Autor Tópico: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!  (Lida 38428 vezes)

Offline laurusfilius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Online: 08 de Julho de 2007, 15:47 »
Prezados Co-listeiros,

Penso em adquirir um notebook e já cotei alguns orçamentos para a aquisição... Entretanto, um problema me surge: qual placa de vídeo escolher?

Em geral, os notebooks que desejo apresentam três modelos de chipset gráfico: Intel GMA 950, NVIDIA GeForce 6100 e ATI Xpress 1100. Eis a pergunta: quais as experiências que vocês têm com esses modelos de chipset? A aceleração 3D funciona adequadamente?

Há um modelo, em especial, que muito me interessa... Entretanto, o chipset gráfico é da ATI Xpress 1100 ou X300... Como fiz uma prévia pesquisa no fórum, a experiência dos usuários não me parece ter sido das melhores... Em verdade, os efeitos Beryl e Compiz não são os que mais me interessam; mas, o uso para jogos, como do Playstation ou N64, bem como para trabalhos com softwares 3D e ou jogos 3D é que me fazem refletir sobre o assunto.

Aproveito a pergunta para buscar esclarecimentos sobre as câmeras de vídeo que vêm embutidas nos notebooks... Alguém tem experiências sobre o seu funcionamento, visto que as câmeras de vídeo continuam a ser um problema aos usuários Linux?! Em especial, o modelo de câmera ao qual me refiro são os que acompanham os notebooks ACER, os quais estou cotando.

Sem mais para o momento.

Abraços,

Lauro.
_________________________________
Linux - The future is in your hands.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2007, 16:04 »
Posso te dizer do meu Note que é um Acer TravelMate 4222 WLMi que foi todo reconhecido pelo Ubuntu, tendo algum problema com o leitor de cartões, mas como não tenho um cartão não me preocupei.

Ele é um:

  • Intel Core Duo 1,66 Ghz 667 Mhz FSB, 2Mb Cache L2
  • 1 Gb RAM
  • 120 Gb HD
  • Placa de Vídeo Intel 950
  • LCD 15,4" WXGA wide
  • Gravador DVD
  • Rede e wireles 802.11 a/b/g
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline munix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2007, 20:50 »
Amigo, eu tenho um acer 5610, e acho ele uma ótima maquina com exceção da placa de vídeo (intel) que é simplesmente uma vergonha,
é a pior placa de vídeo que já vi em toda a minha vida, devo dizer. Então, se quiser jogar, fique longe das placas intel.
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2007, 22:29 »
Amigo, eu tenho um acer 5610, e acho ele uma ótima maquina com exceção da placa de vídeo (intel) que é simplesmente uma vergonha,
é a pior placa de vídeo que já vi em toda a minha vida, devo dizer. Então, se quiser jogar, fique longe das placas intel.

A minha é intel, como pode ver, e não tenho problemas. Claro que não quero do meu note o mesmo que meu PC me dá mas rodo até os efeitos da área de trabalho sem o menor problema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline laurusfilius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2007, 02:58 »
As gpus da Intel, ao que se propõe, são razoáveis... O grande problema que vejo é não suportarem vertex ou T&L por hardware... Acredito que as ATI's e as Nvidia suportem...

A Intel eu descartei... O modelo de note que eu desejava não tem o processador que eu pensava ter...

Então, a minha escolha restringe-se à ATI Radeon Xpress 1100...

Quais as experiências dos co-listeiros com essa placa?

A aceleração 3D, nos jogos e aplicações gráficas (excluso beryl, compiz e compiz-fusion) funciona adequadamente?
_________________________________
Linux - The future is in your hands.

Offline munix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2007, 10:21 »
Placa Intel 950 : Quanto a efeitos da área de trabalho, ela não apresenta qualquer problemas, de fato.
Acer 5610
Ubuntu Feisty Fawn

boi

  • Visitante
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2007, 10:34 »
Olha, a menos que você queira dor de cabeça, esqueça a ATI. Se você quiser jogos, o melhor é ir de Nvidia. A Intel também está de bom tamanho, mas apenas se você não quiser jogos 3D, já que essas placas são muito fracas.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2007, 11:17 »
Olha, a menos que você queira dor de cabeça, esqueça a ATI. Se você quiser jogos, o melhor é ir de Nvidia. A Intel também está de bom tamanho, mas apenas se você não quiser jogos 3D, já que essas placas são muito fracas.

Encontra-se notes com placa nvidia com preços mais em conta? Igual os encontrados com placa Intel ou ATI?

Porque quando procurei não lembro de ter achado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2007, 14:02 »
A melhor opção não é necessariamente a mais barata. Para quem já tem ATI e quer fazer funcionar no Linux, tudo bem, mas comprar ATI especialmente para usar no Linux não é uma coisa muito inteligente de se fazer, a não ser que for só para 2D. Quem for fazer essa loucura, esteja ciente de que terá drivers muito fracos, e provavelmente uma boa dose de dor de cabeça até para instalar esses drivers. Para um desktop a coisa não é tão grave, já que se pode fazer upgrades à vontade, ou quase, mas para um notebook é melhor pensar bastante antes de comprar.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2007, 14:15 »
Isto é evidente. Eu fiz a pergunta porque quando fui comprar meu note coloquei como custo limite o valor de 3Mil e acabei comprando um pouco mais caro. Mas a questão é que estendi minha busca para além dos 3Mil (cheguei a ver notes de 4Mil ou mais) e não lembro mesmo de ter visto notes com placa de vídeo da nvidia. O normal  é mesmo achar placas da ATI, o que não é mesmo uma boa.

