vejo algo diferente de Windows.

O desktop era rápido, mas não conseguia fazer muita coisa nele, não conhecia os comandos, e eu estava acostumado com a metodologia do DOS/Windows, no Linux tudo era diferente.

Com o tempo fui testando novas distribuições, conheci o Mandrake, foi uma das distribuições que mais gostei, pela facilidade que ele oferecia. Era mais pesado que as outras distros, mas muita coisa que eu não fazia idéia de como configurar, o Mandrake tinha alguma ferramenta para auxiliar.

Meu tempo era um pouco curto devido à quantidade de trabalho e eu já não tinha aquela mesma vontade de aprender e fuçar, quando eu comecei no mundo da computação, então não me dediquei muito ao Linux.

Depois de testar várias distribuições, voltei para o Windows, passou um tempo e testei novas distribuições, notei uma evolução, mas ainda não estava muito amigável para um usuário e eu não queria ter que ficar configurando na mão.

Vários anos depois, várias distribuições de Linux e versões de Windows passaram e em 2006 baixei o Ubuntu 6.06, deixei para instalar depois, só que por falta de tempo e paciência, nunca instalei o Ubuntu, o CD ficou guardado na gaveta.

Em janeiro de 2007, entrei de férias e resolvi brincar mais um pouco com o Linux, então baixei o openSUSE 10.2 e o Ubuntu 6.10.

Fiquei um mês testando as duas distribuições e fiquei impressionado em ver como o Linux evoluiu, o desktop estava bonito, praticamente todo o hardware no computador funcionava perfeito e entrei em uma nova briga, qual das duas distros usar: openSUSE ou Ubuntu.

No Ubuntu eu achei espetacular o gerenciamento dos pacotes e atualizações, rápido, simples e tudo funcionava perfeitamente, o desktop era bonito e rápido, mas algumas configurações eram via console.

No openSUSE o Yast era fantástico, acho que não usei uma única vez sequer o console no openSUSE, mas a atualização e instalação dos pacotes era mais confuso e mais lento. Cada vez que eu abria o gerenciador de pacotes era uma penca de downloads para verificar alterações nos repositórios.

Bom, a briga entre openSUSE e Ubuntu estava acirrada e em fevereiro conheci este fórum. Fiquei de boca aberta quando vi que não tinha brigas, discussões pesadas, duvidas eram respondidas e várias dúvidas minhas foram solucionadas, simplesmente consultado as perguntas e respostas de outros usuários, estava tudo ali, explicado de várias formas, bastou eu pesquisar.

Neste meio tempo troquei meu PC, passei de um Atlhon XP 2000+ para um AMD 64 3800+.

No Atlhon XP tanto o Ubuntu quanto o openSUSE funcionavam muito bem, todo o hardware era reconhecido e configurado.

No micro novo o openSUSE não reconheceu quase nada, não reconheceu placa de rede, placa de som e o Ubuntu reconheceu tudo, este foi o golpe final, Ubuntu ganhou a luta.

Hoje em casa tenho lá meu Ubuntu 7.04 instalado, com “quase” tudo funcionando perfeitamente, o desktop 3D roda liso, a Webcam funciona perfeitamente, minha câmera digital e o pen drive são reconhecidos na hora, quando espetados na USB, placa de som e rede funcionam muito bem, sem a necessidade de inserir uma toneladas de CDs de drivers para instalação.

Ainda tenho o Windows instalado, mas só uso para os jogos e para minha esposa, fazer ela usar outro sistema operacional que não tenha o botão Iniciar e o Internet Explorer vai ser complicado.

Hoje, eu acesso este fórum todo o dia, sempre acompanhando os novos tópicos.

Ainda tenho algumas dúvidas que estou tentando solucionar, mas eu não tenho pressa para resolver, aos poucos vou descobrindo novos recursos e novos comandos no Linux.

Então, novamente, deixo aqui meu Muito Obrigado a todos.

[]’s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2007, 15:22 »
fabioal quem dera todos os usuários tivessem coragem, persistência e boa vontade para pesquisar. Parabéns a você, espero que possamos sempre contar com você aqui. Qualquer coisa estamos (eu ao menos) a sua disposição.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2007, 16:50 »
Entrei no mundo da informática quando ganhei um TK-85, depois passei para um Dismac Apple II+, Gradiente MSX, Itautec PC XT, 368, 486, Pentium, até chegar a presente data com um AMD 64.

Este aí é do meu tempo ;)
Parabéns pelo depoimento.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2007, 17:50 »
Fabio,
Parabéns e que bom que tudo esteja funcionando.

Versuri

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2007, 19:39 »
Grande depoimento, fabioal

Tenho uma trilha parecida c/ vc no começo de informática, começei c/ um tk-2000, clone do antigo Apple...

Citar
Fiquei de boca aberta quando vi que não tinha brigas, discussões pesadas, duvidas eram respondidas e várias dúvidas minhas foram solucionadas, simplesmente consultado as perguntas e respostas de outros usuários, estava tudo ali, explicado de várias formas, bastou eu pesquisar.

Esse foi um dos fatores que pesou na escolha do Ubuntu ao Kurumin, no meu caso no final de 2006.

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2007, 21:06 »
Queremos o fabioal na Liga do Dinos  :D  :D  :D hehehe
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline fabioal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2007, 21:59 »
Ué Eunir, eu já to lá na liga... hehehehehehe

Acho que na primeira ou segunda página do tópico sobre a liga dos dinos eu pedi se poderia fazer parte, já que eu peguei uma época onde mouse era simplesmente o sobrenome de um rato preto de um tal de Walt Disney ou então na era dos PCs XTs (logo no inicio) só servia mesmo como peso de papel.

[]'s

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Muito obrigado a todos.
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2007, 22:15 »
hahahhaha meu primeiro mouse serviu pra não deixar as folhas voarem, enqto eu fazia trabalho gráfico com o BANNER.EXE no meu XT velho de guerra e deixava o ventilador ligado o tempo todo  :D

[ ]s pra ti
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)