Tenho um PC com placa RADEON 9600 PRO que nunca me deu problemas, sendo que eu rodo tudo que preciso, mas vejo que a grande maioria sofre com ATI e não as recomendo mais para ninguém.

Agora não acho uma boa prática jogar num notebook, afinal o teclado é mais delicado, mais difícil de achar e de trocar, sem contar que  é mais caro. Eu quando quero jogar vou para o PC e no uso diário lanço mão do note, por isto acho que a placa Intel é excelente para um note. Uma opinião bastante pessoal, claro.
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 14:19 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline laurusfilius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2007, 19:59 »
Clcampos,

Sim, existe este modelo de notebook com NVidia, por menos de R$3.000,00...

Os modelos que estou com os olhos são um ACER 9300-3840 e um ACER 5100-5196...

O ACER 9300 vem com um processador Turion 64 MK-36 2.0Ghz e placa de vídeo NVidia GeForce 6100 e o ACER 5100-5196 vem com um Turion 64 X2 1.6Ghz e placa ATI Radeon Xpress 1100.

O grande dilema é o fato do 9300 não vir com o Turion 64 X2, isto é, o desempenho do processador é bem menor do que o do modelo 5100, e futuros upgrades são impossíveis, em face da incompatibilidade entre o Turion 64 e o Turion 64 X2.

Entretanto, o Turion 64 vem com uma excelente placa de vídeo, uma Nvidia da sexta geração, com Pixel Shader 3.0 e reconhecido desempenho nos ambientes Linux.

As duas máquinas por menos de três mangos... Eis o meu grande dilema!

Bom, a ATI é uma excelente placa e, segundo o notebook check, em benchmarks no 3DMark03, fez mais pontos que a Nvidia GeForce 6100... O grande problema está no suporte ao Linux... E, por isso, pergunto se há reconhecimento e funcionamento no Linux...
_________________________________
Linux - The future is in your hands.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2007, 00:26 »
É, complicado... Eu sai de casa para ir comprar meu note em BH (moro a 200km de Belo Horizonte), com um LiveCD na mão, ia comprar um note com processador Turion X2 com placa ATI e o livecd não carregou, ai coloquei ele neste que comprei (descrito no meu primeiro post aqui) e ele foi todo reconhecido.

O resto da história nem preciso falar né...

A única coisa que vale falar é que tasquei o Ubuntu no note enquanto conversava com o vendedor e assinava a papelada, e ele preenchia o que tinha que me passar. O cara me chamou de louco por estar tirando o windows e deixando o Ubuntu... e de tanto eu falar no ouvido dele acabei tendo que deixar meu CD com ele, espero que tenha gostado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cbridi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2007, 14:58 »
Eu tenho um Acer 5630-6091 com a Intel GMA 950. Não sou fã de jogos nem uso softwares 3D.
Mas posso dizer que Compiz, Beryl, Compiz/Fusion funcionam muito bem. E os jogos disponíveis nos repositórios oficiais (Tremolous, Open Arena, Torcs) funcionam razoavelmente bem desde que Beryl/Compiz estejam desativados. Se deixar ativado, dá muito flicker na tela...

o que ainda não rola nesse Acer e em outros é o leitor de cartões da ENE Technology. Alguns modelos usam leitor da Texas, nesses é possível ler cartões SD, mas os MemorySticks parece que não. Procure mais informações se julgar interessante...

[]'s
Bridi
Acer 5630-6091 Intel(R) Core(TM)2 CPU T5500  @ 1.66GHz / HD 160GB / 2GB RAM
Dell Optiflex 745 Intel(R) Core(TM)2 CPU 4300  @ 1.80GHz / HD 80GB / 1GB RAM

boi

  • Visitante
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2007, 16:04 »
Uma outra coisa que deve ser lembrada é que um Notebook para jogos é bem carinho. Nada de vídeo integrado, precisa de uma Geforce Go ou de uma ATI Mobility Radeon (não recomendada para Linux).

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Placas de vídeo em Notebook: Intel, Nvidia ou ATI?!
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2007, 16:15 »
Uma outra coisa que deve ser lembrada é que um Notebook para jogos é bem carinho. Nada de vídeo integrado, precisa de uma Geforce Go ou de uma ATI Mobility Radeon (não recomendada para Linux).

Concordo plenamente. Eu evito mesmo jogar no note, como já disse antes não acho que é só o custo que é alto para comprar um equipamento para jogar, acho que ele é frágil para a força que vejo as pessoas empregarem nos teclados e etc. Já tive que trocar o teclado de um note por conta de jogo antes, e é bem salgado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!